Lars Van der Haar triunfa no Exact Cross de Beringen, que contou com momento polémico!
O neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) entrou na nova temporada de Ciclocrosse, após tornar-se no primeiro neerlandês a vencer o Exact Cross de Beringen. Van der Haar levou a melhor num grande duelo na volta final com o belga, Campeão da Europa, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal). O belga Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) completou o pódio a 18s. A corrida ficou marcada pela desclassificação de Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal), que após uma queda, partiu propositadamente a bicicleta do neerlandês Ryan Kamp.
Começo com ritmo alto e os principais candidatos estão todos juntos
O Exact Cross de Beringen dos elites masculinos começou com um belo arranque de Niels Vandeputte que impôs um ritmo alto e partiu a corrida. No fim da primeira volta, Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) atacou e isolou-se na frente da corrida. O belga conseguiu uma vantagem de 3s sobre um grande grupo perseguidor. Na segunda volta, Vandebosch acabou por ser alcançado. Na volta seguinte, algumas acelerações, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante.
Na quarta volta, Toon Aerts (Deschacht – Hans – FDP) atacou e foi seguido por Toon Vandebosch e Joran Wyseure (Crelan – Corendon), Niels Vandeputte e Michael Vanthourenhout. Os cinco conseguiram uma vantagem de 10s sobre Eli Iserbyt, Jente Michels (Alpecin – Deceuninck), Lars Van der Haar e Thibau Nys (Baloise Trek Lions), Felipe Orts (Ridley Racing Team), Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) e Ryan Kamp.
Momento polémico de Eli Iserbyt e corrida começa a partir
No início da quinta volta, Ryan Kamp e Eli Iserbyt sofreram uma queda. O belga não ficou satisfeito com o movimento do neerlandês e, propositadamente, pisou a bicicleta de Kamp que acabou por partir e o obrigou a correr até às boxes. Iserbyt ainda voltou a correr, mas a organização da corrida acabou por desclassificar o campeão belga. Van der Haar, Orts, Verstrynge e Michels conseguiram reentrar no grupo da frente.
Na sexta volta, Toon Aerts atacou e isolou-se na frente da corrida. O belga conseguiu uma vantagem de 7s sobre Vanthourenhout e Vandeputte. Van der Haar continuava a seu ritmo e seguia com Vandebosch a 14s. Na volta seguinte, Vanthourenhout acelerou e passou direto por Aerts que estava a quebrar. Van der Haar também aumentou o ritmo e passou direto por Vandeputte e Aerts. O neerlandês estava a conseguir fechar o espaço para Vanthourenhout, que começou a última volta com uma vantagem de apenas 3s.
Grande volta final de Lars Van der Haar
Lars Van der Haar rapidamente chegou a Vanthourenhout e aumentou o ritmo, mas inicialmente, o Campeão da Europa conseguiu resistir. Niels Vandeputte também acelerou e conseguiu largar Toon Aerts. Na fase final da corrida, Van der Haar voltou a aumentar o ritmo e desta vez Vanthourenhout acabou por ceder. O neerlandês seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim o Exact Cross de Beringen. Vanthourenhout acabou por ser 2º a 10s e Vandeputte 3º a 18s.
Toon Aerts está aos poucos a subir de nível, depois do seu regresso à competição, e conseguiu aqui um excelente 4º posto a 30s. Joran Wyseure e Emiel Verstrynge fizeram uma excelente volta final e conseguiram ser 5º e 6º, respetivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA