Imparável Mathieu Van der Poel conquista Telenet SuperPrestige de Mol!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu, o Zilvermeercross, a quinta ronda da série Telenet SuperPrestige de 2024/25, disputada no circuito de Mol, na Bélgica. Van der Poel escapou na sexta volta para se estrear a vencer nesta edição da Telenet SuperPrestige. O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) fez uma fantástica corrida e conseguiu ser segundo a 1:03. O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) fechou o pódio a 1:35.
Começo com forte ritmo e nove ciclistas seguem na frente ao fim de três voltas
A quinta ronda dos elites masculinos na Telenet SuperPrestige começou com um belo arranque de Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck). Num dos setores de areia, Laurens Sweeck assumiu o comando e acelerou. O belga não conseguiu isolar-se, mas partiu a corrida, sendo seguido por Mathieu Van der Poel, Vandeputte, Michael Vanthourenhout, Joran Wyseure (Crelan – Corendon), Felipe Orts (Ridley Racing Team), Lander Loockx (Tdt-Unibet), Yorben Lauryssen (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Clément Horny. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) não teve um bom arranque e perdeu segundos importantes.
No início da segunda volta, Vandeputte acelerou e conseguiu um ligeiro. Vanthourenhout acabou por fechar o espaço para o belga e foi seguido por Sweeck, Wyseure, Van der Poel, Van der Haar, Loockx e Orts. Iserbyt não conseguiu recuperar lugares e era apenas vigésimo a quase 50s. Na terceira volta, alguns ataques aconteceram, mas nenhum ciclista conseguiu fazer diferenças. Van der Poel seguia escondido no grupo principal e esperava pelo momento ideal para mexer na corrida. Kevin Kuhn (Charles Liégeois Roastery CX) fez uma excelente volta e juntou-se também ao grupo da frente.
Mathieu Van der Poel e Laurens Sweeck conseguem isolar-se
No início da quarta volta, Van der Haar acelerou e foi apenas seguido por Sweeck e Van der Poel. No último setor de areia, o Campeão do Mundo acabou por mexer na corrida e só Sweeck conseguiu agarrar a sua roda. Van der Haar sofria agora após ter mexido na corrida e foi alcançado por Vanthourenhout, Van der Haar e Kuhn. Os quatro já estavam a 11s do duo da frente. Vandeputte não foi ao choque e a ritmo seguia perto da luta pelo top5.
Van der Poel voltou a aumentar o ritmo, no início da quinta volta, e acabou por largar Sweeck. O neerlandês acabou por cometer um erro num dos setores de areia e o belga conseguiu chegar novamente à sua roda. Vandeputte conseguiu fazer a ponte para o grupo perseguidor que seguia agora a 32s dos dois da frente.
Grande ataque de Mathieu Van der Poel
Na sexta volta, Van der Poel acelerou novamente e Sweeck desta vez não tinha capacidade para conseguir seguir perto do Campeão do Mundo. No final da volta, a diferença entre os dois já era de 25s. Na luta pelo terceiro posto, havia muita marcação e nenhum ciclista conseguia fazer diferenças. Na volta seguinte, Vanthourenhout, Vandeputte e Kuhn conseguiram largar Van der Haar e Wyseure, mas só tinham uma vantagem de 5s.
Van der Poel seguia com um ritmo diabólico e, na oitava volta, já tinha uma vantagem de 40s sobre Sweeck. Vanthourenhout acelerou novamente e ganhou um espaço importante. O belga só tinha 8s de vantagem sobre Vandeputte e Kuhn que receberam a companhia de Wyseure e Van der Haar. Na nona volta, Wyseure saltou do seu grupo e tentava a solo fazer ainda ponte para Vanthourenhout. A diferença entre os dois belgas era de apenas 7s.
Arco-Íris brilha em Mol
Mathieu Van der Poel manteve o seu ritmo na volta final e acabou por estrear-se assim a vencer na Telenet SuperPrestige de 2024/25. Laurens Sweeck não teve resposta para o Campeão do Mundo, mas voltou a mostrar a sua grande qualidade em circuitos de areia ao conseguir ser segundo a 1:03. Michael Vanthourenhout conseguiu aguentar a forte perseguição de Joran Wyseure para ser assim terceiro a 1:35. Niels Vandeputte fechou o top5 a 1:55 e Lars Van der Haar foi sexto a 2:08. Eli Iserbyt foi apenas décimo nono a 5:09.
Niels Vandeputte é agora o novo líder da Telenet SuperPrestige. O belga conta agora com 60pts, mas tem apenas uma vantagem de 1pt sobre Lars Van der Haar e de 3pts sobre Michael Vanthourenhout.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA