Na roda de #6 Mariana Líbano e Vera Vilaça na Volta à Comunidade Valenciana

O Ciclismo Mundial esteve à conversa com Mariana Líbano (Soltec Team) e Vera Vilaça (Massi Tactic), as portuguesas presentes na 5ª Volta à Comunidade Valenciana Feminina, prova de categoria UCI 1.1 onde Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) foi o grande vencedor do lado masculino.

Ainda antes de sabermos que a vitória da corrida masculina viria para Portugal, Mariana Líbano (Soltec Team) e Vera Vilaça (Massi Tactic) marcaram presença do lado feminino. Numa prova ganha pela holandesa Floortje Mackaij (Movistar Team), o segundo lugar foi também de uma ciclista da Movistar, Liane Lippert (que será uma das líderes da estutura espanhola para o UAE Women’s Tour) a 32s da sua companheira de equipa, tendo Nikola Nosková (Zaaf Cycling Team) completado o pódio a 34s da vencedora.

Vera Vilaça, à esquerda, com a equipa Massi – Tactic – Foto Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

No seu primerio contacto a sério com a equipa, num estágio realizado em Janeiro, Vera Vilaça (Massi Tactic) diz-nos que “deu-me a oportunidade de conhecer todas as minhas colegas de equipa e staff, sinto que fui bem recebida”, o que é um ânimo para iniciar a competição. Na primeira competição pela estrutura espanhola e com ciclistas World Tour (WT) “penso que foi uma boa experiência, consegui estar dentro da corrida até à subida que partiu o pelotão, apesar do resultado resultado ter ficado aquém do que ambiciono terminei satisfeita por ter dado o que tinha e com várias aprendizagens para as próximas corridas”.

Numa prova corrida a uma média de 37.8km/h as sensações de Mariana Líbano (Soltec Team) não foram as melhores inicialmente “a corrida partiu muito rápido e a um ritmo inconstante, no entanto com o prosseguir da prova, as pernas ficaram melhores”. Tendo já competido na WC Pro Costa de Almería, as diferenças foram bastante notórias “nesta última, haviam mais equipas com alto nível e tinha um perfil duro/acidentado, com dois prémios de montanha”. Sem saber bem o que lhe esperava, Vera Vilaça conta que “a maior dificuldade foi o posicionamento no pelotão”, no entanto foram já algumas as aprendizagens que retirou após esta competição “nunca tinha estado numa corrida com tantas corredoras e senti que gastei alguma energia nisso que me tinha sido útil mais tarde. É um dos principais pontos que quero melhorar para a próxima.”

Quanto à classificação individual de cada uma, Vera Vilaça (Massi Tactic) foi 89ª a 8’43”, “não tinha expectativas de resultado concreto pois neste início de época quero apenas ganhar experiência, ritmo e aprender a correr nestas corridas de nível mais elevado”, no entanto, não foi o resultado que esperava “não fiquei satisfeita com o resultado, mas fiquei motivada para continuar a trabalhar para melhorar”. Mariana Líbano (Soltec Team) foi 117ª a 14’06”, “o resultado por enquanto não é o mais importante. Estou a realizar as minhs primeiras corridas a este nível, e estou contente por o que tenho feito até agora”.

Para os mais distraidos, relembramos que a Mariana e a Vera foram colegas de equipa na época passada, na equipa VeloPerformance. Para a Vera, “Não vejo a Mariana como adversária, mas sim como uma colega de seleção que quero que vingue neste mundo do ciclismo profissional”, é bom ver que a amizade e o companheirismo entre ambas permanece, “foi muito bom poder revê-la e voltar a partilhar a estrada com ela, apesar de estarmos em equipas diferentes”. O mesmo conta a Mariana, “eu e a Vera temos uma boa amizade, não se altera durante a corrida” revelando ainda “quem me dera que a Vera ganhasse”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock