Tata é Ouro em Scratch, Rui é Prata em Eliminação num primeiro dia de Europeus de Pista perfeito para Portugal!

Portugal não poderia ter começado de melhor forma os Europeus de Pista, alcançando duas medalhas em duas participações, Na primeira subida à pista, Maria “Tata” Martins foi a mais forte na prova de Scratch, batendo a espanhola Eukene Larrarte, com a dupla a escapar ao pelotão a 9 voltas do fim, naquele que é o primeiro título em Europeus Elite para o lado feminino de Portugal, em nova jornada histórica para Tata! Logo de seguida, Rui Oliveira esteve também em grande plano na corrida de Eliminação, e conquistou a medalha de prata, a sua terceira nesta disciplina, falhando o Ouro por muito pouco!

Maria Martins e Rui Oliveira, os medalhados portugueses do primeiro dia de Europeus de Pista 2023 (Foto: UVP/FPC)

No rescaldo de um dia muito intenso, fica com as quatro finais de um dia de glória para as cores Portuguesas!

Scratch Elite Feminino

Maria Martins não escondeu a emoção do seu primeiro Título Europeu de Elites! (Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Foi na primeira final do dia que as cores portuguesas subiram à Pista no Tissot Velodrome, em Grenchen, na Suíça, local que acolhe estes Campeonatos da Europa, e foi nessa mesma prova que Portugal conseguiu o seu primeiro Título Europeu do Ano! Maria Martins foi a autora da grande proeza, ao vencer a corrida de Scratch, após bater ao sprint a espanhola Eukene Larrarte! O pódio ficou completo com a polaca Daria Pikulik, ela que levou a melhor no sprint pelo Bronze a partir do pelotão.

Pódio Scratch Elite Feminino com Eukene Larrarte – Maria Martins – Daria Pikulik (Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Na corrida de 10km e 40 voltas ao velódromo, o pelotão começou de forma calma, e, com todos os olhares postos na Campeã Mundial, Martina Fidanza, foi já na segunda metade que surgiram os primeiros ataques, com a suíça Lena Mettraux a tentar escapar ao pelotão por duas vezes, mas sem sucesso. Após a última tentativa, Larrarte saiu no encalço, e Maria aproveitou a oportunidade de ir atrás. O pelotão ainda tentou fechar, sabendo da força da portuguesa, mas quando já estavam a 6 voltas do fim, acabou por levantar pé, já que nenhuma das ciclistas queria conduzir qualquer das adversárias à vitória. Mais forte e mais experiente, Tata esperou os 125m finais para lançar o sprint, e com a espanhola sem capacidade de resposta, a portuguesa voou para o seu primeiro Ouro num Europeu Elite, e fez uma vez mais história para Portugal!

Scratch Elite Masculino

Pódio Eliminação Elite Masculina com Rui Oliveira – Tim Torn Teutenberg – Philip Heijnen (Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

Na Corrida de Eliminação para os Elites Masculinos, que se seguiu à grande vitória Portuguesa, Rui Oliveira entrou em pista, numa disciplina na qual sempre se deu muito bem! Depois de um grande triunfo, todos acreditamos que o segundo estaria já ali à frente, e por muito pouco não aconteceu. O português entrou sempre muito bem posicionado, e viu vários adversários de renome serem eliminados, como o britânico Fred Wright, que foi apenas 14º.

Rui Oliveira e Tim Torn Teutenberg na decisão do Ouro (Foto: UAE Team Emirates)

Com 6 ciclistas muito fortes para discutir as primeiras posições, o português sobreviveu quase até final, vendo o Campeão Mundial, Elia Viviani, ser eliminado em quinto, e atacando ele próprio para tentar fazer a diferença na luta pelas medalhas. O alemão Tim Torn Teutenberg foi o único a seguir o gémeo Oliveira, e os dois discutiram a corrida ao sprint, onde o jovem alemão arrancou primeiro e embalou em velocidade para bater o ciclista português e assim conquistar o Ouro, perante nova Prata de Rui Oliveira, enquanto o Bronze ficou entregue ao neerlandês Philip Heijnen!

Sprint Coletivo Feminino

Pódio Sprint Coletivo Feminino com Grã-Bretanha – Alemanhã – Países Baixos (Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

As provas de velocidade tiveram hoje as rondas de Sprint Coletivo, com a Alemanha a ser a nação dominante do lado feminino! Num quarteto composto por Emma Hinze, Lea-Sophie Friedrich, Pauline Grabosch e Alessa Catriona-Propster, a vitória foi dominadora frente às britânicas Lauren Bell, Emma Finucane, Katy Marchant e Sophie Capewell, enquanto as neerlandesas Steffie van der Peet, Hetty van der Wouw e Kyra Lamberink conquistaram o Bronze ao vencerem a corrida pela respetiva medalha.

Sprint Coletivo Masculino

Pódio Sprint Coletivo Masculino com Grã-Bretanha – Países Baixos – França (Foto Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023)

No Sprint Coletivo Masculino, a corrida não teve também grandes surpresas com os neerlandeses Harrie Lavreysen, Jeffrey Hoogland, Roy van den Berg e Tijmen van Loon a levarem a melhor e a conquistarem uma vez mais o Título Europeu, ao baterem os britânicos Jack Carlin, Alistair Fielding, Hamish Turnbull e Joe Truman por mais de 1 segundo! Na terceira posição terminaram os franceses Sebastien Vigier, Timmy Gillion e Melvin Landerneau, após baterem a formação germânica na luta pelo Bronze.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock