A vingança das abelhas!
Depois da vitória surpreendente da fuga na jornada de ontem, o Critérium du Dauphiné prossegue hoje, com a realização da terceira etapa, numa ligação de 169 km, entre Saint-Paulien e Chastreix-Sancy. Esta será uma tirada de média montanha, que poderá já fazer algumas pequenas diferenças no final, após duas jornadas de perfil mais rápido.
Desta feita, haverá três contagens de montanha, uma de 3ª categoria, uma de 4ª, e finalmente uma subida de 2ª categoria, que coincidirá com a linha de chegada. A ascensão para Chastreix-Sancy terá 5.9 km, a 5.6% de inclinação média, com a zona mais difícil a começar a meio da subida, antes de aligeirar perto do final.


Os Favoritos
No dia de ontem, a formação da Jumbo-Visma viu a fuga roubar não só a etapa a Wout Van Aert, mas também a liderança do belga! Os neerlandeses terão certamente ficado com uma grande espinha entalada na garganta e quererão rapidamente esquecer esse dia, atacando a vitória no dia de hoje.
As abelhas assassinas mostraram que são a formação a bater nas chegadas já disputadas e, apesar do perfil ser agora em subida, o cenário poderá muito bem ser o mesmo. Na antecâmara do Tour de France, a Jumbo traz um bloco com os principais ferrões com que pretende atacar a vitória em julho e deverá ser a equipa a tomar conta das operações na subida final. O objetivo será eliminar o máximo de adversários, mantendo Wout Van Aert no grupo, sendo que na eventualidade de não existirem grandes ataques por parte de outras equipas, o King Kong deverá estar em condições de bater a concorrência neste final.
E se houverem ataques fortes na subida, deverão entrar ao serviço Primoz Roglic e Jonas Vingegaard. Tanto o esloveno como o dinamarquês serão dois autênticos perigos neste final, em especial Rogla, o Besouro de Trbovlje, que quererá ganhar o máximo de confiança rumo ao Tour, e nada melhor que um triunfo na primeira chegada em alto do Dauphiné!
O ritmo a que se fará a subida final ditará a quantidade de corredores que irão disputar a vitória. Se se mantiver perto da frente, Ethan Hayter, da INEOS Grenadiers, será também um claro favorito a poder discutir o triunfo, ele que terminou as duas etapas já disputadas na roda de Van Aert.
Na luta com as abelhas e com os granadeiros, deverão estar nomes nomes como David Gaudu, da Groupama-FDJ, que poderá ser também um dos atacantes da jornada, tal como Dylan Teuns, da Bahrain-Victorious, embora no caso do belga ele agradecesse um final mais íngreme para poder fazer a diferença. Refira-se ainda o próprio Ruben Guerreiro, da EF Education-EasyPost, que deverá ver com bons olhos este final, tanto para um sprint como para um ataque tardio.
Entre outros nomes a ter em conta para esta etapa, especialmente para um final em pelotão reduzido, refiram-se, Brandon McNulty, Tobias Johannessen, Jack Haig, Wilco Kelderman, Andrea Bagioli, Samuele Battistela, Warren Barguil, Sean Quinn, ou ainda Michal Kwiatkowski.
Haverá ainda corredores como Juan Ayuso, Tao Geoghegan Hart, Ben O’Connor, Enric Mas, e Esteban Chaves, mas para triunfarem terão de atacar antes do final, de modo a não serem batidos por ciclistas mais rápidos.
Uma nota ainda para o líder da corrida, após o triunfo no dia de ontem, Alexis Vuillermoz, da AG2R, cujo perfil até assenta bem para este final. Se a corrida não for muito atacada, o francês poderá sonhar em manter a liderança durante mais um dia, mas após o esforço de ontem, não deverá haver condições para lutar pela etapa.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Wout Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Primoz Roglic e Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐ Ethan Hayter, David Gaudu, e Dylan Teuns
⭐⭐ Ruben Guerreiro, Brandon McNulty, Tobias Johannessen, e Jack Haig
⭐ Wilco Kelderman, Andrea Bagioli, Samuele Battistela, Warren Barguil, Sean Quinn, Michal Kwiatkowski, Juan Ayuso, Tao Geoghegan Hart, Ben O’Connor, Enric Mas, e Esteban Chaves
Presença Portuguesa
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) são os dois portugueses presentes, com os dorsais 112 e 152 respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 1 a partir das 13h55.