Ally Wollaston domina 1º dia da Track Nations Cup em Adelaide!
A Track Nations Cup de 2024 abriu na madrugada de sexta-feira em Adelaide, na Austrália, com um primeiro dia recheado de provas dominadoras. Ally Wollaston foi a figura do dia ao conquistar o Ouro na Eliminação Feminina e na Perseguição Coletiva Feminina com a seleção neozelandesa. O primeiro dia também contou com a Eliminação e a Perseguição Coletiva Masculina, e o Sprint Coletivo.
Portugal esteve presente no Velódromo com Maria Martins na Eliminação Feminina. Amanhã, Diogo Narciso será o único português em competição no Omnium Masculino.
Eliminação Feminina
Na Eliminação Feminina, Ally Wollaston conquistou o Ouro. A neozelandesa parece ter passado o grande momento de forma da estrada para a pista e conseguiu ser mais forte que a americana Jennifer Valente. A britânica Jessica Roberts ficou com o Bronze. A portuguesa Tata Martins foi apenas 20ª.
Eliminação Masculina
Na Eliminação Masculina, o canadiano Dylan Bibic conquistou o Ouro num pelotão em que era o claro favoirto. Bibic dominou a corrida e bateu o australiano Blake Agnoletto. O americano Grant Koontz conseguiu ser mais forte que o italiano Michele Scartezzini no antepenúltimo sprint e completou assim o pódio.
Perseguição Coletiva Feminina
Na Perseguição Coletiva Feminina, as neozelandesas Ally Wollaston, Emily Shearman, Samantha Donnelly, Bryony Botha e Michaela Drummond conquistaram o triunfo. Na final, Wollaston, Shearman, Donnelly e Botha bateram as britânicas, Campeãs do Mundo, Katie Archibald, Neah Evans, Josie Knight e Anna Morris. Megan Barker não competiu na final, mas também ficou com a Prata.
As australianas Georgia Baker, Alexandra Manly, Sophie Edwards e Chloe Moran bateram as canadianas Maggie Coles-Lyster, Sarah Van Dam, Ariane Bonhomme e Fiona Majendie na luta pelo último lugar do pódio. Maeve Plouffe não competiu na final, mas também ficou com o Bronze.
Perseguição Coletiva Masculina
Na Perseguição Coletiva Masculina, os britânicos William Tidball, Joshua Tarling, Rhys Britton e Charlie Tanfield alcançaram a vitória. Josh Charlton não competiu na final, mas também conquistou o Ouro. Na final, os britânicos bateram os australianos Sam Welsford, Kelland O’Brien, Conor Leahy e James Moriarty. Blake Agnoletto não correu na final, mas também ficou com a Prata.
Na luta pelo Bronze, os italianos Filippo Ganna, Elia Viviani, Francesco Lamon e Davide Boscaro bateram os neozelandeses Aaron Gate, Campbell Stewart, Thomas Sexton e Keegan Hornblow. Manlio Moro não competiu na luta pelo Bronze, mas também ficou com a medalha.
Sprint Coletivo Feminino
No Sprint Coletivo Feminino, as britânicas, Emma Finucane, Sophie Capewell e Katy Marchant bateram na luta pelo Ouro, as chinesas, Shanju Dao, Yufang Guo e Liying Yuan. A britânica Lauren Bell não competiu na final e ficou com o Ouro. A chinesa Yulu Jiang também não competiu na final e ficou com a Prata.
As neozelandesas Ellesse Andrews, Shaane Fulton, Rebecca Petch e Olivia King fecharam o pódio. Na luta pelo Bronze, Andrews, Petch e Fulton bateram as polacas Marlena Karwacka, Urszula Los e Nikola Sibiak.
As francesas Mathilde Gros, Taky Kouame e Julie Michaux não passaram da qualificação.
Sprint Coletivo Masculino
No Sprint Coletivo Masculino houve festa australiana com Leigh Hoffman, Matthew Glaetzer, Matthew Richardson e Thomas Cornish a conquistarem a vitória. Na final, Hoffman, Glaetzer e Richardson foram mais fortes que, os japoneses Yoshitaku Nagasak, Yuta Obara e Kaiya Ota.
Na luta pelo Bronze, os britânicos Jack Carlin, Ed Lowe e Hamish Turnball foram mais fortes que os chineses Shuai Guo, Qi Liu e Yu Zhou.
Foto de Capa: UCI