Alexis Guérin conquista Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto! Emanuel Duarte vence Taça de Portugal!

O francês Alexis Guérin (Anicolor – Tien21) venceu o Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto, uma clássica de 151km entre Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, após isolar-se a cerca de 4km da meta. O argentino Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) impôs-se ao sprint no reduzido pelotão para ser segundo a 4s. Emanuel Duarte (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) fechou o pódio a 4s e conquistou assim a Taça de Portugal em elites! Lucas Lopes (Rádio Popular – Paredes – Boavista) foi o melhor Sub-23 e conquistou a Taça de Portugal deste escalão!

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

O Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 35, Angel Maneiro (Supermercados Froiz), António Barbio (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), César Guavita (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Daniel Dias (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Diogo Gonçalves (Feirense – Beeceler), José Bicho (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), José Dias (Aviludo – Louletano – Loulé), Jonathan Coronado (Earth Consulters – Maia – Frutas Monte Cristo) e Rui Silva (Porminho Team Sub23) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 73, na meta particular em Penacova, António Barbio conquistou a pontuação máxima. A Aviludo – Louletano – Loulé assumiu o comando do pelotão e a fuga do dia conseguiu uma vantagem de cerca de 1:30. Alguns kms depois, a Anicolor – Tien21 também se juntou no comando do pelotão e o ritmo da corrida começou a aumentar.

Alexis Guerin vinga em Oliveira do Hospital e Emanuel Duarte vence a Taça de Portugal

A 38km do fim, na meta particular na Tábua, José Bicho foi o mais forte. Ataques começaram a acontecer no pelotão e, 8km depois, Alexis Guérin e Pedro Silva (Anicolor – Tien21) e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) juntaram-se à fuga do dia. A 19km do fim, na meta particular na Oliveira do Hospital, Diogo Barbosa conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, o grupo da frente começou a partir e Alexis Guérin, Pedro Silva, Diogo Barbosa, António Barbio e Diogo Gonçalves acabaram por se isolar. O ritmo do pelotão também era elevado e estava cada vez mais pequeno.

A cerca de 4km da meta, Alexis Guérin isolou-se na frente da corrida. O francês manteve o seu ritmo e aguentou a aproximação do reduzido pelotão para conquistar assim o Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto. Nicolas Tivani bateu ao sprint Emanuel Duarte e Artem Nych (Anicolor – Tien21) para ser 2º a 4s. Fábio Costa (Anicolor – Tien21) quebrou nos kms finais e foi apenas 15º. Lucas Lopes foi sexto a 9s para ser o melhor ciclista Sub-23.

Alexis Guérin estreou-se a vencer com as cores da Anicolor - Tien21 no Troféu Região de Coimbra - Aldeias do Xisto
Alexis Guérin estreou-se a vencer com as cores da Anicolor – Tien21 no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto
Lucas Lopes confirmou o seu bom momento de forma mais uma vez no Troféu Região de Coimbra - Aldeias do Xisto
Lucas Lopes confirmou o seu bom momento de forma mais uma vez no Troféu Região de Coimbra – Aldeias do Xisto

Geral final da Taça de Portugal

Emanuel Duarte é assim o grande vencedor da Taça de Portugal de 2025 em elites com 210pts. O português bateu Nicolas Tivani por apenas 8pts e Fábio Costa por 40pts. Lucas Lopes garantiu o triunfo nos Sub-23 com 285pts. Victor De Paula (Feirense – Beeceler) foi segundo com 185pts e André Ribeiro (GI Group Holding – Simoldes – UDO) fechou o pódio com 168pts.

O pódio da Taça de Portugal de elites com Nicolas Tivani, Emanuel Duarte e Fábio Costa
O pódio da Taça de Portugal de elites com Nicolas Tivani, Emanuel Duarte e Fábio Costa
Lucas Lopes conquistou a Taça de Portugal no escalão de Sub-23
Lucas Lopes conquistou a Taça de Portugal no escalão de Sub-23

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock