Top5 para Rui Oliveira e Maria Martins ao dia 4 dos Campeonatos Europeus de Pista!

Portugal esteve novamente em destaque no quarto dia dos Campeonatos Europeus de Pista em Apeldoorn, nos Países Baixos! Rui Oliveira foi quinto no Omnium, e Maria Martins também quinta em Eliminação! Daniela Campos fez a sua estreia nesta edição e foi 14ª na Corrida por Pontos. Para além destas, o quarto dia também contou com a finais do Sprint Masculino e dos 500m Contrarrelógio Feminino.

O dia ficou marcado pelas grandes vitórias de Lotte Kopecky. A belga competiu em duas corridas consecutivas, a Corrida por Pontos e a Eliminação, e conseguiu vencer as duas!

Omnium Masculino

No Omnium, o britânico Ethan Hayter conquistou o seu segundo Título Europeu nestes Campeonatos Europeus de Pista, depois de já ter vencido a Perseguição Coletiva. Hayter somou 121pts, os mesmos que o dinamarquês Niklas Larsen, mas segurou o Ouro pela posição final na Corrida por Pontos. O belga Fabio van den Bossche ficou com o Bronze, após conquistar 118pts.

O português Rui Oliveira foi 5º após somar 110pts, fazendo todo um concurso de trás para a frente.

Rui Oliveira na corrida de Eliminação do Omnium dos Campeonatos Europeus de Pista (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Rui Oliveira na corrida de Eliminação do Omnium (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

No Scratch, um grupo de cinco ciclistas deu volta sobre o pelotão, e no sprint final entre os cinco, o neerlandês Yanne Dorenbos foi o mais forte, batendo Ethan Hayter e o italiano Simone Consonni. Rui Oliveira não fez parte do grupo e terminou em 9º. Na Tempo Race, van den Bossche e Dorenbos foram os únicos a dar volta de avanço. A vitória acabou por sorrir ao belga pois venceu mais sprints que o neerlandês. O alemão Tim Torn Teutenberg foi terceiro. Rui Oliveira não conseguiu marcar pontos, e até levou uma volta de avanço. O português acabou por ser 12º na corrida.

Na Eliminação tivemos uma grande de Rui Oliveira, que foi 2º, apenas batido por Fabio van den Bossche. O polaco Alan Banaszek foi terceiro. Na Corrida por Pontos, Rui Oliveira voltou a mostrar-se em grande nível ao conseguir ser segundo novamente, conquistando 30pts, 20pts através de voltas de avanço e 10pts por sprints. Alex Vogel somou 38pts, 20pts através de voltas de avanço e 18pts por sprints. Niklas Larsen foi terceiro, somando 20pts através de voltas de avanço e 9pts por sprints. O dinamarquês estava empatado com Ethan Hayter antes do sprint final. Larsen foi apenas 16º nesse sprint e Hayter foi 5º, conquistando assim o Título Europeu.

Pódio do Omnium Masculino dos Campeonatos Europeus de Pista com Niklas Larsen, Ethan Hayter e Fabio van den Bossche
Pódio do Omnium Masculino com Niklas Larsen, Ethan Hayter e Fabio van den Bossche

Eliminação Feminina

Maria Martins alcançou um top5 na corrida de Eliminação! (Foto: Roberto Bettini/SprintCyclingAgency)

Na Eliminação Feminina, a belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky tornou-se Tri-Campeã Europeia de Eliminação! Na final, a belga foi mais forte que a alemã Lea Lin Teutenberg. A britânica Jessica Roberts ficou com a medalha de Bronze. Destaque para o facto de Kopecky ter corrido a Eliminação logo após a Corrida por Pontos, e de ter vencido ambas as corridas destes Campeonatos Europeus de Pista.

A portuguesa Maria Martins mostrou-se num belo nível e terminou na quinta posição.

Pódio da Eliminação Feminina dos Campeonatos Europeus de Pista com Lea Lin Teutenberg, Lotte Kopecky e Jessica Roberts.
Pódio da Eliminação Feminina com Lea Lin Teutenberg, Lotte Kopecky e Jessica Roberts

Corrida por Pontos

Daniela Campos foi 14ª na única corrida em que participou nestes Campeonatos Europeus de Pista (Foto: UVP/FPC)
Daniela Campos foi 14ª na única corrida em que participou nestes Campeonatos Europeus de Pista (Foto: UVP/FPC)

Na Corrida por Pontos, a Campeã do Mundo Lotte Kopecky conquistou pela segunda vez o Título Europeu desta disciplina. A belga somou 24pts, todos em sprints, e bateu a norueguesa Anita Stenberg por 5pts. A maior surpresa do dia aconteceu quando a checa Jarmila Machacova conseguiu vencer o sprint final para somar 18pts e conquistar a medalha de Bronze.

A portuguesa Daniela Campos não conseguir marcar nenhum ponto e terminou na 14ª posição.

Pódio da Corrida por Pontos Feminina dos Campeonatos Europeus de Pista com Anita Stenberg, Lotte Kopecky e Jarmila Machacova
Pódio da Corrida por Pontos Feminina com Anita Stenberg, Lotte Kopecky e Jarmila Machacova

Sprint Masculino

No Sprint Masculino, o neerlandês Harrie Lavreysen dominou e juntou o Título Europeu ao seu Título Mundial. Na final, o neerlandês foi mais forte que o polaco Mateusz Rudyk. A grande surpresa foi que o neerlandês Jeffrey Hoogland ficou fora das medalhas. Nas meias finais, Hoogland foi eliminado pelo seu compatriota Lavreysen. Depois, na luta pelo Bronze, não conseguiu ser mais forte que o israelita Mikhail Yakovlev.

Pódio do Sprint Masculino dos Campeonatos Europeus de Pista com Mateusz Rudyk, Harrie Lavreysen e Mikhail Yakovlev
Pódio do Sprint Masculino com Mateusz Rudyk, Harrie Lavreysen e Mikhail Yakovlev

500m Contrarrelógio Feminino

No 500m Contrarrelógio Feminino, a britânica Katy Marchant marcou um grande tempo de 33:319 para conquistar o tão desejado Título Europeu. Marchant bateu a francesa Taky Kouame por apenas 0:037s, ela que havia sido apenas quarta na qualificação. A alemã Pauline Grabosch ficou com o Bronze, após marcar um tempo de 33:444.

Pódio dos 500m Contrarrelógio Feminino dos Campeonatos Europeus de Pista com Taky Kouame, Katy Marchant e Pauline Grabosch
Pódio dos 500m Contrarrelógio Feminino com Taky Kouame, Katy Marchant e Pauline Grabosch

Amanhã, no último dia dos Campeonatos Europeus de Pista, Portugal estará no Velódromo com Diogo Narciso na Corrida por Pontos masculina.

Foto de capa: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock