Wout Van Aert regressa às vitórias na SuperPrestige de Heusden-Zolder! Fem Van Empel vence batalha de titãs!
O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e a neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Jumbo – Visma) venceram, esta tarde, a sexta ronda da Telenet SuperPrestige de 2023/24, disputada no circuito de Heusden-Zolder, na Bélgica.
Elites Masculinos
O belga Wout Van Aert venceu pela segunda vez em 2023/24 no circuito de Heusden-Zolder, após levar a melhor num fantástico duelo com o seu compatriota Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal). O neerlandês Joris Nieuwenhuis fechou o pódio a 34s.
A prova começou com um belo arranque do prodígio neerlandês Tibor del Grosso (Alpecin – Deceuninck) que impôs um ritmo alto e partiu a corrida. Joris Nieuwenhuis acabou por passar para o comando e aumentou o ritmo, mas o neerlandês não partiu a corrida e um grupo com mais de 10 ciclistas estava na frente da corrida no final da volta inicial. Na segunda volta, o jovem belga Ward Huybs (Baloise Trek Lions) passou para o comando e começou a partiu a corrida. No final da volta, Huybs, Wout Van Aert, Eli Iserbyt, Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck), Niewenhuis e Del Grosso faziam parte do grupo que comandava a corrida. Joran Wyseure (Crelan – Corendon) perseguia este grupo sozinho e estava a 6s. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) estavam a 12s do grupo da frente.
Na terceira volta, Wyseure conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. No final da volta, Del Grosso acelerou e conseguiu uma vantagem de cerca de 2s sobre Iserbyt, Wuybs, Nieuwenhuis, Van Aert e Vandeputte. Wyseure acabou por ceder e estava a cerca de 7s do líder. No início da quarta volta, Del Grosso foi alcançado e Wyseure reentrou no grupo da frente. No final da volta, Wyseure voltou a perder o contacto com o grupo da frente.
Na início da quinta volta, Wyseure voltou a alcançar os seis da frente. Iserbyt acabou por passar para o comando e acelerou. Wyseure e Wuybs acabaram por ceder e no final da volta estavam a cerca de 5s da frente da corrida. No início da sexta volta, Wyseure largou Wuybs e fez a ponte para o quintento da frente. Iserbyt acelerou mais uma vez, mas o belga não teve capacidade para partir o grupo. No final desta volta, Van Aert atacou e só Iserbyt é que teve capacidade para seguir o belga da Jumbo. Os dois conseguiram uma vantagem de cerca de 5s sobre Nieuwenhuis, Del Grosso e Vandeputte.
Na sétima volta, Van Aert voltou a tentar largar Iserbyt na fase final, mas acabou por não conseguir e os dois seguiram juntos para a volta final com uma vantagem superior a 10s sobre Nieuwenhuis, Del Grosso, Vandeputte e Wyseure. No início da volta final, Iserbyt acelerou com o objetivo de largar Van Aert, mas acabou por não conseguir. Na entrada para a fase mais dura do circuito, Van Aert passou para o comando e aumentou o ritmo. Iserbyt acabou por deixar de ter capacidade para seguir Van Aert que continuou com o seu grande ritmo para conquistar assim a sua segunda vitória da temporada. Isertbyt bem tentou, mas acabou por ser segundo a 8s. Nieuwenhuis conseguiu saltar do grupo perseguidor, na fase final da volta final, para ser 3º a 34s.
Vandeputte tentou seguir Nieuwenhuis, mas acabou por não ter capacidade e foi 4º a 38s. Destaca-se a fantástica corrida do neerlandês de 20 anos Tibor del Grosso que fechou o top5 a 44s de Van Aert. Wyseure fez mais uma excelente corrida e terminou em 6º a 46s. Ward Huybs também se destacou ao conseguir ser 7º a 1.01. Destaca-se também a grande corrida do belga de 19 anos Aaron Dockx (Crelan – Corendon) que foi 10º a 1:06. Hermans não está no seu melhor nível e foi apenas 11º a 1:06. Michael Vanthorenhout teve mais uma corrida em que passou ao lado e acabou por abandonar.
