Rádio Popular-Paredes-Boavista apresenta formação competitiva para 2024!
Continuando a analisar as movimentações no mercado nacional, vamos olhas às perdas e às contratações da formação da Rádio Popular – Paredes – Boavista. A equipa nortenha teve uma boa temporada, fruto também na sua maioria das exibições de César Fonte. O vianense arrecadou para a sua equipa 3 vitórias das 4 que a mesma alcançou na temporada, somando ainda a classificação da montanha na Volta a Portugal.
A nível de conquistas, o destaque é claro para a classificação da montanha na Volta a Portugal, conseguida por César Fonte, que somou também a vitória na primeira etapa e na geral do Troféu Ribeiro da Silva e na etapa 1 do GP Jornal de Notícias. A outra vitória da equipa surgiu por Tiago Leal, e também no Troféu Ribeiro da Silva, mas na etapa 2.
Observando o seu plantel para o novo ano, a equipa perdeu Luís Fernandes, Guillermo Garcia e Pedro Lopes. A nível de renovações, César Fonte, Tiago Leal, Hugo Nunes, Raul Rota, João Martins e Tiago Nunes são aqueles que se mantêm na formação axadrezada para 2024. No que toca a reforços, entram na equipa Daniel Dias, Hélder Gonçalves e Francisco Peñuela, três nomes jovens e de bastante talento, que poderão ajudar a equipa do professor José Santos a procurar mais vitórias e boas prestações no novo ano.

Daniel Dias é o primeiro reforço a ser analisado. Tem 22 anos e vem da Credibom – LA Alumínios – MarcosCar. O seu ponto forte é o contrarrelógio, tendo sido através dessa especialidade que vivenciou um dos grandes momentos da sua carreira, ao liderar a classificação da juventude na Volta a Portugal! Na maioria das provas a nível nacional, andou sempre a rondar os 20 melhores corredores, tendo como melhor resultado o 11º lugar na geral do Troféu Ribeiro da Silva, conseguido com o 10º posto na etapa final dessa corrida. Também no GP Jornal de Notícias fechou a última jornada nos 10 primeiros.

Hélder Gonçalves tem 23 anos e é oriundo da Kelly – Simoldes – UDO. O barcelense é um talento nato na alta montanha, e também vivenciou bons momentos no decorrer da Volta a Portugal, tendo estado na discussão da etapa na Senhora da Graça, onde foi terceiro, e terminado dentro do top20 nos outros 2 finais em alto. Para além da Volta a Portugal, foi também terceiro na etapa 7 do GP Jornal de Notícias, ficou várias vezes à porta do top10 em classificações gerais importantes, ao ser 11º na geral da Volta a Portugal, do GP Torres Vedras e no GP Douro Internacional.

O último reforço anunciado foi o venezuelano Francisco Peñuela. Tem 22 anos e vem da academia da Israel – Premier Tech. Peñuela é talvez o reforço mais sonante da equipa e um dos mais entusiasmantes a chegar ao pelotão português. Este jovem adapta-se muito bem à média montanha, e é muito forte em finais ao sprints com pelotões reduzidos, tendo terminado nos 10 primeiros nas clássicas internacionais do calendário Sub-23. Tem como melhores resultados o 2º lugar na Ruota d’Oro e os 10º lugares no GP Plouay Elite Open e no GP Capodarco, assim como o 11º na Il Lombardia Sub-23. Competir em Portugal não é um cenário desconhecido para si, tendo participado no GP Jornal de Notícias e no GP Mortágua em 2022, ao serviço da Drone Hopper – GSport, conseguindo o 16º lugar e a classificação da juventude na corrida nortenha e o 14º na corrida de homenagem a Pedro Silva.
A entrada dos nomes jovens mostra uma renovação que se começa a fazer na Rádio Popular – Paredes – Boavista, trazendo ciclistas de características distintas, que faziam falta para que a equipa pudesse ambicionar melhores resultados em terrenos de montanha, ou no contrarrelógio. Poderá esta juventude marcar a diferença e ajudar a equipa boavisteira a melhorar o seu registo em 2024?
Foto de Capa: UVP/FPC
Faço votos para que a Rádio Popular – Paredes – Boavista faça uma excelente temporada e que no fim o Prof. José Santos saia plenamente satisfeito com o rendimento da sua equipa.