Aviludo – Louletano – Loulé Concelho vai ao mercado para voltar em força em 2024!

Finda mais uma temporada, as equipas já se reforçarem para enfrentar a próxima, e muitas mudanças aconteceram em território nacional. A nível de mercado de transferências das equipas portuguesas, começamos por analisar o plantel da Aviludo – Louletano – Loulé Concelho, que terminou o ano como a equipa mais abaixo no ranking UCI, na 178ª posição, com apenas 34pts conquistados.

A formação louletana fez uma temporada um pouco aquém das expectativas, tendo apenas 1 vitória na orimeira edição da Clássica de Santo Thyrso, por intermédio do argentino Tomas Contte. Nas restantes corridas, os louletanos somaram algumas presenças no top10, com Carlos Oyarzun, Jesus del Pino, César Martingil e Vicente de Mateos, fazendo com destaque para o 10º lugar na geral da Volta a Portugal e o 5º posto na geral do Grande Prémio Jornal de Notícias, ambos pelo espanhol Jesus del Pino, mas também para o 8º lugar de César Martingil no Campeonato Nacional de Fundo.

Nas alterações ao plantel para 2024, verificamos as saídas de César Martingil, para a Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua, mas também de Vicente de Mateos, após 10 anos em Portugal, de André Cruz, Nuno Meireles, Rui Rodrigues, Miquel Valls e Nahuel d’Áquila. Com a equipa de Loulé renovaram quatro ciclistas: Tomas Contte, Jesus del Piño, Carlos Oyarzun e Daniel Viegas.

Nicolas Tivani é o grande reforço deste defeso para a Aviludo – Louletano – Loulé Concelho! (Foto: Lisa Paletti)

O primeiro grande reforço da equipa é o argentino Nicolas Tivani, que chega a Portugal após uma temporada na Corratec Selle Italia, equipa ProTeam italiana. No seu currículo, a vitória de maior destaque é a da etapa 6 da Vuelta a San Juan 2019, uma das mais conhecidas corridas de início da temporada. A grande força de Tivani está nas chegadas rápidas, sendo também ele mais um sério candidato para vencer os finais ao sprint do calendário nacional.

José Dias chega da Fonte Nova – Felgueiras para reforçar a equipa! (Foto: Igor Martins)

Relativamente aos reforços, a equipa conta com cinco caras novas, e começamos por analisar José Dias, proveniente da equipa amadora da Fonte Nova – Felgueiras. Tem 23 anos e é um corredor que tem como ponto forte a média montanha, e irá estar maioritariamente a trabalhar para os interesses coletivos. Na época passada destacou-se já na fase final do ano, com várias fugas no GP Jornal de Notícias, que lhe valeram o quarto posto na etapa 4, e o top10 final no GP Mortágua – Pedro Silva.

David Dominguez chega da Zamora Enamora após ter participado no GP JN! (Foto: Ana Dominguez)

David Dominguez é outro dos reforços, tem 23 anos e vem da equipa amadora espanhola Zamora Enamora. É um corredor com perfil para média e alta montanha, e acabou a época com 3 vitórias e com 21 lugares no top10. Em Portugal, David marcou presença no GP Jornal de Notícias, e, tal como José, esteve em destaque na etapa 4 da corrida, que, em fuga, terminou na quarta posição ao sprint. Em 2022, David integrou a formação Sub-23 da EOLO – Kometa, e foi 10º na Ronde de l’Isard, uma das mais importantes provas por etapas para o pelotão desse escalão.

Sergio Garcia chega proveniente da Glassdrive – Q8 – Anicolor! (Foto: UVP/FPC)

O terceiro corredor é Sergio Garcia, tem 24 anos e na época passada representou a formação da Glassdrive – Q8 – Anicolor. O espanhol acabou a época sem resultados de destaque, sendo que esteve sempre ao serviço dos seus líderes, obtendo a melhor marca pessoal na etapa 4 da Volta ao Alentejo, onde foi 15º, e o segundo melhor elemento da formação de Águeda.

Gaspar Gonçalves deixa a Efapel e junta-se à formação de Loulé! (Foto: UVP/FPC)

Outro dos elementos é Gaspar Gonçalves, proveniente da formação da Efapel Cycling. O português tem 28 anos, e é um corredor completo, tendo como ponto forte o contrarrelógio. Ao longo da época terminou quatro vezes dentro dos 10 primeiros, com destaque para o sétimo posto no Campeonato Nacional da especialidade. Foi também terceiro na etapa final do GP Douro Internacional, quinta na etapa 2 do Troféu Ribeiro da Silva, e décimo na etapa 2 do GP “O Jogo”.

Tomás Viegas Martins regressa a Portugal após três anos na Bicicletas Rodriguez – Extremadura! (Foto: UVP/FPC)

O último reforço da equipa de Loulé é Tomás Martins, que tem 21 anos e vem da equipa amadora espanhola Bicicletas Rodriguez – Extremadura. É um corredor que se adapta a terrenos de média montanha, e na época passada acabou sem resultados de destaque. Tomás fez a formação júnior na Bairrada Cycling Team, onde foi quinto no Campeonato Nacional de Contarrelógio em 2020, e sexto no Troféu Cidade de Fafe.

Uma temporada a “recompor” será o objetivo da Aviludo – Louletano – Loulé Concelho, na busca dos resultados que faltaram em 2023. Com o novo plantel, conseguirão eles voltar a ter uma boa época, ou a prestação passará pelo mesmo?

Foto de Capa: Aviludo – Louletano – Loulé Concelho / Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock