Ana Santos e Ricardo Marinheiro triunfam nos Nacionais de XCC!
Decorreram este domingo os Campeonatos Nacionais de XCC (Cross Country Curto), uma modalidade que tem aparecido na Taça do Mundo, mas que aos poucos começa também a chegar a Portugal, agora com a existência de um Campeonato Nacional. O aeródromo de Seia foi o palco de mais uma corrida, depois de também o ter sido na prova de Eliminador no dia anterior, e coroou oito novos Campeões Nacionais.

Começando pelas Elites Femininas, a vitória sorriu a Ana Santos (X-Sauce Factory Team), naquele que foi o seu primeiro título enquanto elite, após dois anos de domínio nas juniores! A segunda posição ficou para Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), já a 51s, e a terceira para Rita Caetano (Guilhabreu BTT), a 1:42.

Do lado dos Elites Masculinos, Ricardo Marinheiro (BTT Matosinhos) voltou a conquistar mais uma vitória, após já ter-se sagrado Campeão Nacional de XCO e XCE nos últimos 25 dias! A vitória foi discutida até aos últimos metros, com Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a terminar na segunda posição, a apenas 3s da vitória. O terceiro lugar foi para Bruno Nunes (Strix Bike Team), que gastou mais 14s que o vencedor.

Nas juniores, Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) voltou a registar mais um triunfo contundente, e depois do título junior de XCO e elite de XCE, conquistou aquele que é o seu terceiro título do ano, que cada vez mais a regista como uma das grandes promessas do BTT português. A medalha de prata acabou por ser discutida até ao risco de meta, com Íris Chagas (Automóveis Ribeiro / GDVP) a levar a melhor sobre Sofia Gomes (BTT Seia), segunda e terceira, respetivamente, a 1:06 da vencedora.

Nos juniores, João Silva (Guilhabreu BTT) deu mais um título à equipa de Guilhabreu, e desta vez com direito a dobradinha! Numa corrida disputada até ao risco de meta, João triunfou perante o colega de equipa, Tomás Frazão (Guilhabreu BTT), com João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a ser terceiro, gastando apenas mais 1s que o vencedor.

Nas cadetes, Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / Cenmais) continua a confirmar o seu grande talento e conquistou também ela mais um título, desta vez com a colega de equipa, Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alisios / Cenmais) a ser segunda a 16s, e Catarina Espada (SPC – Escola de Ciclismo de Oeiras) a ser terceira, a 24s da vencedora.

Nos cadetes, Miguel Pereira (Santa Cruz / Botelhos.pt) voltou a vencer e fez a dobradinha no fim de semana, em mais uma corrida em que demonstrou bastante superioridade perante quase toda a concorrência! Na segunda posição terminou Eduardo Rodrigues (BTT Matosinhos) a 14s, e na terceira João Fonseca (BTT Matosinhos), a 47s.

Nas Masters, Irina Coelho (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás) foi mais uma das ciclistas que conquistou a dobradinha no fim de semana, ao acumular o título nacional de XCE e XCC! Irina triunfou com 14s de vantagem perante Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), e 33s sobre a colega de equipa Natália Mendes (Freebike Shop / Bike Clube S. Brás).

Nos Masters, Filipe Ramos (Guilhabreu BTT) foi o grande vencedor, alargando a superioridade da sua equipa a todas as categorias! Filipe triunfou com 10s de vantagem sobre Diogo Afonso (Golden Club Cabanas / Núcleo Sporting CP de VRSA) e 18s sobre Ismael Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno).
Classificações Completas: Clique Aqui
