Kévin Vauquelin conquista Région Pays de la Loire Tour com vitória na etapa final!
O francês Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) venceu a última etapa da Région Pays de la Loire Tour, uma ligação de 187km entre Sillé-le-Guillaume e Le Mans, batendo ao sprint o britânico James Shaw (EF Education – EasyPost) e o francês Alexandre Delettre (Team TotalEnergies). Com a vitória na etapa, Vauquelin conquistou assim a classificação geral.
Três fortes nomes na fuga do dia
A Région Pays de la Loire Tour começou com Andreas Leknessund (Uno-X Mobility), Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta) e Theo Delacroix (St Michel – Mavic-Auber93) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. Ao km 62, na primeira contagem do dia, Leknessund foi o primeiro a passar no alto. 40km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, o norueguês conquistou a pontuação máxima.
A 52km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Leknessund conquistou a bonificação máxima. Os ciclistas já estavam no circuito final e a Arkea-B&B Hotels começava a acelerar no pelotão para deixar os principais sprinters em dificuldades. 7km depois, na segunda contagem do dia, Leknessund foi o primeiro a passar no topo.
Fuga alcançada e vários ataques no pelotão
A 44km do fim, Leknessund acelerou e isolou-se na frente da corrida. Ataques aconteceram no pelotão que acabou por partir. Sam Bennett (Decathlon AG2R La Mondiale) ficou cortado. 8km depois, os ciclistas que ficaram cortados acabaram por reentrar no pelotão. Delacroix e Tonelli foram alcançados. A 34km do fim, Leknessund foi também alcançado. 2km depois, Pierre Latour (Team TotalEnergies) e Vauquelin atacaram, mas os dois foram rapidamente alcançados.
A 29km do fim, Remi Cavagna (Groupama – FDJ) e Lorrenzo Manzin (Team TotalEnergies) conseguiu uma pequena vantagem. Poucos kms depois, Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix), Sakarias Loland (Uno-X Mobility) e Benjamin Thomas (Cofidis) fizeram a ponte para o duo da frente. A 25km do fim, o reduzido pelotão fechou o espaço para o grupo da frente. Sam Bennett já não tinha capacidade para seguir o forte ritmo do pelotão.
Cinco ciclistas ganham um espaço importante
A 19km da meta, Ewen Costiou e Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels), Alexandre Delettre e James Shaw saltaram do pelotão e conseguiram isolar-se na frente da corrida. Logo a seguir, Andreas Leknessund conseguiu fazer a ponte para o trio da frente. A 16km da meta, Vauquelin foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. 3km depois, o francês conseguiu conquistar a bonificação máxima no último sprint intermédio do dia.
A 6km da meta, Delettre e Vauquelin tentaram isolar-se na frente da corrida, mas não tiveram sucesso. Poucos kms depois, Lewis Bower (Groupama – FDJ), Lander Loockx (Unibet Tietema Rockets) e Matyas Kopecky (Team Novo Nordisk) saíram do pelotão e tentavam ainda fazer a ponte para os cinco da frente. Ataques começaram a acontecer no grupo da frente, mas Ewen Costiou mostrava-se ao serviço de Vauquelin e não deixava nenhum dos seus adversários ganhar um espaço importante.
Kévin Vauquelin impõe-se ao sprint e conquista geral
No km final, Ewen Costiou assumiu o comando e preparava-se para lançar o sprint final de Kevin Vauqulin. Alexandre Delettre tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Vauquelin e James Shaw facilmente o seguiram. Nos metros finais, Vauquelin conseguiu ser mais forte que Shaw e Delettre para conquistar assim a etapa final da Région Pays de la Loire Tour. Costiou ainda conseguiu ser quarto. Leknessund depois de um dia em fuga não teve pernas para o sprint e acabou por fechar o top5. Lewis Bower, Matyas Kopecky e Lander Loockx ainda chegaram em posição intermédia a 17s.
Kévin Vauquelin é assim o grande vencedor do Région Pays de la Loire Tour, batendo Alexandre Delettre por 7s e James Shaw por 8s. Andreas Leknessund venceu a montanha e Sam Bennett os pontos. Matyas Kopecky foi o melhor jovem e a Cofidis a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Pays de la Loire