A sobremesa preferida dos italianos: um contrarrelógio individual em Verona!

Com os pratos principais já servidos e todos os convidados do pelotão de barriga cheia, chega a hora da sobremesa, um pequeno doce que completará todo este Giro d’Italia e que coroará os grandes vencedores destas três semanas de corrida. Um contrarrelógio de 17.4km em Verona irá ser o palco das grandes decisões, apesar de a classificação geral estar praticamente definida. Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) não deverá perder a camisola rosa, mas Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) terá de dar uma resposta, já que tem Mikel Landa (Bahrain Victorious) a apenas 26s na classificação geral.

Perfil

O percurso de 17.4km começará com cerca de 5km planos, antes de chegar a uma subida de 4.5km com 5% de pendente média, numa quarta categoria que já não terá qualquer influência na luta pela classificação dos trepadores. Após cerca de 5km em descida, os ciclistas terão cerca de 3km até à linha de meta, terminando na Arena de Verona, que coroou Richard Carapaz como o grande vencedor do Giro em 2019.

Perfil da 21ª etapa do Giro d’Italia.

Favoritos

O maior candidato à vitória neste contrarrelógio final é o próprio campeão italiano da especialidade, Matteo Sobrero (BikeExchange – Jayco). O italiano esteve a um nível bastante consistente neste Giro e não realizou esforços elevados para entrar em fugas como muitos outros o fizeram. Assim sendo, Sobrero tem aqui à sua frente a maior oportunidade da sua carreira para vencer uma etapa numa Grande Volta e não deverá desperdiçá-la.

Mathieu van der Poel (Alpecin – Fenix) tem melhorado no contrarrelógio e apresenta-se hoje como um candidato ao pódio, ainda para mais sem grandes especialistas presentes. O neerlandês pode terminar o Giro da mesma forma que começou, com uma vitória. Ben Tulett (Ineos Grenadiers) tem feito um grande Giro no apoio a Carapaz, e hoje tem a chance de poder lutar por uma vitória e ser recompensado por todo o trabalho feito ao longo destas três semanas.

Thymen Arensman (Team DSM) é outro dos grandes candidatos a terminar entre os melhores no dia de hoje, mas o neerlandês gastou já muitas forças neste Giro e hoje poderá pagar isso mesmo e ficar afastado das primeiras posições. Tobias Foss (Jumbo – Visma), por outro lado, poupou-se durante esta última semana e poderá ter uma excelente oportunidade para almejar a vitória. O norueguês ficou aquém das expectativas neste Giro, mas uma vitória de etapa pode ser a motivação de que precisa para voltar aos grandes resultados. Edoardo Affini (Jumbo – Visma) é talvez o melhor especialista ainda em prova, mas a subida a meio do percurso poderá ser fatal para as suas aspirações a vencer. Poderá ele triunfar?

Entre os homens que se defendem bem nesta especialidade, destaque para Lennard Kamna e Wilco Kelderman (Bora – Hansgrohe), Vincenzo Nibali e Fabio Felline (Astana Qazaqstan Team), Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), Mauro Schmid (Quick-Step Alpha Vinyl), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e ainda Mattias Skjelmose Jensen e Bauke Mollema (Trek – Segafredo).

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Matteo Sobrero
⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel e Ben Tulett
⭐⭐⭐ Thymen Arensman, Tobias Foss e Edoardo Affini
⭐⭐ Wilco Kelderman, Vincenzo Nibali, Pavel Sivakov e Mauro Schmid
⭐ Pello Bilbao, Mattias Skjelmose Jensen, Bauke Mollema, Lennard Kamna e Fabio Felline

Presença Portuguesa

Rui Oliveira e Rui Costa são os dois portugueses presentes, todos pela UAE Team Emirates, com os dorsais 212 e 213, respetivamente.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a etapa em direto na Eurosport 2 a partir das 12h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock