Etapa 1 da Volta ao Algarve anulada após final dramático!
Disputa-se hoje a primeira etapa da 51ª Volta ao Algarve, que acabou por ser anulada após um dramático final com cerca de 90% a ir para o lado errado do percurso na rotunda final. Alguns ciclistas ainda foram para o lado correto da estrada e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) foi o primeiro a cruzar a linha de meta. O italiano chegou a ser dado como vencedor, mas a organização decidiu anular a etapa por causa dos erros na sinalização do percurso. As camisolas da montanha e dos pontos ainda foram atribuídas por causa do prémio de montanha e da meta volante que a fuga disputou na etapa.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa da Volta ao Algarve começou com Gonçalo Oliveira (Anicolor – Tien21), Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), Victor Cesar De Paula (Feirense – Beeceler), Miguel Salgueiro e Francisco Campos (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Noah Campos (GI Group Holding – Simoldes – UDO), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os oito conseguiram uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão.
A 95km do fim, na contagem do dia em Nave, Nicolas Tivani foi o primeiro a passar no topo. As equipas dos sprinters comandavam o pelotão e a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 3:00. A 48km do fim, Miguel Salgueiro atacou e isolou-se na frente da corrida. 17km depois, o português somou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. A cerca de 24km do fim, tanto o grupo perseguidor como Miguel Salgueiro foram alcançados pelo pelotão.
Final dramático em Lagos
O pelotão manteve um ritmo alto e os ciclistas começavam a lutar pelo melhor posicionamento possível. Nos últimos kms, a corrida estava caótica com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. A cerca de 700 metros da meta, numa rotunda, cerca de 90% do pelotão foi pelo lado errado da estrada. Alguns ciclistas foram pelo lado correto e Filippo Ganna conseguiu um ligeiro espaço, acabando assim por ser o primeiro a cruzar a linha de meta. A vitória acabou por ser retirada ao italiano, pois a organização decidiu anular a etapa por causa dos erros no sprint final.
Ainda assim, foram atribuídos líderes nas classificações dos pontos e da montanha e o combativo do dia. Nicolas Tivani é o primeiro líder da montanha e Miguel Salgueiro dos pontos. Francisco Morais foi o combativo do dia.
Foto de Capa: Getty Images