Ben Healy vinga a fuga na etapa 5 da Itzulia Basque Country! João Almeida segue líder!

O irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) venceu a quinta etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 172.4km entre Orduña e Gernika-Lumo, após largar os seus companheiros de fuga a 57km da meta! O francês Axel Laurance (Ineos Grenadiers) saltou do pelotão, nos kms finais, para ser segundo a 1:47. O italiano Simone Velasco (XDS Astana Team) fechou o pódio a 1:48. O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) chegou seguro no pelotão e segue o camisola amarela.

Começo ofensivo com forte fuga a conseguir formar-se

A quinta etapa da Itzulia Basque Country começou com Robert Stannard (Bahrain Victorious), Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale), Samuele Battistella (EF Education – EasyPost), Joris Delbove (Team TotalEnergies), Alexander Kamp (Intermarché – Wanty) e Luc Wirtgen (Tudor Pro Cycling Team) a saírem do pelotão e a conseguirem uma pequena vantagem. Ao km 11, os seis acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.

Ao km 18, Ben Healy e Alex Baudin (EF Education – EasyPost), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) e Warren Barguil (Team Picnic PostNL) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Healy acabou por ser o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e os seis da frente conseguiram uma vantagem de 2:00.

Ben Healy consegue isolar-se

Ao km 60, na segunda contagem do dia, Armirail foi o primeiro a passar no alto. 30km depois, o francês conquistou novamente a pontuação máxima na terceira contagem do dia. O ritmo da corrida baixou um pouco e a vantagem da fuga aumentou para 2:30. A 67km do fim, Armirail foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. 10km depois, Baudin somou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio. Logo a seguir, Ben Healy atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. No grupo perseguidor, ninguém estava a colaborar e a vantagem do irlandês era cada vez maior.

A 49km do fim, Armirail decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. 15km depois, Healy tinha uma vantagem de 2:00 sobre os quatro perseguidores e 2:30 sobre o pelotão. A 21km da meta, no último sprint intermédio do dia, o irlandês conquistou a pontuação máxima. 2km depois, os ciclistas entraram na Zalobaante, com 4.9km a 6.4%. Os quatro perseguidores foram alcançados e Healy tinha a vitória praticamente garantida.

Grande solo de Ben Healy

A 18km da meta, Axel Laurance saiu do pelotão e conseguiu um pequeno espaço. Poucos metros depois, o francês foi alcançado. Alex Aranburu (Cofidis) também mexeu na corrida e foi seguido por Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – hansgrohe), mas João Almeida rapidamente fechou o espaço para o esloveno e o alemão. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) subiu no grupo e impôs um ritmo alto para que ataques não acontecessem. Marc Soler (UAE Team Emirates – XRG) também acabou por reentrar no pelotão e pôs-se ao serviço do português.

A cerca de 3km da meta, num muro de 700 metros a 6.4%, Axel Laurance atacou e tentava garantir o segundo lugar. Ben Healy manteve assim o seu ritmo e regressou assim às vitórias no World Tour na etapa 5 da Itzulia Basque Country. Laurance aguentou o forte ritmo do pelotão para ser segundo a 1:47. Simone Velasco foi mais forte ao sprint Alex Aranburu e Romain Grégoire (Groupama – FDJ) para fechar o pódio a 1:48.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 78º a 9:11.

João Almeida foi 19º a 1:48 e segue líder da classificação geral e dos pontos da Itzulia Basque Country. Bruno Armirail é o novo líder da montanha e Brieuc Rolland (Groupama – FDJ) segue o melhor jovem.

João Almeida segue o camisola amarela da Itzulia Basque Country
João Almeida segue o camisola amarela da Itzulia Basque Country

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock