Após 10 anos a competir no World Tour, Hugo Houle conquista a sua primeira vitória!
O canadiano Hugo Houle (Israel – Premier Tech) venceu a décima sexta do Tour de France, após protagonizar um grande ataque a 39km da meta. Valentin Madouas (Groupama – FDJ) e Michael Woods (Israel – Premier Tech) completaram o pódio do dia.
A 16ª etapa da Volta a França consistia na primeira jornada de Pirenéus desta edição, num dia com 178.5 km, entre Carcassonne e Foix, com os ciclistas a encontrarem quatro contagens de montanha, duas delas de 1ª categoria, já na segunda metade do percurso. O final teria cerca de 25 km em descida.
A etapa começou num ritmo tranquilo, mas tenso, com todos à espera dos primeiros metros em subida para tentar escapar. Assim que a estrada inclinou, ao fim de 2 km, os ataques começaram, com um grupo bem grande, composto por 29 unidades, a conseguir sair. Na frente rodavam Matteo Jorgenson, Mathieu Burgaudeau, Alexis Gougeard, Brandon McNulty, Wout van Aert, Daniel Felipe Martínez, Aleksandr Vlasov, Felix Grossschartner, Mikkel Frølich Honoré, Gorka Izagirre, Simon Geschke, Damiano Caruso, Dylan Teuns, Olivier Le Gac, Valentin Madouas, Michael Storer, Nils Eekhoff, Simone Velasco, Stefan Bissegger, Neilson Powless, Maxime Bouet, Łukasz Owsian, Philippe Gilbert, Tim Wellens, Tony Gallopin Hugo Houle, Michael Woods, Cyril Barthe. Aleksandr Vlasov partiu como 11º da geral, a 10’32”, com Powless, Madouas e Caruso como outros elementos do top 20.
Havia consenso quase imediato por parte do pelotão, com a Jumbo a assumir o controlo do grupo principal. Alguns ciclistas ainda tentaram fazer a ponte, nomeadamente Michael Matthews e Quinn Simmons, mas sem sucesso. Rapidamente a fuga ganhou vários minutos sobre o pelotão, com a margem a cifrar-se em 4’15” a 163 km do final.
Na primeira contagem de montanha do dia, uma 4ª categoria, houve luta pelo ponto em disputa, com Bissegger a bater Geschke.
Depois, atacaram Jorgenson, Gougeard, e Burgaudeau, conseguindo alguma margem sobre o resto da fuga, mas acabariam depois por ser todos alcançados a 125 km do final.
A margem da fuga crescia até aos 6 minutos, mantendo-se estável nesse valor durante vários quilómetros.
Já dentro dos 100 km finais, e com as duas subidas de 1ª categoria a aproximarem-se, más notícias para a UAE Team Emirates e para Tadej Pogacar, com Marc Soler a passar dificuldades na parte de trás do pelotão, em visível estado de indisposição.
A 90 km da meta, a vantagem da fuga aproximava-se dos 7’30”, com Soler a perder já mais de 2 minutos para o pelotão. Pouco depois, o espanhol começava a ceder ainda mais, sendo alcançado pelo carro-vassoura do Tour.
A 65 km do final, no início do Port de Lers, contagem de 1ª categoria, ataca Caruso, seguindo em solitário, com um grupo de perseguição a formar-se. 3km depois, Storer atacou e Woods foi o único que seguiu o australiano. A 59km do fim, os dois perseguidores juntaram-se a Caruso na frente da corrida. 3km depois, Geschke acelerou e o alemão foi seguido por Van Aert, McNulty e Jorgenson. Vlasov estava com dificuldades em seguir o grupo perseguidor. A 55km do fim, os quatro perseguidores juntaram-se aos três da frente. No pelotão, a Movistar Team acelerou com Gregor Muhlberger, Carlos Verona e Enric Mas e os três ficaram com uma pequena vantagem sobre o pelotão.
A 53km no fia, na terceira contagem do dia, o líder da montanha, Geschke foi o primeiro a passar no alto. 3km depois, no pelotão, Pogacar atacou mas Jonas Vingegaard conseguiu seguir o esloveno. David Gaudu conseguiu fechar o espaço para Pogacar e Vingegaard e o grupo dos favoritos estava com apenas 12 ciclistas. Romain Bardet não conseguia seguir o forte ritmo do grupo dos favoritos. A 40km do fim, Mas foi alcançado pelo pelotão.
A 40km do fim, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão era de 7:31. 1km depois, Houle atacou e o canadiano ficou isolado na frente da corrida. Madouas e Burgaudeau conseguiram reentrar no grupo perseguidor. A 37km do fim, Gallopin saltou do grupo perseguidor e tentava chegar a Houle que tinha cerca de 40s de vantagem sobre o grupo perseguidor. 6km depois, no pelotão, Louis Meintjes atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Gallopin foi alcançado por Caruso, Madouas, Storer, Jorgenson e Woods que estavam a 45s de Houle. A 29km do fim, Madouas impunha ritmo no grupo perseguidor e Caruso e Gallopin não conseguiam seguir o ritmo imposto pelo francês.
A 28km do fim, Madouas perdeu o contacto com o grupo perseguidor que estava a 40s de Houle. Bardet não conseguia seguir o forte ritmo imposto por Rafal Majka, no pelotão. O polaco continuou com o forte ritmo e Pogacar, Vingegaard, Sepp Kuss e Nairo Quintana eram os únicos que conseguiam seguir. Uns metros depois, Adam Yates, Geraint Thomas e David Gaudu conseguiram reentrar no grupo dos favoritos. Storer perdeu o contacto com Jorgenson e Woods que tentavam chegar a Houle. A 27km do fim, Majka teve um problema mecânico e perdeu o contacto com o grupo dos favoritos. Kuss impôs o ritmo e Thomas, Yates e Gaudu voltaram a perder o contacto. 3km depois, Yates não conseguia seguir Thomas e Gaudu. Houle foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia com 30s de vantagem sobre Jorgenson e Woods.
A 22km do fim, Gaudu não conseguia seguir Thomas. O britânico estava a apenas 10s dos grupo dos favoritos e Martinez que esteve na fuga do dia esperou por Thomas e ajudou o seu líder a reentrar no grupo dos favoritos, na descida. Vam Aert e McNulty também esperaram pelos seus líderes e ambos foram alcançados, na descida, pelo grupo dos favoritos.
A 16km da meta, Jorgenson caiu mas o norte-americano conseguiu voltar à bicicleta e tentava chegar a Woods. 5km depois, Gaudu conseguiu reentrar no grupo dos favoritos. A 8km da meta, Jorgenson conseguiu alcançar Woods. 4km depois, Houle tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:15 sobre Madouas e Storer. Houle manteve o seu ritmo e o canadiano conquistou a sua primeira vitória no World Tour. Madouas reentrou no grupo perseguidor, a 700 metros da meta, e o francês ainda foi o mais forte ao sprint. Woods foi terceiro.
Jonas Vingegaard manteve a liderança da classificação geral. Tadej Pogacar manteve a liderança da juventude. Wout Van Aert manteve a liderança da classificação por pontos e Simon Geschke manteve a liderança da classificação da montanha. Hugo Houle foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com