Francisco Cardoso triunfa na Póvoa do Varzim e é o primeiro líder do Troféu Rui Costa!

O português Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) venceu a primeira etapa do Troféu Rui Costa – Grande Prémio dos Campeões, em cadetes, uma ligação de 79.9km com partida e chegada na Póvoa do Varzim. Francisco bateu ao sprint os seus compatriotas Simão Pedrosa (Tensai – Sambiental – Santa Marta) e Vasco Silva (Silva & Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel). Com a vitória na etapa, Francisco Cardoso é assim o primeiro camisola amarela.

Quedas provocam neutralização da corrida

A primeira etapa do Troféu Rui Costa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 4, na primeira meta volante do dia, Simão Pedrosa conquistou a pontuação máxima. Alguns kms depois, a corrida teve de ser neutralizada por causa de várias quedas que aconteceram no pelotão. A corrida voltou a ser retomada e os ataques continuaram, mas a fuga do dia não conseguiu formar-se.

Vários ataques, mas vitória acaba por ser decidida ao sprint

A 37km do fim, na primeira contagem de montanha do dia, Francisco Cardoso foi o primeiro a passar no alto. 7km depois, na segunda e última contagem, o português da Academia Efapel de Ciclismo e o campeão nacional Afonso Falcão (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) saltaram do pelotão e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Afonso Falcão acabou por ser o primeiro a passar no topo da subida.

A 23km da meta, um pequeno grupo fez a ponte para os dois da frente, mas poucos kms depois, o reduzido pelotão conseguiu fechar o espaço. A 14km da meta, na última meta volante, Simão Pedrosa conseguiu ser de novo o mais forte. Um grupo de cinco ciclistas tentou isolar-se na frente da corrida, mas acabou por não ter sucesso.

O reduzido pelotão seguiu junto até à linha de meta e preparava-se para uma chegada ao sprint na Póvoa do Varzim. Francisco Cardoso conseguiu ser mais forte que Simão Pedrosa para vencer assim a primeira etapa do Troféu Rui Costa. Vasco Silva foi mais forte que Afonso Falcão para completar o pódio. Gonçalo Correia (Landeiro – KTM – Matias&Araújo) foi o melhor cadete de 1º ano, em 5º.

Francisco Cardoso é assim o primeiro líder da classificação geral e da montanha do Troféu Rui Costa. Simão Pedrosa é o primeiro líder das metas volantes e Gonçalo Correia da juventude.

Francisco Cardoso foi o primeiro camisola amarela do Troféu Rui Costa
Francisco Cardoso foi o primeiro camisola amarela do Troféu Rui Costa

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock