Aleksandr Vlasov vence a etapa 5 e é o novo líder do Tour de Suisse!

O russo Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) venceu a quinta etapa do Tour de Suisse, uma ligação de 189km entre Ambri e Novazzano, batendo ao sprint o norte-americano Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e o dinamarquês Jakob Fuglsang.

A quinta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Claudio Imhof (Switzerland National Team), Johan Jacobs (Movistar Team), Anthony Turgis (TotalEnergies), Silvan Dillier (AG2R Citroen Team) e Alexander Kamp (Trek – Segafredo) a formarem a fuga do dia. A 174km do fim, os cinco da frente tinha 35s de vantagem sobre o pelotão. 14km depois, a vantagem da fuga do dia era de 7:41 sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Soudal e pela UAE Team Emirates.

A 124km do fim, na primeira contagem do dia, Kamp foi o primeiro a passar no alto. A 95km do fim, a vantagem da fuga era de 5:00 sobre o pelotão que era comandado pela EF Education – EasyPost e pela Ineos Grenadiers. 22km depois, a Ineos aumentou o ritmo do pelotão. A 64km do fim, Jacobs e Imhof perderam o contacto com a frente da corrida. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, Dillier foi o primeiro a passar no alto.

A 62km do fim, Stephen Williams (Bahrain Victorious) perdeu o contacto com o pelotão. 6km depois, Turgis perdeu o contacto com a frente da corrida. A 51km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Dillier foi o mais forte. Os dois da frente tinham 3:00 de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Jacobs, Turgis e Imhof foram alcançados pelo pelotão.

A 37km do fim, Kamp perdeu o contacto com a frente da corrida. 1km depois, na terceira contagem do dia, Dillier foi o primeiro a passar no topo. A 25km do fim, Dillier tinha 1:12 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Israel – Premier Tech e pela Ineos Grenadiers. 1km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Dillier foi buscar a pontuação máxima. A 21km do fim, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) perdeu o contacto com o pelotão. 6km depois, o belga conseguiu reentrar no pelotão.

A 15km da meta, Dillier foi alcançado pelo pelotão. 5km depois, a Israel – Premier Tech aumentou o ritmo do pelotão. Logo a seguir, Evenepoel e Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) não conseguiam seguir o forte ritmo do pelotão. A 8km da meta, Andreas Leknessund (Team DSM) e Fuglsang tentaram sair do pelotão mas não tiveram sucesso. A 4km da meta, Fuglsang atacou e ficou isolado na frente da corrida.

A 1.5km da meta, Vlasov juntou-se a Fuglsang na frente da corrida. Uns metros depois, Powless, Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) e Maximilian Schachmann (Bora – Hansgrohe) juntaram-se aos dois da frente. Nos metros finais, Schachmann impunha ritmo na frente da corrida. A 250 metros da meta, Fuglsang lançou o sprint com Vlasov na roda. O russo passou o dinamarquês, e nos últimos metros conseguiu aguentar o forte sprint de Powless para vencer pela quinta vez esta temporada. Fuglsang foi terceiro.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 46º a 11:06. Rui Costa (UAE Team Emirates) foi 76º a 27:19.

Vlasov é o novo líder da classificação geral. Quinn Simmons (Trek – Segafredo) manteve a liderança da classificação da montanha. Leknessund manteve a liderança da classificação por pontos e Andreas Kron (Lotto Soudal) manteve a liderança da juventude.

Os metros finais

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock