Round 1 de Pirenéus traz última grande chance para a fuga!
Após o terceiro e último dia de descanso da prova, o Tour de France arranca hoje para a derradeira semana, com a realização da 16ª etapa, num dia com 178.5 km, entre Carcassonne e Foix. Este será o primeiro de três dias de montanha nos Pirenéus, o mais simples dos três, com quatro contagens de montanha. Na fase inicial da etapa estarão colocadas uma contagem de 4ª categoria e uma de 3ª, e depois, já na segunda metade do percurso, existirão duas contagens de 1ª categoria, o Port de Lers (11.5 km a 6.7%) e o Mur de Péguère (9.4 km a 7.6%). O final será em descida, rumo à localidade de Foix.
Os Favoritos
Após esta etapa ficarão em falta outras cinco tiradas: duas de alta montanha com chegada em alto, um contrarrelógio, e duas etapas de perfil relativamente plano. Assim, apesar de poder ainda acontecer, esta será a última grande oportunidade para uma fuga triunfar nesta Volta a França. Com as grandes decisões em termos de geral a sucederem-se, muito provavelmente, nos próximos dias, não deverão haver muitas equipas a quererem controlar esta jornada e perseguir uma fuga forte.
Assim, a nossa aposta vai para a fuga, sendo que o grande favorito a triunfar a partir da mesma poderá ser Damiano Caruso, da Bahrain-Victorious. O corredor italiano teve alguns dias maus neste Tour mas deixou boas indicações na etapa de domingo, e agora que entramos na montanha da terceira semana, que tão bem lhe costuma assentar, pode ser altura para estar ao ataque. Caruso será um dos mais fortes nas subidas e terá velocidade para bater a concorrência num sprint reduzido.
Esta poderá ser também uma boa oportunidade para Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) perseguir a sua elusiva vitória no Tour deste ano e para Daniel Martinez (INEOS) tentar redimir um Tour onde tinha grandes expetativas à partida.
Entre outros bons candidatos a poderem estar presentes na fuga, refiram-se Alberto Bettiol, Nick Schultz, Bob Jungels, Rigoberto Uran, Michael Woods, Valentin Madouas, Simon Geschke, Patrick Konrad, Andreas Kron, Carlos Verona, Michael Storer, Felix Grossschartner, Giulio Ciccone, Luis Leon Sanchez, ou ainda o português Nelson Oliveira.
A probabilidade de serem os homens da geral a discutir a vitória é algo reduzida neste dia, mas, se a fuga demorar a formar e o elástico não partir convenientemente, podemos ter discussão entre os melhores. Em qualquer dos casos, Tadej Pogacar deverá estar ao ataque, podendo até atacar mais uma vitória em etapa, com Jonas Vingegaard preocupado somente em seguir a roda do esloveno, pelo menos nesta fase e numa jornada com este perfil. A marcação entre os dois principais galos do pelotão poderá abrir a porta a um ataque vencedor de um dos outros elementos da luta pela geral, nomeadamente David Gaudu, Geraint Thomas, Adam Yates, Enric Mas, Nairo Quintana, Aleksandr Vlasov, e Romain Bardet.
NOTA: Antes do início da etapa, notícia de alguns abandonos, entre eles Jakob Fuglsang, Lennard Kämna, Aurélien Paret-Peintre, e Mikäel Cherel, estes dois últimos da AG2R Citroën Team, equipa francesa que dispõe agora de apenas três ciclistas em prova!
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Damiano Caruso
⭐⭐⭐⭐ Thibaut Pinot e Daniel Martinez
⭐⭐⭐ Alberto Bettiol, Nick Schultz e Bob Jungels
⭐⭐ Rigoberto Uran, Michael Woods, Valentin Madouas e Simon Geschke
⭐ Patrick Konrad, Andreas Kron, Carlos Verona, Michael Storer, Felix Grossschartner, Giulio Ciccone, Luis Leon Sanchez, Nelson Oliveira, Tadej Pogacar, David Gaudu, Geraint Thomas, Adam Yates, Enric Mas, Nairo Quintana, Aleksandr Vlasov, Romain Bardet e Jonas Vingegaard
Presença Portuguesa
Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, é o único português ainda em prova.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h00, e na RTP2, a partir das 14h10!