Imperial Jonathan Milan triunfa na etapa 2 do Tirreno-Adriatico!
O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a segunda etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 192km entre Camaiore e Follonica, batendo ao sprint o neerlandês Maikel Zijlaard (Tudor Pro Cycling Team) e o francês Paul Penhoet (Groupama – FDJ). Milan confirmou o seu grande início de temporada o somou o seu quarto triunfo em 2025. O italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) chegou seguro no pelotão e segue o camisola azul.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tirreno-Adriatico começou com Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) a sair do pelotão e a formar a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e o italiano conseguiu uma vantagem de quase 5:00. A 80km do fim, no sprint intermédio do dia, Tarozzi conquistou a pontuação máxima. Jonathan Milan somou 2s de bonificação e Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) 1s. Poucos kms depois, Alessandro Tonelli e Davide Bais (Team Polti VisitMalta) atacaram e tentavam juntar-se à fuga do dia.
A 73km do fim, Bais e Tonelli fizeram a ponte para Tonelli. 10km depois, na contagem do dia, Bais foi o primeiro a passar no topo. A Lidl – Trek e a Team Visma | Lease a Bike assumiram o comando do pelotão e davam à fuga uma vantagem de cerca de 1:30. A 40km do fim, David Gaudu (Groupama – FDJ) ficou envolvido numa queda e foi obrigado a abandonar a corrida. 3km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão.
Sprint demolidor de Jonathan Milan
A 12km da meta, Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) ficou envolvido numa queda. 7km depois, o campeão neerlandês reentrou no pelotão, mas não ia ser fácil ficar bem posicionado para o sprint final. Nos últimos kms, o ritmo era elevado com vários equipas a tentarem lutar pela frente do pelotão. Alguns ciclistas nem comboios tinham e tentavam lutar pela melhor roda.
No km final, a Lidl – Trek assumiu o comando e tinham Jonathan Milan na posição certa. A luta pelo posicionamento continuava e vários sprinters tentavam agarrar a roda do italiano antes da curva final. Nos metros finais, Jonathan Milan lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a segunda etapa do Tirreno-Adriatico. Maikel Zijlaard aproveitou muito bem a roda do italiano para conseguir um excelente segundo lugar. Paul Penhoet foi mais forte que Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) para fechar o pódio. Simone Consonnni (Lidl – Trek) lançou Milan e ainda foi quinto.
Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 65º e Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) 115º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) foi 161º a 40s.
Filippo Ganna manteve a sua liderança da classificação geral do Tirreno-Adriatico. Davide Bais é o primeiro líder da classificação da montanha e Jonathan Milan é o novo líder dos pontos e da juventude.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tirreno-Adriatico