Mathieu Van der Poel regressa com triunfo na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Maasmechelen!

O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a décima ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/2025, disputada no circuito de Maasmechelen, na Bélgica. Van der Poel isolou-se na segunda volta para estrear-se a vencer em 2025. O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) cometeu vários erros e acabou por ser segundo a 1:14. O neerlandês Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) continua a subir de forma e conseguiu fechar o pódio a 1:53.

Forte trio isola-se ainda na primeira volta

A décima ronda dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um excelente arranque de Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon). Mathieu Van der Poel e Wout Van Aert não partiram da primeira linha, mas conseguiram ganhar alguns lugares. Numa zona bastante enlameada, Van Aert acabou por cometer um erro que o fez ir ao chão. O belga conseguiu seguir em corrida, mas perdeu alguns lugares.

Joris Nieuwenhuis conseguiu passar Verstrynge e acelerou. Van der Poel e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) foram os únicos que conseguiram chegar à roda do neerlandês. Os três terminaram a volta inicial com uma vantagem de 6s sobre Lars Van der Haar (Baloise Glowi Lions), Verstrynge, Joran Wyseure e Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), Van Aert, Felipe Orts (Ridley Racing Team) e Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP).

Mathieu Van der Poel isola-se após erro de Wout Van Aert

No início da segunda volta, Vanthourenhout perdeu o contacto com a dianteira. Van Aert saltou do grupo perseguidor passou direto pelo seu compatriota e juntou-se ao duo da frente. Numa zona técnica, Van Aert passou para o comando e acelerou, sendo apenas seguido por Van der Poel. O belga acabou por cometer um erro que o fez ir ao novamente ao chão. O Campeão do Mundo aproveitou este momento para aumentar o ritmo e isolar-se assim na frente da corrida. A diferença entre os dois no final da segunda volta era de 18s. Nieuwenhuis recebeu a companhia de Vanthourenhout e Wyseure.

Na terceira volta, Van der Poel seguia com um ritmo demolidor e aumentou a sua vantagem sobre Van Aert para 37s. Nieuwenhuis acelerou e só Wyseure o conseguir seguir. Vanthourenhout estava agora a passar dificuldades e recebeu a companhia de Aerts. Na volta seguinte, Van der Poel continuava a aumentar a sua vantagem sobre os perseguidores. Van Aert não conseguia aproximar-se do belga, mas começava a garantir a segunda colocação. Nieuwenhuis tentava largar Wyseure, mas o jovem belga conseguia resistir. Vanthourenhout seguia em dificuldades, mas mantinha-se na roda de Aerts.

Mathieu Van der Poel entra a vencer em 2025

Na quinta volta, Van Aert continuava a cometer erros e estava cada vez mais longe de Van der Poel. Wyseure parecia que ia quebrar, mas conseguia manter-se na roda de Nieuwenhuis. Aerts tentava mais uma vez largar Vanthourenhout, mas acabava por não ter sucesso. Van der Poel manteve um forte ritmo, na sexta volta, e já tinha uma vantagem superior a 1:00 sobre Van Aert. Nieuwenhuis continuava a impor um ritmo alto e desta vez conseguiu largar Wyseure. O neerlandês entrou na última volta com uma vantagem de 7s sobre o jovem belga.

Mathieu Van der Poel manteve um ritmo seguro, na última volta, e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória do ano na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Maasmechelen. Os vários que Wout Van Aert acabaram por pagar caro, mas o belga ainda conseguiu ser segundo a 1:14. Joris Nieuwenhuis conseguiu aumentar a sua vantagem sobre Joran Wyseure para ser assim terceiro a 1:53. Wyseure esteve perto do pódio, mas continua a afirmar-se esta temporada. Toon Aerts conseguiu largar Michael Vanthourenhout para fechar o top5 a 2:16.

Michael Vanthourenhout manteve a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga tem 251pts e parte para a última ronda com uma vantagem de 32pts sobre Toon Aerts. Joran Wyseure é agora terceiro na geral com 184pts.

O pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Maasmechelen com Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel e Joris Nieuwenhuis
O pódio dos elites masculinos na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Maasmechelen com Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel e Joris Nieuwenhuis

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Photopress.be

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock