Monstros em rota de colisão!
A etapa 4 do Critérium du Dauphiné traz um contrarrelógio individual de 31.9 km, entre Montbrison e La Bâtie d’Urfé. O perfil da tirada será maioritariamente plano, com uma ligeira oscilação a meio do percurso. Existirão zonas bem rápidas nesta tirada, mas também algumas curvas técnicas, que exigirão atenção redobrada por parte dos corredores.


Os Favoritos
A etapa de hoje promete (e de que maneira!), com a presença de três monstros da especialidade do contrarrelógio, ávidos de brilhar na antecâmara do Tour: Wout Van Aert, Filippo Ganna, e Primoz Roglic!
No topo da hierarquia para este dia, por vários fatores, vamos colocar o King Kong de Herentals, Wout Van Aert! Por um lado, o próprio traçado, que combina zonas técnicas com algumas partes exigentes e várias secções bem rápidas, pode favorecê-lo face a corredores como Ganna e outros puristas, que poderão não ser beneficiados em tantas dimensões como o homem da Jumbo-Visma. Por outro lado, WVA está em claro bom momento de forma, discutindo todas as chegadas da prova até ao momento, e quererá certamente estar na luta pela sua segunda etapa nesta edição do Dauphiné, dessa forma garantindo a manutenção da liderança da corrida. Claro que contra ele pesa o desgaste que tem tido nos últimos dias, principalmente face a Ganna, mas a ideia que fica é que Van Aert está já em modo “três semanas”, enquanto o italiano poderá estar ainda a caminhar para a sua melhor forma.
De todo o modo, em relação ao Ferrari de Verbania, o campeão do mundo, Filippo “Top” Ganna, será também um óbvio candidato à vitória na etapa, ele que tem este dia como principal objetivo pessoal nesta prova. É impossível não colocar o italiano como candidato a triunfar em qualquer prova contra o relógio e desta vez não é exceção. Além disso, na etapa de ontem, foi possível vê-lo a desligar-se relativamente cedo, em clara descompressão para o dia de hoje. Conseguirá o colosso da INEOS negar mais uma vez o triunfo a Van Aert?
O terceiro mosqueteiro nesta disputa será outro elemento das abelhas assassinas da Jumbo, o Besouro de Trbovlje, o campeão olímpico, Primoz Roglic, outro elemento que estará a afinar ao máximo o ferrão rumo ao grande objetivo da época, em julho, e que nunca pode ser descartado para este tipo de tiradas.
Os principais nomes a poderem pôr em causa a hegemonia dos três corredores citados serão Remi Cavagna, Jonas Vingegaard, e também o campeão britânico, Ethan Hayter, com ciclistas como Brandon McNulty ou Mattia Cattaneo à espreita de poderem fazer uma pequena gracinha neste percurso.
Refiram-se ainda Michal Kwiatkowski, Benjamin Thomas, Luke Durbridge, Christophe Laporte, Bruno Armirail, Thibault Guernalec, Jannik Steimle, Tao Geoghegan Hart, Wilco Kelderman, ou ainda David Gaudu, ele que mostrou a sua categoria na jornada de ontem e que é alguém que tem desenvolvido a sua veia de contrarrelogista, como mostrou com o top 10 no esforço individual da Volta ao Algarve.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout van Aert
⭐⭐⭐⭐ Filippo Ganna e Primoz Roglic
⭐⭐⭐ Remi Cavagna, Jonas Vingegaard, e Ethan Hayter
⭐⭐ Brandon McNulty, Mattia Cattaneo, Michal Kwiatkowski, e Benjamin Thomas
⭐ Luke Durbridge, Christophe Laporte, Bruno Armirail, Thibault Guernalec, Jannik Steimle, Tao Geoghegan Hart, Wilco Kelderman, e David Gaudu
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) são os dois portugueses presentes, com os dorsais 112 e 152 respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 13h55.
