Joris Nieuwenhuis bisa na Superprestige em Boom! Fem Van Empel segue imbatível!
Os neerlandeses Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) e Fem Van Empel (Jumbo – Visma) venceram, esta tarde, a quinta ronda da Telenet SuperPrestige de 2023/24, disputada no circuito de Boom, na Bélgica.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma fantástica vitória de Joris Nieuwenhuis que bisou assim na Superprestige de 2023/24. O neerlandês levou a melhor após um fantástico duelo com o campeão britânico Cameron Mason (Cyclocross Reds). O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) foi terceiro a 52s.
A corrida masculina começou com um belo arranque de Jens Adams (Lotto-X-Oats Athletes For Hope) que conseguiu uma ligeira vantagem. O belga foi rapidamente alcançado; Nieuwenhuis acabou por aumentar o ritmo e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Mason e Iserbyt perseguiam Nieuwenhuis e Thibau Nys (Baloise Trek Lions) estava mesmo atrás do britânico e do belga. Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) não teve um bom arranque e tinha de subir algumas posições.
Na segunda volta, Iserbyt deixou de ter capacidade para seguir Mason e foi passado direto por Nys. Nieuwenhuis tinha 5s de vantagem sobre Mason, 13s sobre Nys e 17s sobre Iserbyt. No início da terceira volta, Iserbyt alcançou Nys. No final desta volta, Nys perdeu o contacto com Iserbyt que recebeu a companhia do seu colega de equipa Vanthourenhout. Nieuwenhuis tinha 7s de vantagem sobre Mason que dava tudo para tentar alcançar o neerlandês.
Na quarta volta, Iserbyt e Vanthourenhout foram alcançados por Nys, Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) e Thijs Aerts (Circus-ReUz-Technord). Nys acabou por aumentar o ritmo e Aerts e Vanthourenhout acabaram por ceder, mas mantinham o belga, Iserbyt e Vandeputte à vista. Nieuwenhuis mantinha uma vantagem de 6s sobre Mason. Na quinta volta, Iserbyt, Vandeputte e Nys foram alcançados por Vanthourenhout e Aerts. Vandeputte acabou por acelerar e foi seguido por Iserbyt e Vanthourenhout. No final desta volta, Nieuwenhuis tinha 8s de vantagem sobre Mason e 48s sobre Iserbyt, Vanthourenhout e Vandeputte.
Na sexta volta, Iserbyt atacou, largou Vandeputte e Vanthourenhout e tentava garantir o terceiro posto. No final da volta, Mason continuava a 6s de Nieuwenhuis. Iserbyt estava a 48s do líder e tinha 10s de vantagem sobre Vandeputte e Vanthourenhout. Na sétima volta, Nieuwenhuis e Mason continuaram com um ritmo elevado e o neerlandês tinha 9s de vantagem sobre o britânico. Vanthourenhout e Vandeputte tentavam alcançar Iserbyt, mas também não estavam a conseguir.
Na penúltima volta, a diferença entre Nieuwenhuis e Mason continuava nos 9s. Vandeputte atacou e estava a conseguir largar Vanthourenhout, mas o belga acabou por cometer um erro e foi alcançado pelo Campeão da Europa. Nieuwenhuis manteve o seu ritmo na volta final e o neerlandês conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Mason bem tentou, mas não conseguiu chegar ao neerlandês e acabou por ser segundo a 10s. Iserbyt conseguiu manter o seu ritmo e completou assim o pódio.
Vandeputte fez uma excelente corrida de trás para a frente e conseguiu largar Vanthourenhout na volta final para ser 4º a 1:05. Thibau Nys cedeu bastante nas voltas finais e ainda conseguiu ser mais forte ao sprint que Witse Meeussen (Crelan – Corendon) para ser 6º a 1:32. Thijs Aerts também cedeu nas voltas finais e foi 9º a 1:48. Destaca-se a excelente corrida do Campeão da Europa de Sub23, Jente Michels (Alpecin-Deceuninck) que foi 10º a 1:51. Também se destaca a grande corrida do jovem neerlandês Tibor del Grosso (Alpecin-Deceuninck) que com o dorsal 58, conseguiu ser 13º a 3:33.
Eli Iserbyt segue líder da Superprestige e tem agora 72pts. Niels Vandeputte é segundo com 49pts e Joris Nieuwenhuis terceiro com 48pts. Cameron Mason aproximou-se da luta pelo pódio e é quarto com 40pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina
A corrida feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante da neerlandesa Fem Van Empel que continua imbatível nesta temporada. A Campeã do Mundo bateu as suas compatriotas Puck Pieterse (Fenix-Deceuninck) e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) por 1:04 e 1:59, respetivamente.
A prova feminina começou com um bom arranque de Pieterse que impôs de imediato um ritmo alto. Van Empel e Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) não tiveram um bom arranque e perderam algumas posições. Uma queda acabou por partir a corrida e Pieterse, Van Empel, Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon), Worst, Blanka Vas (Team SD Worx) e Alicia Franck (De Ceuster – Bonache) acabaram por ficar isoladas na frente da corrida. Van Empel acabou por cometer um erro que a levou ao chão e Pieterse ficou isolada. A Campeã do Mundo rapidamente voltou à bicicleta e isolou-se na perseguição à campeã neerlandesa que tinha 8s de vantagem na volta inicial. Van der Heijden, Worst, Vas e Betsema estavam a 20s de Pieterse.
No início da segunda volta, Pieterse cometeu um pequeno erro que fez com que Van Empel a alcançasse. Poucos metros depois, a campeã neerlandesa acabou por sofrer uma queda que deixou a Campeã do Mundo isolada na frente da corrida. Pieterse voltou a cometer mais um erro e no final da segunda volta estava a 20s de Van Empel. Vas, Betsema, Worst e Van der Heijden continuavam a lutar pelo terceiro posto e estavam a 52s da líder.
Na terceira volta, Van Empel aumentou a sua vantagem sobre Pieterse para 43s. Vas acelerou; Worst e Van der Heijden conseguiram seguir a campeã húngara e as três estavam a 1:26 da frente da corrida. Na quarta volta, Van Empel voltou a aumentar a sua vantagem sobre as perseguidoras. Worst conseguiu uma vantagem de 5s sobre Vas e Van der Heijden e tentava garantir o terceiro posto.
Van Empel continuou com o seu ritmo na penúltima e última volta e a Campeã do Mundo conquistou assim a sua nona vitória da temporada. Pieterse não teve pernas para seguir o ritmo de Van Empel e acabou por ser 2ª a 1:04. Worst continuou aumentar a sua vantagem sobre as ciclistas que estavam a lutar pelo último lugar do pódio e conseguiu ser 3ª a 1:59. Aniek Van Alphen (Cyclocross Reds) fez uma boa recuperação e conseguiu ser 5ª a 2:15. Vas cedeu nas voltas finais e foi apenas 7ª a 2:34. Van Anrooij fez a corrida a seu ritmo após ter ficado presa na queda da volta inicial e acabou por ser 9ª a 2:55.
Annemarie Worst é a nova líder da Superprestige com 64pts e tem apenas 5pts de vantagem sobre Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck), que não participou na corrida de hoje. Aniek Van Alphen é terceira na geral com 58pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Bram van Lent