Show de Katie Archibald em Berlim na segunda ronda de Track Champions League!
Berlim foi o palco da segunda ronda da Track Champions League, com os nomes da primeira ronda a surgirem em força para uma nova e intensa disputa, agora no reconhecido Velódromo alemão. As corridas mantiveram-se para esta segunda ronda, e assim se vão manter durante as próximas três rondas, com os velocistas a terem pela frente o Keirin e o Sprint, enquanto os ciclistas de endurance terão uma curta prova de Scratch e a corrida de Eliminação.
Sprint Masculino

Foi o sprint masculino que abriu desta feita a jornada, com o neerlandês Jeffrey Hoogland a representar a primeira surpresa do dia e a ser desde cedo eliminado na primeira ronda. Foram novamente o Campeão Mundial, Harrie Lavreysen, e o australiano Matthew Richardson a levarem a melhor sobre a concorrência até à final. Lavreysen teve a chance de vingar a final perdida da primeira ronda em Mallorca, mas não conseguiu. Desta feita, Richardson surpreendeu taticamente o Campeão Mundial e venceu confortavelmente, com Lavreysen a não ter hipótese após ter arrancado tardiamente. O colombiano Kevin Quintero foi terceiro.
Keirin Feminino

No Keirin Feminino, a competição abriu também de forma muito surpreendente, com a Campeã Mundial, a alemã Lea-Sophie Friedrich, a ser eliminada na primeira ronda, e a abdicar de disputar depois o sprint, por se encontrar adoentada. Também Mathilde Gros teve o mesmo desfecho, mas desta vez conseguindo ainda pontuar. Numa final decidida no photofinish, foi a canadiana Kelsey Mitchell a levar a melhor e a bater a colombiana Martha Bayona, por apenas 1 milésimo de segundo, enquanto a líder da competição, a neerlandesa Shanne Braspennincx, foi terceira.
Scratch Feminino

As corridas de endurance começaram com o Scratch do lado feminino, e com os vários ataques a acontecer nas primeiras voltas foram a líder da competição, a norte-americana Jennifer Valente, e a super favorita britânica, Katie Archibald, a isolarem-se e a ganharem vantagem sobre as adversárias, para completarem a dobragem a quatro voltas do fim. Valente deixou-se depois ficar na volta final para poupar forças para a Eliminação, dando assim a vitória a Archibald, enquanto a australiana Claire Moran venceu o sprint pela terceira posição.
Scratch Masculino

No Scratch Masculino, a corrida ficou marcada por uma queda com o Campeão Mundial, o canadiano Dylan Bibic, a cometer um erro e a levar alguns ciclistas ao chão consigo. A corrida acabou por se decidir também com um ataque, com o britânico Oliver Wood a levar depois a melhor no final sobre o suíço Claudio Imhof e o italiano Matteo Donega. O líder da competição, o britânico Mark Stewart, foi apenas nono.
Eliminação Feminina
A corrida de Eliminação para o lado feminino foi das mais conturbadas dos últimos tempos, com a eliminação de Lily Williams a suceder e a norte-americana a ficar em pista de uma forma que ninguém compreendeu, levando a que nenhuma ciclista fosse eliminada nessa ronda. A vitória foi para a britânica Katie Archibald, num final em que Valente parecia ter sido quarta, mas com a desclassificação da italiana Rachele Barbieri, por sprint irregular, Valente acelerou para eliminar Williams, novamente terceira, e se desligar depois da luta pela vitória final, que ficou assim entregue a Archibald.
Eliminação Masculina

Do lado masculino, Dylan Bibic redimiu-se e fez uma prova irrepreensível para conquistar a vitória em grande estilo, batendo o britânico William Perrett e o compatriota Matthias Guillemette, que completaram assim o pódio. Mark Stewart foi apenas oitavo, e viu a liderança fugir para as mãos de Guillemette, enquanto o norte-americano Gavin Hoover foi último, e está assim mais afastado da vitória final.
Keirin Masculino

Na corrida de Keirin, o Campeão Mundial Harrie Lavreysen conseguiu redimir-se e voltou a vencer, tal como na primeira ronda, com Richardson a ficar, desta feita, em segundo, e o alemão Stefan Boetticher em terceiro. Boetticher parecia ter a corda controlada, mas acabou por abrir a porta para Lavreysen, que não se fez rogado e aproveitou o espaço para se chegar à frente e conquistar a vitória. Com o triunfo, Lavreysen segura a liderança da competição por mais uma ronda.
Sprint Feminino

No Sprint Feminino, a Campeã Mundial, a francesa Mathilde Gros, voltou a estar completamente intratável, e conquistou uma vitória dominadora perante a neerlandesa Laurine van Riessen, que foi a melhor das ciclistas desse país, enquanto a polaca Urszula Los foi terceira. A líder da geral até então, Shanne Braspenninckx, foi apenas 12ª e perdeu o comando da competição.
Classificações Gerais

No Sprint Masculino, Lavreysen segue líder, agora com 74pts, e os mesmos 2pts de vantagem sobre Richardson, enquanto Boetticher é na mesma terceiro, com 58pts. No Endurance, Matthias Guillemette é o novo líder, com 55pts, com 5pts de vantagem sobre o anterior líder, Mark Stewart. Imhof, que foi o melhor pontuado do dia, é agora terceiro, com 48pts.

No Endurance Feminino, Valente segue na liderança, com 66pts, enquanto Katie Archibald é segunda, com 60pts, após ter vencido três das quatro provas e não pontuado na restante. No terceiro posto está Lily Williams, com 43pts. No Sprint, a competição segue de forma muito intensa, com Martha Bayona a ser a nova líder com 49pts, perante os 48pts de Kelsey Mitchell, os 46pts de Mathilde Gros e os 45pts de Braspenninckx.
A próxima ronda decorrerá em França, em Saint-Quentin-en-Yvelines, no Velódromo que recebeu os Campeonatos do Mundo deste mesmo ano, já no próximo sábado, dia 26.
Fotos: UCI Track Champions League / Twitter