Richardson rouba liderança a Lavreysen na ronda 4 da Track Champions League em Londres!
A quarta ronda da UCI Track Champions League voltou a trazer muito espetáculo e emoção aos velódromos, com o Lee Valley VeloPark de Londres a ser agora o palco de mais uma grande jornada desta incrível competição. Algumas das lideranças mudaram de mãos durante as várias provas, mas no final foram apenas as masculinas a mudarem de dono. Os velocistas têm protagonizado um duelo a dois de todo o tamanho, enquanto no Endurance a incerteza permanece a cada corrida!
Keirin Masculino

O Keirin Masculino começou da forma mais do que esperada, com os principais favoritos a passarem todos à final. Na corrida decisiva, Lavreysen ficou na frente e procurou manter a corda, mas não conseguiu e acabou por perder a liderança logo na primeira final do dia. O colombiano Santiago Morales procurou fazer a diferença, mas viu Matthew Richardson passar por si como uma flecha, e com um sprint de 300m o australiano conquistou mesmo a vitória, com o colombiano em segundo e o alemão Stefan Boetticher em terceiro. Lavreysen não teve pernas e foi apenas quarto, perdendo a liderança do sprint para o australiano que passou a liderar por 5pts.
Sprint Feminino

No Sprint Feminino, a Campeã Mundial Mathilde Gros voltou a levar a corrida até à final, onde desta vez se bateu com a ucraniana Olena Starikova. A surpresa veio mesmo na corrida final, com Starikova a sair na frente e a conseguir bater Gros, numa final muito bem disputada. A francesa não conseguiu manter a sua sequência de vitórias, mas aumentou a liderança da geral das velocistas para 16pts.
Scratch Masculino

Na corrida de Scratch Masculina, foi o britânico William Perrett a levar a melhor e a conquistar a vitória. Depois de um momento inicial mais passivo, Perrett e o alemão Moritz Malcharek atacaram, mas só Perrett conseguiria depois encostar de novo no pelotão, já na penúltima volta, para conquistar a vitória. Malcharek foi segundo, enquanto o terceiro posto foi para o Campeão Mundial Dylan Bibic, que havia atacado com o espanhol Sebastian Mora, quarto. Mora subiu posições na geral, após mais uma corrida menos boa do canadiano Mathias Guillemette, enquanto o líder do Endurance, o suíço Claudio Imhof, foi 10º.
Scratch Feminino

No Scratch Feminino, a corrida ficou marcada por uma queda feia da neozelandesa Emma Cumming. Para a ciclista da Oceania, felizmente, nada de grave se revelou, numa corrida que foi surpreendentemente ganha pela irlandesa Emily Kay! A pouco mais de cinco voltas do final, a irlandesa acelerou suavemente e foi ganhando espaço, que o pelotão, passivamente, não conseguiu fechar. A aceleração final viu um sprint muito renhido pelo segundo posto, com a britânica Katie Archibald a ser segunda, e a americana Jennifer Valente apenas quarta, com a norueguesa Anita Stenberg a ser terceira. Archibald subiu assim à liderança do Endurance.
Eliminação Masculina

A corrida de Eliminação masculina foi também ela muito intensa, e desta vez com os líderes da geral a aguentarem até às últimas, numa corrida recheada de emoção. Eliminação a eliminação, os três primeiros do Endurance foram ficando para o fim, e com eles restava também o americano Gavin Hoover. O líder, Claudio Imhof, acabou por ser o primeiro eliminado, fechando em quarto, enquanto o espanhol Sebsatian Mora se seguiu para fazer terceiro. Num duelo entre norte-americanos, o estadunidense acabou por levar a melhor sobre o canadiano Guillemette e conquistou a vitória.
Eliminação Feminina

A corrida de eliminação começou com Archibald na liderança virtual e acabou com Valente de novo no comando do Endurance! A norte-americana dominou por completo a corrida, controlando em todos os momentos as suas principais adversárias, e até eliminando a britânica que consigo luta pela vitória na geral. Archibald não foi além da sétima posição, e perdeu pontos importantes, enquanto a neozalendesa Michaela Drummond voltou a mostrar uma grande consistência e foi quinta, perante adversárias de grande valia. A canadiana Maggie Coles-Lyster foi novamente terceira, e na luta pela vitória Valente levou a melhor sobre a norueguesa Anita Stenberg, que foi segunda.
Keirin Feminino

Na corrida de Keirin para o lado feminino, as grandes surpresas da primeira ronda acabaram por ser a eliminação da vencedora do Sprint, Olen Starikova, e da colombiana Martha Bayona. Na final, a canadiana Kelsey Mitchell foi a primeira a arrancar, e acabou por quebrar com a líder da geral, Mathilde Gros, que nos últimos metros ficou sem quaisquer forças. A neerlandesa Steffie van der Peet tinha agarrado a roda de Mitchell, e aproveitou para a surpreender sob o risco de meta, para conquistar a segunda vitória consecutiva nesta disciplina. Gros foi apenas sexta, enquanto a polaca Urszula Los foi terceira.
Sprint Masculino

No Sprint masculino, tudo voltou a ser como nas rondas anteriores até à chegada à final. Harrie Lavreysen e Matthew Richardson levaram a melhor sobre toda a concorrência e voltaram a encontrar-se na corrida decisiva, onde já se sabia que, desta vez, seria o australiano a sair do velódromo com a liderança da geral dos velocistas. Na grande final que fechou o dia, Richardson saiu na frente, e levou o Campeão Mundial a dois momentos de “track-stand” que levaram o público à loucura antes de ambos arrancarem. Lavreysen teve hipótese de ganhar a corda, mas não o fez, e os dois prosseguiram num longo sprint, que o neerlandês acabou por vencer por muito pouco! O terceiro posto acabou para o israelita Mikhail Yakovlev.

Na geral do Endurance masculino, Sebastian Mora é o novo líder, em igualdade pontual com o suíço Claudio Imhof, ambos com 99pts. Mathias Guillemette é terceiro, a 6pts, e só depende de si para ainda poder conquistar a vitória nesta Champions League. Do lado feminino, Valente é mais líder do que no início da jornada, tendo agora 131pts e 8pts de vantagem sobre Archibald. Anita Stenberg é terceira, já a 42pts, e por isso afastada da vitória final.

Na geral do Sprint, Richardson é agora líder, com 146pts, tendo apenas 2pts de vantagem sobre Lavreysen. Os dois vão discutir a vitória no último dia, já que Boetticher, que é terceiro, está já a 38pts. Do lado feminino, Mathilde Gros segue no comando, tendo agora 110pts, e 9pts de vantagem sobre Kelsey Mitchell, que é segunda. No terceiro posto segue a neerlandesa Shanne Braspenninckx, com 95pts.
Fotos: UCI Track Champions League