Godzilla Mathieu van der Poel demolidor em Gavere! Pieterse acaba com a sucessão de vitórias de Van Empel!
Os neerlandeses Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) venceram, esta tarde, a décima prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Gavere, na Bélgica.
Elites Masculinos
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel venceu a corrida da Taça do Mundo em Gavere, após mais uma exibição dominadora desde a volta inicial. O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) voltou a não ter resposta para Van der Poel e acabou por ser o melhor do resto, terminando assim em 2º a 36s. O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) fechou o pódio após uma grande luta na volta final com o neerlandês Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions).
A corrida começou com um bom arranque de Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) que impôs um ritmo alto. Van der Poel e Van Aert arrancaram bem e subiram logo para as primeiras posições. Pidcock arrancou da quarta linha e o britânico ia ao seu ritmo para tentar subir posições. Na primeira subida do circuito, cortes aconteceram e Van der Poel, Nieuwenhuis e Van Aert conseguiram uma pequena vantagem. O Campeão do Mundo rapidamente passou para o comando e isolou-se na frente da corrida. Van Aert demorou a passar Nieuwenhuis, mas quando o fez, o neerlandês não teve capacidade para seguir o belga que ia em busca de Van der Poel. No final da volta, o Campeão do Mundo tinha 8s de vantagem sobre Van Aert, 18s sobre Van der Haar e Nieuwenhuis, 22s sobre Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) e 30s sobre Pidcock, Thibau Nys (Baloise Trek Lions) e Jente Michels (Alpecin – Deceuninck).
Na segunda volta, Van der Poel continuou com o ritmo fortíssimo e aumentou a sua vantagem sobre Van Aert para 30s. Van der Haar e Nieuwenhuis seguiam juntos e estavam a 38s do líder. Nys fez a ponte para Vanthourenhout, Iserbyt e Ronhaar e estavam a 55s. Cameron Mason (Cyclocross Reds) estava a fazer a sua recuperação a ritmo e estava com Michels a 1:01. Pidcock pode ter tido um problema nesta volta, não deram imagens do britânico a perder o contacto com Nys e Michels e estava em 12º a 1:17 do líder.
Na terceira volta, o Campeão do Mundo continuou a voar e tinha agora 42s de vantagem sobre Van Aert e 49s sobre Van der Haar e Nieuwenhuis. Ronhaar aumentou o ritmo, Iserbyt foi o único que o conseguiu seguir e os dois estavam a 1:11 do líder. Pidcock fez uma grande volta e o britânico estava a apenas 5s deste dois com Vanthourenhout na roda. Nys, Mason e Michels perderam bastante tempo nesta volta e os três deixaram de estar na luta pelo top5.
Na quarta volta, Van der Poel manteve o seu ritmo e tinha 41s de vantagem sobre Van Aert. Nieuwenhuis estava a 52s do líder e tinha uma vantagem de 3s sobre o seu colega de equipa Van der Haar. Pidcock fez mais uma grande volta e era 5º a 1:06. O britânico passou direto por Iserbyt e Ronhaar e tentava fazer a ponte para os dois homens da Baloise para tentar ficar com o último lugar do pódio. Iserbyt tentava conseguir a melhor pontuação possível, o belga era 6º a 1:26 e seguia com Vanthourenhout. Ronhaar começou a quebrar nesta volta e era agora 8º a 1:41. Mason seguia com Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) a 1:51 e os dois iam a ritmo para tentarem conseguir um bom resultado em Gavere.
Na quinta volta, Van der Poel sofreu uma queda, mas o neerlandês não parou com o ritmo alto e manteve uma vantagem de 42s sobre Van Aert. Pidcock continuou a fazer uma grande recuperação, o britânico alcançou os dois ciclistas da Baloise, mas acabou por sofrer uma queda que bloqueou Van der Haar. No final da volta, Pidcock conseguiu juntar-se a Van dar Haar e os dois estavam a 4s de Nieuwenhuis. Iserbyt seguia com Vanthourenhout a 1:46 do líder.
Na penúltima volta, Van der Poel continuou com o seu ritmo e manteve a sua vantagem sobre Van Aert. Pidcock largou Van der Haar e fez a ponte para Nieuwenhuis e os dois iam lutar na última volta pelo último lugar do pódio. Van der Haar estava sozinho e tinha garantido o 5º posto. Vanthorenhout seguia com Iserbyt e estavam a mais de 2:00 do líder.
Na última volta, o Campeão do Mundo manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quarta vitória da temporada, seguindo imbatível. Van Aert voltou a não ter pernas para responder ao fantástico ritmo de Van der Poel e acabou por ser 2º a 36s. Pidcock e Nieuwenhuis protagonizaram uma grandíssima batalha pela último lugar do pódio na última volta com o britânico a acabar por levar a melhor e a ser 3º a 58s. Iserbyt terminou em 6º a 2:27 e Ronhaar 8º a 2:37.
