Trio de Titãs em busca de marcar diferenças na geral no Lago Di Cei!
Disputa-se hoje a oitava etapa do Giro d’Italia Donne que nos promete um grande espetáculo na segunda metade da prova. A FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope, a Movistar Team, a UAE Team ADQ e a Trek – Segafredo deverão controlar o ritmo da prova e a vantagem da fuga para poderem mexer na corrida e para conseguirem disputar a etapa com as suas líderes. A notícia do dia foi é que Amanda Spratt (Team BikeExchange – Jayco) está fora do Giro após testar positivo à Covid-19.
Perfil
A oitava etapa do Giro Donne apresenta um percurso de 105.1km entre Roveretto e Aldeno, e contará com duas contagens de segunda categoria e um sprint intermédio. A etapa deverá começar com um ritmo baixo e não deverá ser difícil formar a fuga do dia. O ritmo deverá aumentar na primeira contagem do dia, o Passo Bordala, 14.8km a 6.9%, que deverá partir o grupo da frente e o pelotão. O ritmo voltará aumentar na segunda contagem do dia, o Lago Di Cei, 9.5km a 7.3%, onde a fuga do dia deverá ser alcançada. As favoritas do dia deverão mexer na corrida e o mais provável é termos uma ciclista a cruzar o topo do Lago Di Cei em solitário e a ser a primeira a cruzar a meta.
Favoritas
Annemiek Van Vleuten (Movistar Team) parte como principal favorita para o dia de hoje. A Maglia Rosa está em grande forma e pretende distanciar ainda mais as suas duas adversárias na classificação geral. Mavi Garcia (UAE Team ADQ) e Marta Cavalli (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) são as maiores adversárias de Vleuten. Garcia está apenas a 31s de Vleuten na geral e a espanhola deverá mexer na corrida para tentar recuperar tempo. Cavalli está a 1:10 de Vleuten na geral e a italiana deverá ser muito ofensiva na corrida para continuar na luta pelo Giro Donne.
Elisa Longo Borghini (Trek – Segafredo), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx) e Cecilie Uttup Ludwig (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) são nomes que não podemos descartar. Borghini e Fisher-Black estiveram muito bem na sétima etapa após terem feito uma excelente recuperação a ritmo na subida final e as duas pretendem segurar o seu lugar na top5 na geral. Ludwig mostrou na sétima etapa que está em grande forma após ter feito um excelente trabalho para Cavalli na subida final e a dinamarquesa pode ser importante para a tática da FDJ no dia de hoje.
Gaia Realini (Isolmant – Premac – Vittoria), Juliette Labous (Team DSM), Kristen Faulkner (Team BikeExchange – Jayco) e Silvia Persico (Valcar – Travel & Service) são nomes que não podemos esquecer. Realini e Labous estiveram em alto nível na sétima etapa e ambas têm capacidade para acabar no top5 da etapa ou a aguentar com as favoritas no pelotão ou ao integrarem-se na fuga do dia. Com a desistência de Spratt, Faulkner poderá ter uma oportunidade de integrar a fuga do dia e de tentar vencer mais uma etapa. Persico está em grande forma esta temporada e se a italiana conseguir aguentar entre as melhores no Lago Di Cei, a italiana pode terminar no top5 da etapa por ser uma das favoritas com melhor ponta final.
Nota ainda para Clara Koppenburg (Cofidis), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ), Elise Chabbey e Neve Bradbury (Canyon // SRAM Racing) e Evita Muzic (FDJ – Nouvelle Aquitaine – Futuroscope) que podem terminar nas 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Annemiek Van Vleuten
⭐⭐⭐⭐ Mavi Garcia e Marta Cavalli
⭐⭐⭐ Elisa Longo Borghini, Niamh Fisher-Black e Cecilie Uttup Ludwig
⭐⭐ Gaia Realini, Juliette Labous, Kristen Faulkner e Silvia Persico
⭐ Clara Koppenburg, Erica Magnaldi, Elise Chabbey, Neve Bradbury e Evita Muzic
Presença Portuguesa
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 12h.