Alguém para se meter no meio do duelo Groves vs Bauhaus?
João Almeida (UAE Team Emirates) fez uma exibição impressionante, que foi recompensada com a vitória na etapa rainha da Volta a Catalunua, mas não conseguiu levar a camisola de líder, que agora está nos ombros de Nairo Quintana (Arkea – Samsic). Antes da última batalha batalha pela geral em Barcelona, no domingo, os dois corredores provavelmente passarão por uma etapa de sexta-feira muito longa e extremamente ventosa, onde os sprinters terão a sua última chance com o vento cruzado a poder ser um grande desafio.
Com uma distância de 206.3km, a etapa vai de La Pobla de Segur a Vilanova i la Geltru. A etapa apenas conta com uma subida categorizada, o Coll de Comiols (7.2km a 5.2%), pelo que apesar de o percurso nunca ser propriamente muito plano, será também destinado aos sprinters. Os dois sprints intermédios encontram-se nos últimos 30km da etapa, altura em que o vento pode criar problemas no pelotão, mas em que João Almeida poderá aproveitar para roubar segundos a Quintana. A chegada terá um conjunto de rotundas que poderão provocar cortes e quedas no pelotão.
Favoritos
Como vimos no outro dia, existem dois velocistas que são mais rápidos do que todos os outros, mas também são assustadoramente iguais. Kaden Groves (BikeExchange – Jayco) e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) surgem assim como os grandes favoritos do dia. Os dois correram já um contra o outro diretamente duas vezes nas últimas semanas, e nas duas vezes pareceram com pontas de velocidade muito semelhantes. O vento também favorece a equipa da Bahrain, já que a BikeExchange tem uma das melhores equipas em condições adversas e poderá fazer a diferença.
O rival que mais os poderá igualar será Hugo Hofstetter (Arkea – Samsic), mas no último sprint o francês mostrou estar um pouco atrás na ponta de velocidade. Por outro lado, ele e Arkea provavelmente são mais fortes no vento cruzado, e essa pode ser a sua grande chance. Com a UAE preocupada com João Almeida e talvez com Juan Ayuso, Sebastian Molano (UAE Team Emirates) terá que trabalhar sozinho e procurar a melhor roda para o sprint. O colombiano poderá inclusive ter que ajudar Almeida a conquistar algum sprint intermédio e com isso ficar desgastado para o sprint final.
David Dekker (Jumbo – Visma) está ainda longe da sua melhor forma e, portanto, é difícil ser muito otimista quanto à sua prestação. Se tivermos um grande sprint, ele poderá mostrar a sua velocidade, contando com Rohan Dennis para o colocar nas primeiras posições.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Kaden Groves
⭐⭐⭐⭐ Phil Bauhaus, Hugo Hofstetter
⭐⭐⭐ Sebastian Molano, David Dekker, Daryl Impey
⭐⭐ Ethan Vernon, Manuel Penalver, Casper Pedersen, Alexandr Riabushenko
⭐ Dorian Godon, Kiko Galvan, Carlos Canal, Simon Clarke, Andrea Bagioli, Eduard Prades, Mads Würtz, Albert Torres
Presença Portuguesa
João Almeida, Rui Costa e Ivo Oliveira são os portugueses presentes, todos ao serviço da UAE Team Emirates, com os dorsais #31, #32 e #36, respetivamente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a prova em direto na Eurosport 1, a partir das 14h15!