Destaca-se a excelente corrida do belga, de 21 anos, Emiel Verstrynge que foi 9º a 3:05. Cameron Mason também fez mais uma boa corrida e foi 10º a 3:22. O Campeão da Europa de Sub23, Jente Michels, também fez uma excelente corrida e foi 11º a 3:43. Thibau Nys ainda procura regressar ao seu melhor nível e foi apenas 13º a 4:32.
Eli Iserbyt manteve a liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e soma agora 275pts. O belga aumentou a sua vantagem sobre Pim Ronhaar que é 2º com 216pts. Lars Van der Haar segue 3º com 212pts e Joris Nieuwenhuis segue em 4º com 210pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A Campeã dos Países Baixos, Puck Pietese, estreou-se a vencer na temporada de Ciclocrosse, ao dominar a corrida da Taça do Mundo de Gavere quase de início a fim! Fem van Empel (Jumbo – Visma) obteve a sua primeira derrota da temporada, à 12ª corrida, após um começo bastante receoso a ter afastado da liderança, chegando a 28s da compatriota, enquanto a líder da Taça do Mundo, Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) foi terceira, a 47s.
A corrida feminina começou com o habitual arranque em força de Marie Schreiber (Team SD Worx), que ganhou alguns metros à concorrência, mas foi Puck Pieterse quem saiu melhor entre as candidatas à vitória, passando a Campeã Luxemburguesa para se isolar na frente, enquanto Fem van Empel, Lucinda Brand (Baloise Trek Lions), Ceylin Alvarado, e também Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) alcançavam Schreiber.
Ao minuto 6, Puck Pieterse caiu numa descida, e perdeu quase toda a vantagem, mas manteve-se isolada na frente. Mais atrás, Fem van Empel parecia em dificuldades, após ter caído no reconhecimento. Pieterse voltou a cair 2min depois, sem tanto aparato como no momento anterior, mas foi o suficiente para perder a liderança para Alvarado, enquanto van Empel começava a recuperar terreno e alcançava Lucinda Brand. Ao final da primeira volta, Alvarado e Pieterse lideravam, com van Empel e Brand já a 15s de distância, e a dupla de Schreiber e Backstedt a 22s.
Pieterse iniciou a segunda volta tal como a primeira, e aumentou o ritmo para fazer Alvarado descolar, enquanto na perseguição era van Empel a conseguir também destacar-se. Numa zona de maior força, van Empel voltou a ceder terreno para Brand, enquanto Alvarado aproveitava a descida seguinte para arriscar e aproximar-se de Pieterse. A junção na frente parecia que se ia dar logo após a passagem na box, mas não sucedeu, e Pieterse entrou na volta 3 com apenas 5s de vantagem sobre Alvarado, enquanto van Empel havia encostado novamente em Brand, mas seguiam já a 30s da frente.
Na terceira das cinco voltas ao traçado de Gavere, o cenário da volta anterior sucedeu-se para a dupla na dianteira da corrida, com Alvarado a estar próxima de encostar, mas a voltar a ceder terreno na fase final, para entrar na quarta volta a 12s da Campeã dos Países Baixos. Mais atrás, van Empel encontrava finalmente o seu ritmo, e, sem perder posição para Brand como nas duas voltas iniciais, aproveitou para escapar da compatriota para se isolar na terceira posição, a 30s da frente.
A quarta volta trouxe o melhor da Campeã Mundial, que pela primeira vez conseguiu recuperar tempo para a frente e aproximar-se da segunda posição. Pieterse teve uma volta sem erros, e também sem forçar em demasia, para entrar na volta final com Alvarado a 16s e van Empel já a apenas 24s. A Campeã Mundial entrou motivadíssima para atacar o segundo posto na volta final, e rapidamente alcançou e ultrapassou a líder da Taça do Mundo, forçando o erro após uma curva à direita para se isolar nessa mesma posição. Na frente, Pieterse seguiu em ritmo de cruzeiro, que lhe permitiu chegar à sua primeira vitória da temporada. O ritmo de van Empel revelou-se demasiado para Alvarado no final, com a Campeã do Mundo a assegurar o segundo posto, na sua primeira derrota à 12ª corrida da temporada, a 28s, e a líder da Taça do Mundo a voltar aos pódios e a ser terceira, a 47s.
Destaque para a húngara Kata Blanka Vas (Team SD Worx), que alcançou o primeiro top5 na Taça do Mundo esta temporada, a 2:18 da vencedora, e para a inglesa Imogen Wolff, de apenas 17 anos, que foi 15ª a 6:12.
Ceylin Alvarado segue líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse e tem agora 282pts. A neerlandesa tem uma vantagem de 70pts sobre Lucinda Brand. Com a vitória de hoje, Puck Pieterse subiu à 3ª posição e soma 180pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: SportPic_Agency