Soa a Portuguesa em Munique! Iúri Leitão é Campeão da Europa de Scratch!
É Ouro e é para Portugal! Iúri Leitão é o maior destaque dos Campeonatos da Europa de Pista ao terceiro dia de corridas, conquistando o tão desejado título europeu na prova de Scratch, o seu segundo na disciplina, depois da vitória em 2020, e o terceiro consecutivo para Portugal, com Rui Oliveira a ter vencido também em 2021!
O restante dia de provas viu também Daniela Campos subir à pista para a prova de Eliminação e Daniel Dias na prova de Perseguição Individual, mas também ser disputada a final de 500m feminina e as finais de Perseguição Individual para ambos os lados.
Scratch Masculino
Começando então pela prova de Scratch masculino, Iúri Leitão conquistou o Ouro, tal como havia feito em 2020, batendo desta vez o alemão Moritz Malcharek e o neerlandês Roy Eefting, colocando duas voltas de avanço em todo o pelotão de forma soberba!
Depois de um arranque bastante tranquilo para as 75 voltas ao velódromo de Munique, os ataque começaram a suceder a partir das últimas 60 voltas, com o ucraniano Roman Gladysh a ficar sozinho na frente, mas a ver o TGV Iúri Leitão a atacar a 50 voltas do fim, passar direto por ele e dar rapidamente uma volta de avanço. Com o português na dianteira, novos ataques aconteceram, e o ucraniano não conseguiu dar a sua volta, com Iúri a atacar de novo a cerca de 30 voltas do fim sem resposta, para dar uma segunda volta e capitalizar em grande estilo com uma corrida perfeita!
Eliminação Feminina
Na prova de Eliminação feminina, a belga Lotte Kopecky conquistou o Título Europeu, numa corrida que foi muito marcada por quedas. A Prata foi para a britânica Pfeiffer Georgi e o Bronze para a neerlandesa Mylene de Zoete. A primeira das quedas deu-se ainda em zona neutralizada, antes da partida oficial, sem que ninguém fosse eliminada por lesão, mas a segunda das quais com graves consequências, levando a três abandonos por lesão e a retirada da Campeã Mundial Letizia Paternoster com uma fratura na clavícula e um traumatismo craniano!
Daniela Campos foi a representante portuguesa nesta corrida, mas não foi além da 16ª posição, com uma eliminação bastante precoce após ter ficado fechada na parte de trás do pelotão.
Perseguição Individual
A Alemanha dominou as provas de Perseguição Individual, vencendo os títulos em ambos os géneros. Nicolas Heinrich dominou do lado masculino em 4:09:320, batendo o italiano Davide Plebani por 3.6s! O bronze ficou também para Itália, para Manlio Moro, com 4:15:362.
Daniel Dias foi o representante português na corrida, mas não passou a fase de qualificação, ao terminar na 14ª posição em 4:22:428.
Na corrida feminina, a alemã Mieke Kroger surpreendeu ao conquistar o Ouro sobre a sua compatriota Lisa Brennauer, com um tempo de 3:22:469, com pouco mais de 1s de vantagem sobre a compatriota que foi segunda. O bronze foi para a italiana Vittoria Guazini, em 3:24:813.
500m TT
As velocistas femininas disputaram a prova de velocidade de 500m, com a super Campeã Mundial Emma Hinze a conquistar o Ouro em 32:668, batendo por quase 1s de diferença a ucraniana Olena Starikova e a italiana Miriam Vece.