Demolidora Sarah Gigante é a nova Rainha de Willunga e do Tour Down Under!
A australiana Sarah Gigante (AG Insurance – Soudal Team) venceu a última etapa do Tour Down Under, após protagonizar um fantástico ataque na Willunga Hill! Em estreia pela formação belga, Gigante bateu Nienke Vinke (Team DSM – Firmenich PostNL) após 93.4km entre Adelaide e Willunga Hill. A neerlandesa foi segunda, a 16s, e a australiana Neve Bradbury (Canyon//SRAM Racing) terceira, a 27s.
Muitas tentativas de fuga, mas o pelotão estava alerta
A última etapa do Tour Down Under começou com Stine Dale (Team Coop – Repsol), Katia Ragusa (Human Powered Health), Amanda Poulsen (Team Bridgelane), Sophie Edwards (Ara | Skip Capital) e Karin Soderqvist (Lifeplus Wahoo) a ficarem isoladas na frente da corrida. Com pouco mais de 4km percorridos, o grupo foi alcançado. Logo a seguir, Ragusa atacou para ir buscar a pontuação máxima da primeira contagem do dia. A italiana isolou-se na frente da corrida e recebeu a companhia de Edwards.
Cerca do km 10, Gina Ricardo (Team Bridgelane) e Dale saltaram do pelotão e conseguiram fazer a ponte para o duo da frente. 6km depois, as quatro foram alcançadas pelo pelotão. Ao km 23, Dale, Haylee Fuller (Team Bridgelane) e Lucie Fityus (Ara | Skip Capital) tentaram uma nova fuga e conseguiram uma vantagem de 20s. As três conseguiram aumentar a vantagem sobre o pelotão para 40s, mas acabaram por ser alcançadas pelo km 43.
A luta pelas bonificações
A 44km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) somou 3s de bonificação, à frente de Alexandra Manly (Liv AlUla Jayco) e Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ). 6km depois, o pelotão entrou numa zona de vento e echelons começaram a acontecer. Sarah Gigante chegou a estar cortada devido ao mau posicionamento, masa australiana conseguiu reentrar no pelotão numa curva, com a sua colega de equipa Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Team).
A 27km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, a UAE Team ADQ jogou muito bem taticamente e conseguir garantir os 3s de bonificação com Wlodarczyk. Roseman-Gannon só conseguia 1s e a sua colega de equipa Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) 2s. Após o sprint intermédio, o ritmo acalmou um pouco e as equipas das favoritas começavam a subir no grupo para se prepararem para a mítica Willunga Will, que começava a 3km da meta.
A mítica subida a Willunga
Antes da entrada na subida final, a Lidl – Trek impôs um ritmo elevadíssimo que esticou e partiu o pelotão. A 2.9km da meta, Sarah Gigante atacou e foi seguida por Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ – Suez), Nienke Vinke (Team DSM-Firmenich PostNl), Amanda Spratt (Lidl-Trek), Neve Bradbury, Ruth Edwards (Human Powered Health) e Victorie Guilman (St Michel – Mavic – Auber93). Wlodarczyk tentou fazer a ponte, mas não conseguiu e teve de encontrar o seu ritmo.
Guilman e Edwards foram as primeiras as perder o contacto com o grupo da frente. A 2.5km da meta, Spratt e Bradbury também acabaram por ceder. 200 metros depois, Gigante largou Ludwig e Vinke. A dinamarquesa foi ao seu limite e rapidamente perdeu o contacto com Vinke. Spratt e Bradbury conseguiram depois fazer a ponte para Ludwig. A cerca de 1.2km da meta, Ludwig deixou de ter capacidade para seguir Spratt e Bradbury e ficou “a pé”.
Sarah Gigante manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour! A neerlandesa de 19 anos, Nienke Vinke, fez uma grande subida e conseguiu ser segunda a 16s, confirmando assim o seu enorme potencial. Neve Bradbury foi mais forte ao sprint que Amanda Spratt para ser terceira a 27s. Dominika Wlodarczyk fez uma excelente subida para ser quinta, a 46s, mostrando a sua grande qualidade e versatilidade. Cecilie Uttrup Ludwig quebrou bastante e foi apenas 14ª a 1:02.
Sarah Gigante é a grande vencedora do Tour Down Under, batendo Nienke Vinke por 20s e Neve Bradbury por 33s. Vinke foi a melhor jovem e Katia Ragusa venceu a classificação da montanha. Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) venceu a classificação por pontos. A Team DSM – Firmenich PostNL venceu coletivamente.
O pódio final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images