Fem Van Empel é a nova Campeã do Mundo de Ciclocrosse!
A neerlandesa Fem Van Empel tornou-se pela primeira vez Campeã do Mundo de Ciclocrosse em elites, em Hoogerheide, nos Países Baixos, uma prova que chamava potência mas também técnica em algumas zonas do circuito. Van Empel bateu as suas compatriotas Puck Pieterse e Lucinda Brand por 39s e 1:11, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Inge Van der Heijden mas Van Empel conseguiu passar para a liderança nas primeiras curvas. Pieterse não teve um bom arranque mas a neerlandesa conseguiu recuperar e na fase inicial já estava junto das líderes. Logo a seguir, Van Empel acelerou e isolou-se na frente da corrida. Pieterse estava a cerca de 5s de Van Empel. Brand e a italiana Silvia Persico estavam a cerca de 8s da frente da corrida. No final da primeira volta, Pieterse juntou-se a Van Empel na frente da corrida.
No início da segunda volta, Persico e Brand juntaram-se às duas da frente. Na terceira volta, Brand perdeu o contacto com a frente da corrida mas a neerlandesa ainda tinha à vista as três da frente. Na quarta volta, Persico cedeu e foi ultrapassada por Brand que estava a aproximar-se das duas da frente. Logo a seguir, numa pequena descida, Pieterse caiu e perdeu o contacto com a frente da corrida. Pouco tempo depois, Pieterse passou Brand e tentava alcançar Van Empel.
Van Empel continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim o seu segundo Título Mundial de Ciclocrosse, depois de já ter conquistado o das sub-23 em 2021. Pieterse foi segunda a 39s. Brand completou o pódio neerlandês ao conseguir ser terceira a 1.11. Persico bateu ao sprint a neerlandesa Ceylin Alvarado para ser quarta a 1:45.
Pódio Elite Feminino
Classificações Elite Feminino
Results powered by FirstCycling.com
Juniores Feminino
Na prova feminina de juniores, a canadiana Isabella Holmgren conquistou o Título Mundial. Isabella bateu, a sua irmã, Ava Holmgren por apenas 20s. A francesa Célia Gery foi terceira a 47s.
A prova começou com um forte arranque da neerlandesa Lauren Molengraff. Molengraff continuou com o ritmo alto na primeira volta. No início segunda volta, um grupo composto por Molengraff, Isabella e Ava Holmgren, Gery, a italiana Federica Venturelli e a a belga Xaydee Van Sinaey formou-se na frente da corrida.
Na segunda volta, as irmãs Holmgren aumentaram o ritmo na frente da corrida e só Molengraff conseguiu seguir as canadianas. Pouco tempo depois, Molengraff furou e perdeu o contacto com a frente da corrida. Com este furo, a neerlandesa perdeu as suas chances de se tornar Campeã do Mundo. Isabella conseguiu largar Ava e isolou-se na frente da corrida.
Isabella continuou com o seu ritmo e canadiana conquistou assim o Título Mundial de Ciclocrosse em Juniores. Ava completou a dobradinha canadiana ao conseguir ser segunda a 20s. Gery foi terceira a 47s, após ser mais forte ao sprint que Venturelli. Molengraff era a principal favorita a vencer no dia de hoje mas a neerlandesa foi apenas sétima a 1:12.
Pódio Júnior Feminino
Sub-23 Masculino
Na prova masculina dos Sub-23, o belga Thibau Nys conquistou o seu segundo Título Mundial de Ciclocrosse depois de já ter conquistado o Título Mundial de juniores em 2020. O neerlandês Tibor Del Grosso foi segundo e o belga Witse Meeusen terceiro, ambos a 4s.
A prova começou com um grande arranque de Thibau Nys. O belga continuou com o forte ritmo e Del Grosso foi o único que o conseguiu seguir. Na segunda volta, Nys acelerou e isolou-se na frente da corrida. Del Grosso e os belgas Meeusen, Emiel Verstrynge e Joran Wyseure tentavam alcançar Nys. Na terceira volta, Nys tinha 5s de vantagem sobre Meeusen. Del Grosso e Wyseure estavam logo atrás de Meeusen. Verstrynge perdeu o contacto com o grupo perseguidor.
Nys continuou com o seu ritmo e o belga tornou-se Campeão do Mundo de Ciclocrosse em Sub-23. Del Grosso e Wyseure conseguiram juntar-se a Meeusen e os três iam lutar pela prata. Del Grosso acabou por ser o mais forte ao sprint e o neerlandês foi assim segundo a 4s. Meeusen foi terceiro a 4s e Wyseure quarto a 5s.
Pódio Sub-23 Masculino
Classificações Sub-23 Masculino
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal: Jumbo-Visma – Twitter
Foto do pódio elite feminino, fotos das juniores e fotos dos sub-23: UCI Cyclocross – Twitter