Laurens Sweeck e Ceylin Alvarado bisam na Superprestige em Merksplas!
O belga Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) e a neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) venceram na tarde de hoje a terceira prova da Superprestige 2022/2023, disputada no circuito de Merksplas, na Bélgica.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com Laurens Sweeck a conquistar a sua segunda vitória na edição 2022/2023 da Superprestige. O belga bateu o campeão neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) por 5s e o belga, campeão europeu, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) por 40s.
A prova começou com Sweeck, Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) a terem o melhor arranque. No final da primeira volta, o trio da frente tinha 9s de vantagem sobre Van der Haar, Felipe Orts (Burgos – BH) e Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team). Na segunda volta, Sweeck acelerou e isolou-se na frente da corrida. Van der Haar juntou-se a Vandeputte e Iserbyt na perseguição ao belga.
Na quarta volta, Sweeck tinha 18s de vantagem sobre Van der Haar e mais de 30s sobre Iserbyt, Vanthourenhout, Vandeputte e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers). Sweeck continuou com o seu ritmo e o belga conseguiu aguentar o forte ritmo de Van der Haar, nas duas últimas voltas, para conquistar a sua quarta vitória da temporada. Vanthourenhout foi mais forte que Iserbyt, nas últimas voltas, e foi terceiro a 40s. Pidcock foi sétimo a 1:25 na sua primeira prova da temporada.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou uma prova dominante da neerlandesa Ceylin Alvarado que conquistou a sua segunda vitória da temporada. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Inge Van der Heijden (777) por 18s e por 26s, respetivamente.
A prova começou com um grande arranque de Marianne Vos (Jumbo – Visma) e Alvarado foi a única que conseguiu seguir a campeã do Mundo. Ainda na primeira volta, Vos não conseguiu pedalar durante uns segundos e Alvarado aproveitou e isolou-se na frente da corrida. No final da primeira volta, Alvarado tinha 11s de vantagem sobre Vos e cerca de 15s sobre um grupo onde vinha Betsema e Van der Heijden.
Na terceira volta, Alvarado tinha 18s de vantagem sobre Betsema, 21s sobre Van der Heijden e 38s sobre Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Manon Bakker (Crelan – Fristads). Alvarado continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a segunda vitória da temporada. Betsema foi segunda a 18s e Van der Heijden terceira a 26s. Brand foi quarta a 33s mas a neerlandesa está a voltar de lesão e ainda não está na sua melhor forma. A jovem Zoe Backstedt (Tormans Cyclo Cross Team) fez uma excelente prova e foi quinta a 43s. Após o problema nos pedais, Vos foi perdendo terreno volta após volta e a Campeã do Mundo terminou em 10º a 1:58.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto principal: Nieuwsblad Sport Twitter
Foto do pódio masculino: Getty Images
Foto Ceylin Alvarado: Alpecin Deceuninck Twitter
Foto do pódio feminino: TFoto