Eli Iserbyt reforçou a sua liderança da Superprestige e soma agora 86pts. Joris Nieuwenhuis e Niels Vandeputte estão empatados com 61pts, mas o neerlandês é 2º pois venceu duas corridas e o belga não venceu nenhuma.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel conquistou em Heusden-Zolder a sua 12ª vitória em 2023/24, após uma fantástica batalha com a neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck), que acabou por ser decidida ao sprint. A neerlandesa Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) completou o pódio.
A corrida começou com um belo arranque da campeã luxemburguesa Marie Schreiber (Team SD Worx) que impôs de imediato um ritmo alto. Pouco tempo depois, Van Empel passou para o comando, aumentou o ritmo e começou a partir a corrida. A Campeã do Mundo foi seguida por Alvarado e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) e no final da volta inicial tinham 2s de vantagem sobre Schreiber, 9s sobre Inge Van der Heijden e Kristyna Zemanová (Brilon Racing Team MB) e 13s sobre Sanne Cant (Crelan – Corendon).
Na segunda volta, Van Empel continuou com o ritmo elevado e Worst acabou por ceder. A neerlandesa da Cyclocross Reds acabou por ser alcançada por Schreiber, Zemanová e Van der Heijden. O grupo perseguidor acabou por partir e Van der Heijden tentava fazer a ponte sozinha para Van Empel e Alvarado que tinham 10s de vantagem. Zemanová também saltou do grupo perseguidor e estava a 7s de Van der Heijden. Schreiber e Worst foram alcançadas por Cant e estavam a 26s das duas da frente.
No início da terceira volta, Van Empel acelerou e estava a abrir um espaço sobre Alvarado, mas acabou por sofrer uma queda. A Campeã do Mundo ficou marcada, mas voltou rapidamente à bicicleta. Alvarado passou assim para a liderança e tinha 4s de vantagem sobre Van Empel e 16s sobre Van der Heijden. Na quarta volta, Van Empel impôs o seu ritmo e conseguiu fazer a ponte para Alvarado. Numa das zonas mais duras e técnicas do circuito, Van Empel atacou e conseguiu largar Alvarado. No final da volta, a neerlandesa tinha 3s de vantagem sobre a sua compatriota. Van der Heijden continuava com o seu ritmo e estava a 26s de Van Empel. Zemanová foi alcançada por Cant e Worst e as três estavam a 12s de Van der Heijden.
Na quinta volta, Alvarado conseguiu juntar-se novamente a Van Empel na frente da corrida e as duas acabaram por lutar pela vitória na volta final. Van der Heijden manteve-se isolada e a neerlandesa da Crelan tinha praticamente garantido a terceira posição. Na volta final, Van Empel e Alvarado começaram por marcar-se e a vantagem que tinha sobre Van der Heijden diminuiu bastante. Nas barreiras, Van Empel cometeu um erro que bloqueou Alvarado e as duas seguiam juntas. Poucos metros depois, Alvarado passou para a frente e aumentou o ritmo, mas Van Empel conseguiu manter-se na roda. A neerlandesa da Alpecin acabou por também cometer um erro que bloqueou Van Empel e as duas seguiram juntas para o sprint final. Van Empel acabou por não dar hipótese ao sprint e conquistou assim a sua 12ª vitória da temporada.
Van der Heijden mostrou-se num belo nível na corrida de hoje e conseguiu ser 3ª a 16s. Cant largou Zemanová e Worst nas duas últimas voltas e a campeã belga foi assim 4ª a 40s. Zemanová mostrou-se muito bem e a checa de 20 anos foi 5ª a 58s. Worst ainda não está no seu melhor nível e foi assim 6ª a 1:10. Schreiber também não esteve na sua melhor forma e foi apenas 7ª a 2:05. Destaca-se a excelente corrida da neerlandesa de 18 anos, Lauren Molengraaf (Circus-ReUz-Technord), que foi 9ª a 2:26.
Com a 6ª posição, Annemarie Worst conseguiu manter-se na liderança da Superprestige com 74pts e tem apenas 1pt de vantagem sobre Ceylin Alvarado. Aniek Van Alphen (Cyclocross Reds) manteve a terceira posição e soma agora 66pts, mas viu Van der Heijden a aproximar-se e tem apenas 5pts de vantagem sobre a sua compatriota.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images