Mais uma oportunidade para o suíço conseguir a tão desejada vitória em casa!

Disputa-se hoje a quinta etapa do Tour de Suisse que nos promete um grande espetáculo na segunda metade da prova. O dia não começou da melhor forma com a Jumbo – Visma a ter de abandonar a prova devido a várias casos de Covid-19 na equipa. Adam Yates (Ineos Grenadiers) também abandonou a prova por teste positivo de Covid-19. Mesmo assim, deveremos ter uma grande etapa onde a Ineos Grenadiers, a Bora – Hansgrohe, a UAE Team Emirates e a Quick-Step Alpha Vinyl Team irão controlar o ritmo da prova e a vantagem da fuga para conseguir disputar a etapa com os seus líderes.

Perfil

A quinta etapa do Tour de Suisse apresenta um percurso de 189km entre Ambri e Novazzano, e contará com uma segunda categoria, três terceiras categorias e dois sprints intermédios. A prova deverá começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentar integrar a fuga do dia. O ritmo deverá aumentar na segunda metade da prova, logo na primeira ondulação de 1km a 5.1%, com o objetivo de anular a fuga do dia antes da última contagem do dia. Deveremos ter uma chegada ao sprint na subida final, num grupo reduzido, entre os puncheurs que consigam aguentar o forte ritmo do pelotão e os favoritos à classificação geral.

Perfil da 5ª etapa do Tour de Suisse

Favoritos

Marc Hirschi (UAE Team Emirates) parte como principal favorito para o dia de hoje. Hirschi está em boa forma esta temporada e o suíço pretende conseguir a tão desejada vitória em casa. Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) e Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) são os maiores adversários de Hirschi. Vlasov e Evenepoel estão em grande forma e ambos dão se bem neste tipo de etapas. Os dois são ciclistas com uma boa ponta final e que podem mexer na corrida na última subida.

Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Jakob Fuglsang (Israel – Premier Tech) e Andreas Kron (Lotto Soudal) são nomes que não podemos descartar. Lutsenko ficou envolvido numa queda na terceira etapa e perdeu muito tempo e o ciclista da Astana pode mexer na subida final para tentar sair do Tour de Suisse com pelo menos de uma etapa. Fuglsang parece estar a subir de forma e o dinamarquês pode atacar na subida final para tentar ganhar segundos na geral. Kron surpreendeu na primeira etapa ao conseguir aguentar com os favoritos e o dinamarquês pode tentar conquistar mais um pódio ou até mesmo uma vitória.

Sergio Higuita e Maximilian Schachmann (Bora – Hansgrohe), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) e Stefan Kung (Groupama – FDJ) são nomes que não podemos esquecer. Higuita e Schachmann estão em boa forma esta temporada e os dois podem ter liberdade nesta etapa onde poderão lutar pela vitória. Thomas parece estar a subir de forma e com a desistência de Adam Yates e a perda de tempo de Daniel Martinez na primeira etapa, o britânico pode ser o novo líder da Ineos. Kung surpreendeu na primeira etapa ao conseguir estar com os favoritos na subida final e o suíço mostrou que tem capacidade para mexer na corrida e para lutar pela vitória da etapa.

Nota ainda para Domenico Pozzovivo (Intermaché – Wanty – Gobert), Stephen Williams (Bahrain Victorious), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e Sebastien Reichenbach (Groupama – FDJ) que podem terminar nos 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Marc Hirschi
⭐⭐⭐⭐ Aleksandr Vlasov e Remco Evenepoel
⭐⭐⭐ Alexey Lutsenko, Jakob Fuglsang e Andreas Kron
⭐⭐ Sergio Higuita, Maximilian Schachmann, Geraint Thomas e Stefan Kung
⭐ Domenico Pozzovivo, Stephen Williams, Daniel Martinez, Neilson Powless e Sebastien Reichenbach

Presença Portuguesa

Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (UAE Team Emirates) são os dois portugueses presentes, com os dorsais 144 e 174, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto no TizCycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php) a partir das 14h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock