Mareczko bate Cavendish no 1º dia de Coppi e Bartali!
O italiano Jakub Mareczko, da Vini Zabù, venceu a etapa 1a da 36ª edição da Settimana Internazionale di Coppi e Bartali, batendo ao sprint o britânico Mark Cavendish, da Deceuninck-Quick Step, e o alemão Marius Mayrhofer, da Team DSM.
A 1ª etapa da prova de homenagem aos dois vultos maiores do ciclismo transalpino dividia-se em duas mini-etapas, uma disputada da parte da manhã e outra da parte da tarde, ambas nas imediações da cidade de Gatteo, na região da Emilia-Romanha.
A jornada matutina apresentava uma ligação de 97.8 km, com uma primeira metade plana, seguindo-se o circuito final, com três passagens pela subida de Longiano (1.2 km a 7.3 %), embora a última das quais estivesse a quase 20 km da meta, o que fazia antever a possibilidade de termos um sprint em pelotão compacto no final.
Depois de várias tentativas de ataque no início da jornada, dois ciclistas acabaram por conseguir isolar-se: Raffaele Radice (Mg.k Vis VPM) e Francesco Zandri (Work Service Marchiol Vega). A dupla de fugitivos ainda conseguiu alcançar uma vantagem de 1 minuto sobre o pelotão, que ia mantendo um controlo apertado sobre as operações.
Nos km finais, em grupo compacto, com as equipas a tentarem formar os seus comboios, era percetível o nervosismo do pelotão, havendo mesmo a ocorrência de algumas quedas.
No sprint final, disputado a alta velocidade no centro de Gatteo, os dois maiores candidatos à vitória revelaram-se os mais fortes, com Jakub Mareczko a bater Mark Cavendish sobre a meta!
O italiano de 26 anos confirma assim o bom início de temporada, depois da vitória no Trofej Umag no início do mês.
Quanto ao “Manx Missile”, mantém também a rota dos bons sprints, depois de já ter sido 2º no GP Jean-Pierre Monseré. Estará para breve o regresso de Cav às vitórias? A última aconteceu na já longínqua data de 8 de fevereiro de 2018, na 3ª etapa da Volta ao Dubai, na altura com as cores da Dimension Data.
Mareczko é o primeiro líder da Semana de Coppi e Bartali, mas não deverá manter-se nesse posto no final do dia. Mais logo, disputa-se a 2ª etapa da prova italiana, com um contrarrelógio coletivo, corrido num percurso plano de 14 km, também na cidade de Gatteo.