Tibor Del Grosso é o novo Campeão do Mundo de Ciclocrosse Sub-23!
O neerlandês Tibor Del Grosso venceu os Campeonatos do Mundo de Ciclocrosse nos Sub23 Masculinos, realizados no circuito de Tabor, na República Checa. Depois de ter sido segundo em 2023, Del Grosso conquistou o tão desejado Título Mundial. O neerlandês acabou por bater os belgas Emiel Verstrynge e Jente Michels por 27s.
Arranque caótico, mas com del Grosso a adiantar-se
A corrida Sub-23 começou com um ritmo elevado e acabou por ficar marcada por uma queda após a primeira série de curvas. Os belgas Ward Huybs e Aaron Dockx e o americano Andrew Strohmeyer foram os nomes com mais destaque envolvidos na queda, e perderam assim as suas chances de lutar pelas medalhas. A queda acabou por partir a corrida e deixou os neerlandeses Del Grosso e Danny van Lierop e os belgas Verstrynge e Michels isolados na frente da corrida. O francês Léo Bisiaux foi o único que conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente.
Del Grosso acabou por aumentar o ritmo ainda na volta inicial e foi apenas seguido por Vestrynge. No final da volta, o duo da frente tinha 2s de vantagem sobre Michels e 7s sobre Bisiaux. Na segunda volta, Del Grosso voltou a acelerar e Verstrynge deixou de ter capacidade para seguir o neerlandês. No final desta volta, Del Grosso tinha 6s de vantagem sobre Vestrynge. Michels passou algumas dificuldades e foi alcançado por Bisiaux. Os dois seguiam a 22s do líder.
Luta entre belgas pelo pódio
Na terceira volta, Michels largou Bisiaux e tentava garantir um lugar no pódio. Verstrynge estava a começar a quebrar, depois de ter tentado seguir Del Grosso, e via o seu compatriota aproximar-se. Del Grosso manteve o seu ritmo e tinha 14s de vantagem sobre Verstrynge, 28s sobre Michels e 54s sobre Bisiaux. Na quarta volta, Michels fez a ponte para Verstrynge. Del Grosso continuou com o ritmo alto e tinha 26s de vantagem sobre os dois belgas. Bisiaux seguia a 1:12 e tinha praticamente o quarto posto garantido.
Na volta final, Tibor Del Grosso impôs um ritmo tranquilo e seguro e confirmou assim o favoritismo, conquistando o Título Mundial de Ciclocrosse Sub-23. Michels sofreu uma queda no início da volta, mas conseguiu alcançar novamente Verstrynge. Os dois acabaram por disputar a medalha de Prata ao sprint, com Verstrynge a levar a melhor. Destaca-se a grande corrida do Sub-23 de 1º ano, Léo Bisiaux, que conseguiu ser quarto, a 1:13.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI