Marie Schreiber estreia-se a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Hulst!

A campeã luxemburguesa Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime) venceu a quarta ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Hulst, nos Países Baixos. Schreiber estreou-se a vencer na Taça do Mundo de elites, após dominar a corrida de início ao fim. A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) foi segunda a 20s e manteve a sua liderança da classificação geral. A neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) completou o pódio a 28s.

Grande arranque de Marie Schreiber

A quarta ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um excelente arranque de Marie Schreiber. A lama e o piso escorregadio tiveram impacto logo na fase inicial da corrida e a luxemburguesa rapidamente se isolou. Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) também teve um bom arranque e isolou-se na perseguição a Schreiber. A britânica terminou a volta inicial a 11s da luxemburguesa. Lucinda Brand e Puck Pieterse não tiveram um bom arranque, mas conseguiram recuperar posições e estavam com Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) a 17s da dianteira.

No início da segunda volta, Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon), Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck), Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) chegaram a Brand, Pieterse e Vas. A lama e o circuito estar bastante escorregadio fez com que este grupo se partisse e Pieterse, Worst, Brand e Van der Heijden conseguiram chegar a Backstedt. Alvarado estava a sofrer e não conseguia seguir as suas rivais. Schreiber seguia com um forte ritmo e sem cometer nenhum erro. A luxemburguesa terminou a volta com 28s de vantagem sobre as cinco perseguidoras.

Pódio começa a ficar definido

Na terceira volta, Brand acelerou e só Pieterse e Van der Heijden conseguiram agarrar a sua roda. Worst decidiu não ir ao choque e seguia perto deste trio. Schreiber seguia com um ritmo seguro e mantinha uma vantagem superior a 20s sobre as principais perseguidoras. Na volta seguinte, Brand acelerou e isolou-se na perseguição a Schreiber. Worst passou direta por Van der Heijden e chegou a Pieterse. As duas estavam a lutar pelo último lugar do pódio, mas tentavam ainda chegar a Brand.

Pieterse conseguiu largar Worst e chegar a Brand, no início da penúltima volta. A neerlandesa da Fenix – Deceuninck acabou por cometer um erro que a fez perder novamente o contacto com Brand. Schreiber seguia sem cometer erros e conseguiu terminar a volta com uma vantagem de 16s sobre Brand e de 24s sobre Pieterse. Alvarado chegou a sofrer com problemas físicos. A neerlandesa conseguiu seguir em prova, mas não estava a lutar pelo top5.

Exibição dominadora de Marie Schreiber

Na última volta, Marie Schreiber cometeu alguns pequenos erros, mas conseguiu manter a sua vantagem sobre as perseguidoras para se estrear assim a vencer na Taça do Mundo de Ciclocrosse das elites em Hulst. Lucinda Brand conseguiu manter a sua vantagem sobre Puck Pieterse para ser assim segunda a 20s. Pieterse conseguiu mais um pódio na sua segunda corrida da temporada ao ser terceira a 28s.

Annemarie Worst e Inge Van der Heijden fizeram uma bela corrida e foram 4ª e 5ª, respetivamente. Leonie Bentveld conseguiu fazer uma ótima corrida a ritmo e ainda passou por Zoe Backstedt para ser 6ª a 1:04. Ceylin Alvarado não teve a corrida que pretendia e foi apenas 8ª a 1:53.

Lucinda Brand manteve a sua liderança da classificação geral da Taça do Mundo de Ciclocrosse. A campeã neerlandesa conta agora com 130pts e tem uma vantagem de 25pts sobre Marie Schreiber. Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) não irá competir este fim de semana por causa de uma queda que sofreu ao fazer o reconhecimento do percurso de Hulst. Mesmo assim, Van Empel ainda é terceira na geral com 89pts.

O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Hulst com Lucinda Brand, Marie Schreiber e Puck Pieterse (Foto: UCI)
O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Hulst com Lucinda Brand, Marie Schreiber e Puck Pieterse (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock