Mathieu Van der Poel regressa em modo Godzilla no X2O Badkamers Trofee em Herentals! Fem Van Empel conquista 10ª vitória da temporada!
Os neerlandeses, Campeões do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Fem Van Empel (Jumbo – Visma) venceram, esta tarde, a terceira prova do X2O Badkamers Trofee de 2023/2024, disputada no circuito de Herentals, na Bélgica.
Elites Masculinos
O Campeão do Mundo Mathieu Van der Poel conquistou a sua 150ª vitória da carreira no seu regresso ao Ciclocrosse, batendo toda a concorrência após uma exibição dominadora. O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) também fez o seu regresso à competição e conseguiu ser 2º a 28s do neerlandês. O pódio foi completado pelo campeão neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions).
A prova começou com um belo arranque de Van der Poel que impôs um ritmo elevado. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) ainda seguiu o Campeão do Mundo durante uns metros, mas na subida do percurso, o neerlandês conseguiu isolar-se na frente da corrida. No final da volta inicial, Van der Poel tinha 14s de vantagem sobre Iserbyt que recebeu a companhia de Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal). Van der Haar estava a 19s e tinha Laurens Sweeck e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) e Cameron Mason (Cyclocross Reds) consigo. Tom Pidcock não teve um bom arranque e era apenas 19º na volta inicial, estando a 37s de Van der Poel.
Na segunda volta, Van der Haar fez a ponte para Iserbyt, Vandeputte e Vanthourenhout. Van der Poel manteve o ritmo elevado e aumentou a sua vantagem sobre os quatro perseguidores para 30s. Mason continuava na luta pelo pódio e estava com Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) e Sweeck. a apenas 6s do grupo de Iserbyt. Pidcock vinha a fazer a sua recuperação e estava mesmo atrás do grupo de Mason com Gianni Vermeersch (Alpecin – Deceuninck).
Na terceira volta, Vanthourenhout deixou de ter capacidade para seguir Iserbyt, Van der Haar e Vandeputte e foi alcançado por Mason, Hermans, Pidcock, Vermeersch e Sweeck. Van der Poel manteve o seu ritmo e aumentou a sua vantagem para mais de 40s sobre os perseguidores. Na quarta volta, Mason fez a ponte para Vandeputte, Van der Haar e Iserbyt. Pidcock ia a seu ritmo e estava a 14s deste grupo. Van der Poel já tinha uma vantagem de 50s sobre os perseguidores.
Na quinta volta, Pidcock aumentou o ritmo e conseguiu alcançar o grupo de Mason, Iserbyt, Vandeputte e Van der Haar. Na sexta volta, Vandeputte deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo perseguidor que estava a quase 1:00 de Van der Poel. No início da sétima volta, Iserbyt aumentou o ritmo e Mason acabou por ceder. No final da volta, Pidcock atacou e conseguiu uma vantagem de 2s sobre Iserbyt e Van der Haar que voltaram a receber a companhia de Mason.
No início da última volta, Iserbyt aumentou o ritmo e Mason acabou por ceder. O belga também conseguiu largar Van der Haar e tentava chegar a Pidcock. Iserbyt conseguiu chegar à roda do britânico, mas pouco metros depois, acabou por cometer um erro que o fez pôr um pé no chão e foi alcançado por Van der Haar. Van der Poel impôs um ritmo tranquilo na volta final e o neerlandês regressou assim ao ciclocrosse com uma grande vitória. Pidcock conseguiu aguentar o forte ritmo de Iserbyt e Van der Haar para ser 2º a 28s. Van der Haar acabou por ser mais forte ao sprint que Iserbyt para ser 3º a 29s.
Mason fez mais uma fantástica corrida e conseguiu ser 5º a 59s. Vandeputte também voltou a mostrar que temporada após temporada está num nível melhor ao conseguir ser 6º a 1:12. Vermeersch e Hermans também regressaram à competição e foram 8º e 9º, respetivamente, ambos a 1:52.
Lars Van der Haar segue líder do X2O Badkamers Trofee e tem apenas 9s de vantagem sobre Eli Iserbyt. Cameron Mason é terceiro e está a 1:15 do neerlandês.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A Campeã do Mundo Fem Van Empel conquistou, em Herentals, a sua 10ª vitória da temporada e segue assim imbatível. A neerlandesa não esteve no seu melhor nível, pois esteve constipada neste semana e ainda sofreu uma queda num dos treinos, mas mesmo assim, conseguiu levar a melhor ao sprint sobre a neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions). Annemarie Worst (Cyclocross Reds) foi 3ª a 45s e completou assim o pódio neerlandês.
A corrida começou com uma primeira volta que se revelou diferenciadora, com o ritmo de Fem van Empel, que tomou desde cedo a dianteira, a esticar o pelotão e a parti-lo cada vez mais após cada curva. Nas zonas de maior potência, a Campeã Mundial destacava-se ligeiramente, e assim aconteceu até restarem apenas na sua companhia Manon Bakker (Crelan – Corendon), Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Annemarie Worst e também Lucinda Brand. Na subida mais difícil do circuito, van Empel foi naturalmente embora, mas Brand e Worst conseguiram fechar o espaço pouco após a descida, e o mesmo fizeram Bakker e Betsema quando Brand tomou o comando com um ritmo ligeiramente mais baixo.
As cinco começaram a segunda volta praticamente juntas, e foi na subida que tudo se voltou a decidir, com van Empel a voltar a escapar, e desta vez sem retorno. O grupo acabou por partir, com Bakker a ser quem passava pior, e a formar-se um grupo na perseguição com Worst, Brand e Betsema. Na terceira volta, Brand largou Betsema e Worst e reduziu a vantagem de Van Empel para apenas 3s. Na quarta volta, Brand fez a ponte para Van Empel e as duas seguiram juntas para a volta final. Worst manteve a sua vantagem sobre Betsema de 20s e começava a garantir o último lugar do pódio.
Na última volta, Van Empel acelerou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre Brand. No final da volta, a neerlandesa da Baloise fez a ponte para a Campeã do Mundo e íamos ter um sprint entre as duas. Van Empel lançou o sprint final e acabou por ser mais forte que Brand para conquistar assim a sua 10ª vitória da temporada. Worst conseguiu segurar o último lugar do pódio e cruzou a linha de meta a 45s da vencedora. Destaca-se a excelente corrida da belga de 18 anos, Xaydee Van Sinaey (Crelan – Coredon) que foi 10ª a 4:09.
Fem Van Empel aumentou ainda mais a sua vantagem na geral do X2O Badkamers Trofee e tem agora 5:39 sobre Denise Betsema e 5:46 sobre Lucinda Brand.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Alpecin – Deceuninck