Laurens Sweeck vence Exact Cross de Essen após grande duelo com Niels Vandeputte!
O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) venceu a segunda ronda do Exact Cross em Essen, após bater ao sprint o compatriota Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) num emocionante final! O belga Jens Adams (Lotto-X-Oats Athletes for Hope) foi terceiro, a 4s. Foi a primeira vitória de Sweeck no espaço de quase 20 meses, depois de uma temporada de 2023/24 em branco.
Começo rápido fez o pelotão alongar-se
A segunda prova da série Exact Cross, em Essen, começou com um ritmo elevado. Thijs Aerts (Charles-Liégeois Roastery CX) assumiu o comando logo no arranque, mas foi Lander Loockx (TDT – Unibet) a passar para a frente pouco depois. O pelotão alongou-se cada vez mais ao longo da segunda volta, onde Thomas Mein (Hope Factory Racing) sofreu uma violenta que o retirou da discussão. No final da segunda volta, o pelotão estava já algo partido, devido ao arranque de Loockx.
O ritmo da terceira volta foi também intenso. Resistiam apenas Loockx, Sweeck, Adams, Vandeputte, Toon Vandebosch (Crelan – Corendon), Toon Aerts e Corne van Kessel (Deschacht – Hens – FSP). Na quarta volta, a frente de corrida continuou a fragmentar-se. Na frente do primeiro grupo, os ataques sucediam, mas sete ciclistas permaneciam juntos na liderança. À quinta volta, Lucas Janssen (Arkea – B&B Hotels conseguiu reentrar, mas Lander Loockx rapidamente aproveitou a ocasião para atacar. Mais ciclistas se foram aproximando do grupo e a junção deu-se já na zona técnica de final de volta. Na meta, Sweeck liderava um grupo de 15 ciclistas.
Novos ataques e sobressalto para Toon Aerts
A sexta volta trouxe de novo um aumentar de ritmo. Laurens Sweeck e Jens Adams aceleraram na dianteira, e de novo sete ciclistas resistiram na frente de corrida. O azar bateu à porta de Toon Aerts já no final da sétima volta. O belga viu a corrente saltar, e perdeu espaço importante para os adversários. Na frene resistiam Vandeputte, Sweeck, Adams e Loockx. Toon Aerts havia perdido 25s. A meio da oitava volta, Vandebosch e van Kessel reentravam na frente.
Depois da avaria, Toon Aerts iniciou a sua recuperação. O belga ficou num terceiro grupo, mas conseguiu acelerar e deixar os rivais para trás, encostando no grupo perseguidor. Com muito esforço, Aerts voltava à frente à entrada para a nona volta, na companhia de Ward Huybs (Baloise Trek Lions), enquanto Loockx arriscava com novo ataque.
Tábuas decidem a discussão pela vitória
O grupo teimava em não se desfazer, com os oito ciclistas muito próximos de forças. Os ataques sucederam-se, mas foi já na volta final que a corrida se decidiu. Sweeck assumiu a dianteira do grupo, e a luta dos adversários estava a ser pelo chegar à sua roda. Na zona das tábuas, Vandeputte aproveitou a sua qualidade técnica e passou para a frente. Mais atrás, Jens Adams, mergulhou numa curva técnica e colocou-se no terceiro posto.
A diferença para os dois primeiros estava cavada, e foi no mano-a-mano que a vitória se decidiu. Vandeputte estava na frente, mas errou antes da última curva e teve de colocar o pé no chão. Sweeck aproveitou o momento e embalou para passar o compatriota ao sprint e garantir assim a vitória. Vandeputte, descontente, foi segundo, enquanto Jens Adams completou o pódio a 4s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: PhotoPressBE