Célia Gery é a nova Campeã do Mundo de Ciclocrosse Júnior!

A francesa Célia Gery venceu os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse Juniores, realizados no circuito de Tabor, na República Checa. Gery deu à França o seu primeiro Título Mundial de Ciclocrosse nas Juniores Femininas. A francesa foi mais a forte na volta final, após um grande duelo com a britânica Cat Ferguson e a eslovaca Viktória Chladonová.

Favoritas em destaque na volta inicial

Os Campeonatos do Mundo de Juniores Femininas começaram com um bom arranque de Chladonová, que teve de imediato Gery e Ferguson na sua roda. A francesa e a britânica acabaram por perder algumas posições nas primeiras curvas. Chladonová manteve-se na frente, mas foi ultrapassada pela sua compatriota Sofia Ungerová. A neerlandesa Puck Langenbarg também se mostrou muito bem e estava nas primeiras posições.

Chladonová rapidamente voltou a ter o comando da prova e começou abrir um espaço. Gery apercebeu-se disso e conseguiu fazer a ponte para a eslovaca. A francesa continuou com um ritmo elevado e conseguiu uma vantagem de cerca de 5s sobre Chladonová. Ferguson ainda estava a subir posições, mas a britânica rapidamente subiu para a terceira posição e fez a ponte para a eslovaca. No final da volta inicial, Ferguson e Chladonová alcançaram Gery e as três tinham 9s de vantagem sobre a checa Katerina Douderová e 20s sobre Langenbarg.

No início da segunda volta, Ferguson atacou, mas a britânica não conseguiu isolar-se. Depois foi a vez de Gery tentar a sua sorte, mas novamente as três mantinham-se na frente da corrida. Chladonová acabou por cometer um erro e perdeu o contacto com o grupo da frente. A eslovaca conseguiu voltar ao seu ritmo e no final da volta reentrou na luta pelo arco-íris. As três iniciaram a volta final com 25s de vantagem sobre Langenbarg e 28s sobre Douderová.

A glória para Célia Gery

No início da volta final, Chladonová atacou e conseguiu uma vantagem de 3s, mas numa zona técnica Ferguson e Gery rapidamente fizeram a ponte. A britânica passou para o comando e aumentou o ritmo. Gery acabou por cometer um erro, mas conseguiu manter-se no grupo da frente. Poucos metros depois, a francesa voltou a cometer mais um erro e ficou a cerca de 3s das duas da frente. Gery não desistiu e conseguiu reentrar novamente na luta pela vitória.

Ferguson acelerou novamente numa ligeira subida, mas não conseguiu isolar-se. Após a subida, Gery passou para o comando e atacou. Ferguson acabou por cometer um ligeiro erro e Gery conseguiu uma vantagem. A britânica largou Chladonová e conseguiu aproximar-se da francesa, que tinha uma vantagem de cerca de 2s. Ferguson acabou por cometer um erro na ponte do circuito e Gery aumentou a sua vantagem. A francesa manteve o seu ritmo e deu assim à França o primeiro Título Mundial de Ciclocrosse nas Juniores Femininas. Ferguson foi segunda a 5s e Chladonová terceira a 14s.

Destacam-se as excelentes prestações da neerlandesa Mae Cabaca e da checa Amálie Gottwaldová, ambas juniores de primeiro ano, quee foram sétima, a 1:55, e nona, a 2:06, respetivamente.

Pódio Final

Pódio Final com Cat Ferguson, Célia Gery e Viktória Chladonová
O pódio Final com Cat Ferguson, Célia Gery e Viktória Chladonová

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock