Mathieu Van der Poel domina Exact Cross em Loenhout! Sanne Cant estreia-se a vencer em 2023/24!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel venceu, na tarde de hoje, o Exact Cross de Loenhout, na Bélgica, após mais uma exibição dominadora onde não deu hipótese à concorrência. Na vertente feminina, a campeã belga Sanne Cant (Crelan – Corendon) também mostrou ser a mais forte e conquistou a sua primeira vitória da temporada.
Elites Masculinos
O Campeão do Mundo Mathieu Van der Poel conquistou, no circuito de Loenhout, a sua sexta vitória da temporada, seguindo assim imbatível com mais uma exibição dominadora. O belga Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuninck) foi mais forte que Felipe Orts (Burgos – BH) e Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal) na volta final para ser 2º a 38s. Orts bateu Kamp ao sprint e completou assim o pódio.
A prova começou logo com uma queda no arranque que acabou por partir a corrida. Florian Vermeersch (Lotto Dstny) foi um dos mais afetados pela queda onde ficou a queixar-se do braço. Na primeira volta, a corrida partiu em vários grupos e Felipe Orts, Mathieu Van der Poel, Ryan Kamp, Toon Vandebosch (Crelan – Corendon), Niels Vandeputte e Jente Michels (Alpecin – Deceuninck), Timon Ruegg (Swiss Racing Academy) e Wout Janssen (Van den Plas – Hepa Cycling Team) comandavam a corrida. Gianni Vermeersch vinha a fazer a sua recuperação e seguia num grupo a 7s onde também estava Lander Loockx (Tdt-Unibet). Cameron Mason (Cyclocross Reds) não teve dos melhores arranques e seguia a 13s.
Na segunda volta, a corrida voltou a partir e Gianni Vermeersch conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente que era composto por Orts, Van der Poel, Kamp, Ruegg, Vandebosch e Vandeputte. Michels seguia com Loockx a 8s e Msona 15s com Janssen e Thijs Aerts (Circus-ReUz-Technord). No início da terceira volta, Gianni Vermeersch acelerou e foi apenas seguido por Orts e Van der Poel. Poucos minutos depois, o Campeão do Mundo passou para o comando e atacou, conseguiu assim isolar-se na frente da corrida. No final da volta, Van der Poel tinha 14s de vantagem sobre Orts e Gianni Vermeersch e 18s sobre Kamp. Loockx fez a ponte para Vandeputte, Vandebosch e Ruegg que lutavam pelo quinto posto.
Na quarta volta, Van der Poel quase sofreu uma queda, mas o Campeão do Mundo manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores. Orts largou Gianni Vermeersch e tentava garantir o segundo posto, mas tinha apenas 5s de vantagem sobre o belga que recebeu a companhia de Kamp. Na quinta volta, Gianni Vermeersch fez a ponte para Orts e os dois conseguiram uma vantagem de 5s sobre Kamp que ainda estava na luta por um lugar do pódio. Ruegg largou Vandeputte e Lockx e tentava garantir um lugar do top5.
Na última volta, Van der Poel manteve o seu ritmo e o Campeão do Mundo conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Na luta pelos dois restantes lugares do pódio houve espetáculo! No início da volta, Kamp conseguiu fazer a ponte para Orts e Gianni Vermeersch. O belga rapidamente aumentou o ritmo e conseguiu largar o neerlandês e o espanhol. Kamp também conseguiu uma ligeira vantagem sobre Orts, mas o pódio ainda não estava decidido e ia ser na reta de meta que os lugares finais eram decididos. Gianni Vermeersch conseguiu aguentar o forte ritmo dos adversários e conquistou assim o seu primeiro pódio em quase 4 anos. Orts fez um grande sprint e conseguiu passar Kamp para ser 3º a 39s. Ruegg e Loockx fizeram uma excelente corrida e foram 5º e 6º, respetivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A campeã belga Sanne Cant conquistou em Loenhout a sua primeira vitória em 2023/2024 após ser a mais forte num grande duelo com a campeã checa Kristyna Zemanová (Brilon Racing Team WB). A neerlandesa Manon Bakker (Crelan – Corendon) completou o pódio.
A corrida começou com um belo arranque da campeã checa Kristyna Zemanová que impôs de imediato um ritmo alto. A corrida acabou por partir devido ao ritmo da checa e só Manon Bakker e Sanne Cant é que tiveram capacidade para fazer a ponte para a frente da corrida. Cant ainda passou algumas dificuldades, mas conseguir manter-se no grupo da frente. No final da volta inicial, as três da frente tinham 27s de vantagem sobre Anna Kay (Cyclocross Reds) e Lauren Molengraaf (Circus-ReUz-Technord) e 37s sobre Jana Dobbelaere (Duolar – Chevalmeire), Isa Nomden (Hanzerenners Zwolle) e Femke Gort (Proximus – Cyclis – Alphamotorhomes CT).
No início da segunda volta, Cant aumentou o ritmo e conseguiu ficar isolada na frente da corrida. Zemanová largou Bakker e perseguia a campeã belga sozinha. A checa conseguiu fazer a ponte para Cant e no final da volta, as duas tinham 11s de vantagem sobre Bakker. Na luta pelo quarto posto, Kay largou Molengraaf e recebeu a companhia de Dobbelaere. As duas estavam a 1:13 da frente da corrida e tinham cerca de 15s de vantagem sobre Molengraaf. Na terceira volta, Cant voltou a aumentar o ritmo e Zemanová acabou por ceder. A campeã belga conseguiu uma vantagem de 10s sobre a campeã checa no início da volta final. Bakker seguia a 40s e tinha o terceiro posto praticamente garantido.
Sanne Cant continuou com o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada. Kristyna Zemanová bem tentou, mas não conseguiu ser mais forte que Cant. A checa continuou a mostrar o seu grande potencial e conseguiu aqui um excelente segundo posto a 28s. Manon Bakker não teve pernas para lutar pelo top2, mas conseguiu ser 3ª a 1:34. Anna Kay conseguiu largar Jana Dobbelaere para ser 4ª a 2:43. Lauren Molengraaf continua a fazer uma excelente temporada e a neerlandesa de 18 anos conseguiu ser 6ª a 3:16.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Exact Cross