Aniek Van Alphen estreia-se a vencer na Superprestige! Tom Pidcock aproveita queda de Van der Poel!

A neerlandesa Aniek Van Alphen (777) e o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) venceram na tarde de hoje a quarta prova da Superprestige 2022/2023, disputada no circuito de Boom, na Bélgica.

Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma surpreendente vitória da neerlandesa Aniek Van Alphen que bateu ao sprint a sua compatriota Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal). A neerlandesa Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) foi terceira a 27s

A prova começou com um forte arranque de Blanka Vas (Team SD Worx) e de Van Anrooij. No final da primeira volta, Betsema fez a ponte para as duas da frente. O trio da frente era perseguido por Van Alphen e Inge Van der Heijden (777) e Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck). Na segunda volta, Betsema acelerou e isolou-se na frente da corrida. Van Alphen juntou-se a Vas e Van Anrooij na perseguição a Betsema.

Na quarta volta, Van Alphen acelerou e juntou-se a Betsema na frente da corrida. Logo a seguir, Van Alphen isolou-se na frente da corrida porque Betsema tinha um furo na roda traseira. Betsema foi alcançada por Van Anrooij e as duas tentavam alcançar Van Alphen. Na quinta volta, Betsema largou Van Anrooij e juntou-se a Van Alphen na frente da corrida.

Na última volta, Betsema acelerou várias vezes mas Van Alphen conseguiu resistir aos fortes ataques da neerlandesa. No sprint final, Van Alphen foi mais forte que Betsema para conquistar a sua primeira vitória na Superprestige. Van Anrooij foi terceira a 27s e Vas quarta a 46s. Alvarado não esteve nos seus melhores dias e foi sétima a 2:23. Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) abandonou a prova e a neerlandesa mostrou mais uma vez que não está ainda na sua força máxima e que a lesão teve muito impacto na sua forma.

O Pódio Final

Pódio final com Denise Betsema – Aniek Van Alphen – Shirin Van Anrooij (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Masculina

Tom Pidcock conquistou a sua segunda vitória da temporada

A prova masculina foi a última a arrancar e contou com um forte arranque do Campão Suíço, Kevin Kuhn (Tormans Cyclocross Team), que saiu na frente. Com um bom arranque, o Campeão Mundial, Tom Pidcock rapidamente passou para a frente, e Mathieu van der Poel (Alpecin – Deceuninck) surgiu pouco depois atrás de si, vindo desde a terceira linha da grelha de partida. Com a aceleração do neerlandês, os dois conseguiram destacar-se e isolaram-se na frente, ainda durante a primeira volta.

Na segunda volta, porém, o destino da corrida teve outro rumo, com van der Poel a cair numa curva num setor empedrado, levando Pidcock consigo ao chão. O Campeão Mundial conseguiu prosseguir rapidamente, mas o neerlandês ainda ficou algum tempo no chão, queixando-se do seu joelho direito, o que o impediu de procurar a vitória na corrida.

Devido à queda, o Campeão Neerlandês, Lars van der Haar (Baloise – Trek Lions) ainda encostou no britânico, que rapidamente voltou a aumentar o ritmo e ficar sozinho na frente da corrida. Na perseguição, Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) juntavam-se a van der Haar, a cerca de 20s do líder, enquanto van der Poel rodava já a 3min do seu principal adversário.

A vantagem foi aumentando para Pidcock, mas a duas voltas do fim, o trio em perseguição havia recuperado e a diferença estava novamente nos 20s. Van der Haar aproveitou para atacar de novo e isolou-se na segunda posição, mas Pidcock controlou na dianteira e conquistou mais uma excelente vitória! Van der Haar foi segundo, a 10s e Iserbyt terceiro, a 13s. Van der Poel ainda recuperou mais de metade do pelotão, e fechou no 13º posto, a 3:03.

O Pódio Final

Pódio Final com Lars Van der Haar – Tom Pidcock – Eli Iserbyt (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto principal: BELGA
Foto de Tom Pidcock: Getty Images
Fotos do pódio: TFoto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock