Joris Nieuwenhuis triunfa em Middelkerke! Niels Vandeputte vence Telenet SuperPrestige!
O neerlandês Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) venceu, o Noordzeecross, a última ronda da Telenet SuperPrestige de 2024/25, disputada no circuito de Middelkerke, na Bélgica. Nieuwenhuis estreou-se a vencer esta temporada, depois de ter passado a maior parte da sua época a recuperar de uma lesão. O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) ainda deu luta ao neerlandês, mas acabou por ser segundo a 3s. O belga Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) foi terceiro a 9s e conquistou a geral da Telenet SuperPrestige.
Começo com ritmo alto, mas corrida só parte na terceira volta
A última ronda dos elites masculinos no Telenet SuperPrestige começou com um grande arranque de Thijs Aerts (Charles Liégeois Roastery CX). O belga chegou a ter uma pequena vantagem, mas na fase final da volta, acabou por ser alcançado por um grande grupo de ciclistas. Na segunda volta, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) aumentou o ritmo e reduziu o grupo da frente para 13 ciclistas.
Na terceira volta, Lars Van der Haar (Baloise Glowi Lions) atacou e foi seguido por Joris Nieuwenhuis, Eli Iserbyt e Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP). Os quatro conseguiram uma vantagem de apenas 4s sobre Niels Vandeputte, Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) e Vanthourenhout. Nieuwenhuis mexeu na corrida, na quarta volta, e só Iserbyt agarrou a sua roda. Vanthourenhout chegou a Van der Haar e estavam a 3s do duo da frente. Vandeputte e Toon Aerts decidiram ir a ritmo e estavam a apenas 6s da dianteira.
Forte quarteto ganha espaço importante
Iserbyt e Nieuwenhuis começaram a marcar-se na quinta volta. Isto fez com que Van der Haar, Vanthourenhout, Toon Aerts e Vandeputte reentrassem no grupo da frente. Na volta seguinte, Vanthourenhout tentou fazer diferenças, mas acabou por não ter sucesso. Os seis da frente seguiram juntos e continuavam a marcar-se bastante.
Na sétima volta, Iserbyt atacou e foi seguido por Nieuwenhuis. Vanthourenhout sofreu, mas conseguiu chegar ao belga e ao neerlandês. Van der Haar, Vandeputte e Toon Aerts não foram ao choque e seguiam a 5s do trio da frente. Vandeputte saltou do grupo perseguidor, na oitava volta, e conseguiu juntar-se aos três da frente. Nieuwenhuis manteve um ritmo elevado e o quarteto da frente tinha agora 10s de vantagem sobre Van der Haar e Toon Aerts.
Grande volta final de Joris Nieuwenhuis e Niels Vandeputte conquista geral
Na última volta, Joris Nieuwenhuis entrou com tudo e, no primeiro setor de areia, conseguiu isolar-se. Michael Vanthourenhout ainda tentou agarrar a roda do neerlandês, mas não teve sucesso. Eli Iserbyt ficou preso atrás do seu colega de equipa e não conseguiu reagir ao ataque de Nieuwenhuis. No segundo setor de areia, Iserbyt largou Vanthourenhout e tentava ainda chegar à frente da corrida. Vandeputte nunca foi ao choque e a ritmo conseguiu chegar a Vanthourenhout.
Nieuwenhuis não cometeu nenhum erro e manteve a sua vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na Telenet SuperPrestige de Middelkerke. Iserbyt ainda tentou, mas acabou por ser segundo a 3s. Vandeputte conseguiu largar Vanthourenhout e acabou por fechar o pódio a 9s. Lars Van der Haar conseguiu largar Toon Aerts para fechar o top5 a 19s.
Niels Vandeputte é assim o grande vencedor da Telenet SuperPrestige de 2024/25. O belga somou 98pts e bateu Lars Van der Haar por 12pts. Michael Vanthourenhout não competiu numa das rondas, mas ainda foi terceiro na geral com 82pts.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA