CX: Eli Iserbyt e Fem Van Empel vencem na Taça do Mundo em Flamanville!
O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram esta tarde a décima quarta prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2021/2022, disputada no circuito de Flamanville na França.
Prova Masculina
A prova começou a um ritmo elevado com Laurens Sweeck (Pauwels Sauzen – Bingoal) a ter o melhor arranque e a conseguir uma pequena vantagem sobre o pelotão. Iserbyt e Corne Van Kessel (Acrog Tormans), Toon Aerts (Baloise Trek Lions), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Toon Vandebosch (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Joshua Dubau (France National Team) juntaram-se a Sweeck no final da primeira volta.
Na segunda volta, Sweeck e Iserbyt aceleraram e fizeram com que Dubau e Vandebosch cedessem. Uma volta depois, Iserbyt atacou e ganhou uma boa vantagem sobre Aerts e Vanthourenhout. Sweeck estava perto dos dois perseguidores enquanto que Van Kessel já não tinha ritmo para seguir o belga.
Na quarta volta, Iserbyt continuava a aumentar a sua vantagem, que já era superior a 15s. Aerts não conseguia recuperar tempo e Vanthourenhout acelerou e ia em busca do seu colega de equipa, mas Aerts conseguiu recuperar e voltar a alcançar Vanthourenhout.
Nada conseguia parar Iserbyt que a duas voltas do fim tinha uma vantagem superior a 40s. Aerts conseguiu uma pequena vantagem de 3s sobre Vanthourenhout, mas o belga não desistia de lutar pelo segundo lugar. Iserbyt não mais foi visto e venceu assim a décima quarta prova da Taça do Mundo. Aerts aguentou o forte ritmo de Vanthourenhout e foi segundo a 59s enquanto Vanthourenhout chegou em terceiro a 1:12. Kevin Kuhn (Acrog Tormans) fez uma excelente recuperação e acabou em quinto a 1:44.
Resultados Masculinos
Prova Feminina
Na corrida feminina, a neerlandesa Fem Van Empel venceu pela segunda vez na Taça do Mundo de 2021/2022, batendo ao sprint a líder da geral da Taça do Mundo de sub-23, a neerlandesa Puck Pieterse (Alpecin – Fenix).
A prova começou com um ritmo bastante alto com Inge Van der Heijden (777), Eva Lechner (Italy National Team), Van Empel e Pieterse a terem o melhor arranque e a ganharem alguma vantagem sobre as adversárias. Van Empel e Pieterse aceleraram e ficaram as duas isoladas na frente. Blanka Vas (Team SD Worx) teve um mau arranque, mas conseguiu recuperar ainda na primeira volta e alcançou Van der Heijden com Silvia Persico (Italy National Team).
No início da segunda volta, as três perseguidoras alcançaram as duas da frente. Vas trocou de bicicleta, mas conseguiu manter-se no grupo da frente. A meio da segunda volta, Pieterse acelerou e conseguiu uma vantagem de 3s sobre Van Empel e 15s sobre Vas. Na terceira volta, Van Empel alcançou Pieterse e tornou-se evidente que teríamos um duelo a duas pela vitória. Van Empel aumentava o ritmo, mas Pieterse não largava a sua roda.
Na quarta volta, Van Empel diminuiu o ritmo e Vas estava a apenas 20s das duas da frente. Uma volta depois, Van Empel e Pieterse começavam a atacar-se uma à outra, mas nenhuma cedeu. Na última volta, Van Empel estava na frente, mas foi surpreendida nas curvas finais por Pieterse que começou o sprint na frente. Van Empel conseguiu recuperar e passou Pieterse nos últimos metros para vencer a décima quarta prova da Taça do Mundo. Vas foi terceira a 23s.