Crónica de uma morte anunciada!
Disputa-se hoje a etapa 7 do Tour de France, naquela que será a primeira chegada em alto digna desse nome. O percurso irá incluir 176.3 km, entre Tomblaine e La Super Planche des Belles Filles, com o pelotão a continuar a viajar para Sul, desta feita até esta emblemática subida, já perto da fronteira suíça.
O dia não será de alta montanha, mas terá duas contagens de 3ª categoria e depois a subida final, uma 1ª categoria com 7 km a 8.5% de inclinação média. A chegada à Planche des Belles Filles terá este ano um setor extra, em “sterrato”, que promete baralhar ainda mais o final!
Os Favoritos
Depois do que mostrou na etapa de ontem, com uma vitória autoritária no sprint em subida, é impossível de colocar outro nome que não o de Tadej Pogacar no topo da lista de favoritos. O esloveno da UAE Team Emirates corre num campeonato à parte e quererá, neste primeiro desafio efetivo de montanha, mostrar a sua superioridade e levantar novamente os braços.
Nesta subida, aquele que mais perto deverá estar do Pequeno Pogi será Jonas Vingegaard, o agora líder indiscutível da Jumbo-Visma, sendo que Primoz Roglic pode também ser um claro favorito ao triunfo, isto se a subida não for muito endurecida, algo que pode expor alguma fragilidade do Besouro, que não estará ainda totalmente recuperado das suas mazelas.
Entre os melhores deverão estar também Aleksandr Vlasov, David Gaudu, Adam Yates, Enric Mas, Daniel Martinez, Nairo Quintana, e Romain Bardet.
A possibilidade de uma fuga triunfar nesta etapa é bem real. Se um grupo forte acabar por sair, a UAE Team Emirates não vai perseguir só pela etapa, e até poderá ver com bons olhos a cedência da amarela para a fuga certa. Assim, importa ter em conta nomes como Michael Woods, Thibaut Pinot, Giulio Ciccone, Dylan Teuns, Ben O’Connor, Bauke Mollema, ou ainda Ruben Guerreiro, dependendo do estado físico do Cowboy de Pegões.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Primoz Roglic
⭐⭐⭐ Aleksandr Vlasov, David Gaudu, e Adam Yates
⭐⭐ Enric Mas, Daniel Martinez, Nairo Quintana, e Romain Bardet
⭐ Michael Woods, Thibaut Pinot, Giulio Ciccone, Dylan Teuns, Ben O’Connor, Bauke Mollema, e Ruben Guerreiro
Presença Portuguesa
Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal #66, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), com o dorsal #142 são os portugueses presentes.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1, a partir das 12h30!