Afonso Falcão vence etapa final do Troféu Rui Costa! Francisco Cardoso conquista geral!

O campeão nacional Afonso Falcão (Landeiro – KTM – Matias & Araújo) venceu a última etapa do Troféu Rui Costa – Grande Prémio dos Campeões de Cadetes, uma ligação de 52km com partida e chegada Aguçadoura, batendo ao sprint os seus compatriotas Vasco Silva (Silva & Vinha – ADRAP – Sentir Penafiel) e Leonardo Leandro (Caldas EcoSprint – E.Leclerc – CN Seixal). Francisco Cardoso (Academia Efapel de Ciclismo) chegou no reduzido pelotão e garantiu a vitória na geral.

Aventura da fuga do dia

A última etapa do Troféu Rui Costa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 9, Rodrigo Afonso (Tensai – Sambiental – Santa Marta) e Afonso Silva (Stª Maria Feira – Moreira – Bolflex – E.Leclerc) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Afonso Silva deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado. Ao km 19, na primeira meta volante do dia, Rodrigo Afonso somou a pontuação máxima.

A cerca de 22km do fim, José Gomes (Landeiro – KTM – Matias & Araújo) e Bruno Nogueira (Cantanhede Cycling – Vesam) atacaram e fizeram a ponte para Rodrigo Afonso. 8km depois, os três da frente acabaram por ser alcançados pelo reduzido pelotão. Logo a seguir, na última meta volante do dia, Simão Pedrosa (Tensai – Sambiental – Santa Marta) conquistou a pontuação máxima.

Campeão nacional vinga em Aguçadoura

Nos últimos kms, vários ataques aconteceram, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante e um pelotão reduzido acabou por disputar a etapa ao sprint. Afonso Falcão não deu hipótese no sprint final para conquistar assim a etapa final do Troféu Rui Costa. Francisco Cardoso foi o segundo a cruzar a linha de meta, mas acabou por ser relegado por festejar metros antes de cruzar a linha de meta. Sendo assim, Vasco Silva acabou por ser segundo e Leonardo Leandro fechou o pódio.

Francisco Cardoso é assim o grande vencedor do Troféu Rui Costa, batendo Afonso Falcão por 16s e Rodrigo Afonso por 31s. José Gomes venceu a juventude e Simão Pedrosa as metas volantes. A Landeiro – KTM – Matias & Araújo foi a melhor equipa.

O pódio final do Troféu Rui Costa com Afonso Falcão, Francisco Cardoso e Rodrigo Afonso
O pódio final do Troféu Rui Costa com Afonso Falcão, Francisco Cardoso e Rodrigo Afonso

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock