Mattias Skjelmose Jensen conquista o Le Mont Bouquet e sobe à liderança da Étoile de Bessèges!
O dinamarquês Mattias Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo) venceu a quarta etapa do Étoile de Bessèges, uma ligação de 147.5km entre Saint-Christol-Lèz-Alès e Le Mont Bouquet, batendo ao sprint o norte-americano Neilson Powless (EF Education-EasyPost). O francês Pierre Latour (TotalEnergies) foi terceiro a 13s.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque com Arnaud De Lie e Brent Van Moer (Lotto Dstny); Greg Van Avermaet (AG2R Citroen Team); Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers); Mads Pedersen, Jacopo Mosca, Toms Skujins e Skjelmose Jensen (Trek – Segafredo); Andrea Piccolo e Powless (EF Education-EasyPost); Hugo Houle e Sep Vanmarcke (Israel – Premier Tech); Luca Mozatto (Team Arkéa-Samsic); Dries Van Gestel e Latour (TotalEnergies); Samuel Leroux (Go Sport-Roubaix Lille Métropole) e Larry Valvasori (Nice Métropole Côte d’Azur) a formarem a fuga do dia. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela Bingoal WB e pela Team Arkéa-Samsic.
A 17km da meta, o grupo da frente tinha 1:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team Arkéa-Samsic, pela Groupama-FDJ e pela Cofidis. No início da subida final, a Trek-Segafredo comandava o grupo da frente. Logo a seguir, Powless atacou e o norte-americano foi seguido por Skjelmose Jensen, Latour, Sivakov e De Lie. Poucos kms depois, Powless voltou a atacar e ficou isolado na frente da corrida. Skjelmose Jensen, Latour e Sivakov tentavam chegar ao norte-americano. De Lie não teve capacidade para seguir os três perseguidores. Uns metros depois, Skjelmose Jensen largou Latour e Sivakov e tentava chegar a Powless.
A 1.7km da meta, Powless foi alcançado por Skjelmose Jensen. Os dois cooperaram e foram juntos até ao sprint final. Nos últimos metros, Skjelmose Jensen lançou o sprint. Powless não teve capacidade para passar o dinamarquês que conquistou a sua primeira vitória da temporada. Latour foi terceiro a 13s e Sivakov quarto a 19s. Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic) e Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) saíram do pelotão e terminar na 5ª e na 6ª posição, respetivamente. De Lie foi 8º a 1:34 e o jovem belga mostrou mais uma vez o seu potencial ao conseguir terminar no top10 num terreno que não era do seu predileto. Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck) também saiu do pelotão e o jovem francês terminou na 10ª posição.
Skjelmose Jensen é o novo líder da classificação geral e da juventude. De Lie manteve a liderança da classificação por pontos e Vito Braet (Team Flanders – Baloise) manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Trek-Segafredo – Twitter