Mathieu Van der Poel e Fem Van Empel entram 2024 com o pé direito e conquistam o X2O Trofee Baal – GP Sven Nys!

Os neerlandeses, Campeões do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) venceram, esta tarde, a quarta prova do X2O Badkamers Trofee de 2023/2024, disputada no circuito de Baal na Bélgica.

Elites Masculinos

O Campeão do Mundo Mathieu Van der Poel continuou com o Modo Godzilla para 2024 e começou o ano com uma vitória dominadora em Baal. O neerlandês bateu o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) por 1:54. O neerlandês Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) completou o pódio.

A corrida começou com belos arranque de Wout Van Aert e Mathieu Van der Poel que rapidamente se isolaram na frente da corrida. Pim Ronhaar impôs o seu ritmo e fez a ponte para Van Aert e Van der Poel. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) vinha a fazer a sua recuperação e tentava não perder muito tempo para os três da frente. No final da volta, o trio da frente tinha 10s de vantagem sobre Thibau Nys (Baloise Trek Lions), 17s sobre Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) e 23s sobre Tom Pidcock.

Na segunda volta, Van Aert acelerou e Van der Poel seguia na sua roda. Ronhaar cedeu, mas estava mesmo atrás dos dois da frente. O belga acabou por cometer um erro e o Campeão do Mundo aproveitou para atacar e isolar-se na frente da corrida. No final da volta, Van der Poel tinha 10s de vantagem sobre Van Aert e 12s sobre Ronhaar. Pidcock já era 4º e estava com Vanthourenhout a 45s. Nys estava com Van der Haar a 55s. Na terceira volta, Van der Poel entrou no modo Godzilla e aumentou a vantagem sobre Van Aert e Ronhaar para 48s. Pidcock seguia com Vanthourenhout a 1:32. Van der Haar estava a apenas 5s do britânico e do belga.

No início da quarta volta, Van Aert aumentou o ritmo e conseguiu largar Ronhaar. Van der Poel continuou com o forte ritmo e tinha 1:05 de vantagem sobre Van Aert e 1:24 sobre Ronhaar. Van der Haar passou por Vanthourenhout e Pidcock e estava a 2:12. Vanthourenhout largou Pidcock e estava a 2:22. O britânico acabou por ser alcançado por Nys e estavam a 2:30. Na quinta volta, Van der Poel aumentou a vantagem sobre Van Aert e Ronhaar e o neerlandês preparava-se para seguir imbatível nesta temporada. Van der Haar mantinha-se em 4º. Nys largou Pidcock e chegou a Vanthourenhout. Pidcock estava em quebra, foi ultrapassado por Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) e Cameron Mason (Cyclocross Reds) e seguia com Jens Adams (Lotto-X-Oats Athletes For Hope) a 3:35.

Na volta final, Van der Poel impôs um ritmo tranquilo e o Campeão do Mundo conquistou assim a sua primeira vitória em 2024. Van Aert não teve pernas para seguir Van der Poel e acabou por ser 2º a 1:54. Pim Ronhaar fez uma grande corrida e conseguiu ser 3º a 2:44. Van der Haar foi 4º a 3:31 e Vanthourenhout foi mais forte que Nys, na volta final, para fechar o top5. Vestrynge e Mason fizeram uma boa corrida e foram 7º e 8º, respetivamente. Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) não teve uma boa corrida e foi apenas 10º a 4:16. Pidcock continuou a quebrar bastante na volta final e foi apenas 12º a 5:24.

Lars Van der Haar segue líder do X2O Badkamers Trofee e tem agora 1:38 de vantagem sobre Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal), que não correu hoje, e 1:46 sobre Cameron Mason.

Pódio Final com Pim Ronhaar – Mathieu Van der Poel – Wout Van Aert (Foto: X2O Badkamers Trofee)

Classificações.

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Fem Van Empel conquistou a sua 13ª vitória da temporada (Foto: Cor Vos)

A Campeã do Mundo Fem Van Empel começou o ano da melhor forma com uma vitória em Baal após um grande duelo com a sua compatriota Lucinda Brand (Baloise Trek Lions). A jovem canadiana Ava Holmgren (Lidl – Trek) estreou-se com as cores da Trek e conquistou uma fantástica 3ª posição a 3:15 de Van Empel.

A corrida começou com um forte arranque das duas grandes favoritas, Fem Van Empel e Lucinda Brand, que rapidamente se conseguiram destacar de toda a concorrência. Na terceira posição foi-se destacando Anna Kay, que seguia com várias ciclistas imediatamente atrás de si, uma das quais a júnior Imogen Wolff (Trinity Racing), que, apesar de uma queda, continuou nas primeiras posições. Com um percurso longo, a primeira volta de van Empel e Brand cumpriu-se em 11:34, mas a perseguição estava já a uns longos 1:16, num grupo com Sanne Cant (Crelan – Corendon), Ava Holmgren e Clara Honsinger (EF Education – TIBCO – SVB). Cinco segundos mais atrás seguiam Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Isabella Holmgren (Lidl – Trek) e Imogen Wolff.

No início da segunda volta, Lucinda Brand conseguiu destacar-se de Fem Van Empel, enquanto mais atrás era Sanne Cant a isolar-se das adversárias no terceiro posto. A Campeã do Mundo não baixou os braços, e alcançou a sua compatriota pouco antes da primeira passagem pela box, e procurou atacá-la de seguida, mas Brand respondeu e manteve-se com Van Empel. Mais atrás, Ava Holmgren e Clara Honsinger voltavam a alcançar Sanne Cant, mas a diferença na meta para as duas da frente era já de 1:55.

No início da terceira volta, Brand acelerou para tentar largar Van Empel. A Campeã do Mundo acabou por sofrer uma queda, mas rapidamente voltou ao ritmo e fez a ponte para Brand. Cant também conseguiu uma pequena vantagem sobre Ava Holmgren e Honsinger, mas a campeã belga acabou por cometer um erro e foi ultrapassada pelas duas. Ava conseguiu largar Honsinger e tentava garantir o último lugar do pódio. No final da volta, Brand conseguiu largar Van Empel e começou a volta final com uma vantagem de apenas 2s sobre a Campeã do Mundo. Ava Holmgren seguia na terceira posição a 2:31 e tinha uma vantagem de 16s sobre Honsinger e Cant.

No início da última volta, Van Empel rapidamente encostou na roda de Brand. Cant largou Honsinger e tentava fazer a ponte para Ava Holmgren. Van Empel aumentou o ritmo e Brand acabou por ceder. A Campeã do Mundo manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória com as cores da Team Visma | Lease a Bike. Brand ficou sem pernas na volta final e acabou por ser assim 2ª a 25s. Ava Holmgren fez uma fantástica corrida, a canadiana de 18 anos conquistou o melhor resultado da sua carreira ao conseguir ser 3ª a 3:15. Cant não teve capacidade para fazer a ponte para Ava e acabou por ser 4ª. Destaca-se a boa corrida das jovens canadianas Isabella Holmgren (Lidl – Trek) e Raffaele Carrier (Canada National Team) que foram 9ª e 10ª, respetivamente. Imogen Wolff também fez uma excelente corrida e a britânica foi apenas 13º por causa de um problema na bicicleta que lhe fez terminar a corrida a pé.

Fem Van Empel reforçou a sua liderança do X2O Badkamers Trofee e tem agora 6:06 de vantagem sobre Lucinda Brand. Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) é 3ª e está a 10:49.

Pódio Final com Lucinda Brand – Fem Van Empel – Ava Holmgren (Foto: X2O Badkamers Trofee)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock