Mauro Schmid surpreende com ataque a descer e conquista Cadel Evans Road Race!

O campeão suíço Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla) venceu a Cadel Evans Road Race, uma clássica de 184km com partida e chegada em Geelong, após surpreender os seus adversários com um ataque a descer a 7km da meta. Schmid regressou aos triunfos no World Tour mais de 4 anos depois. O neozelandês Aaron Gate (XDS Astana Team) surpreendeu ao conseguir ser segundo a 3s e o seu compatriota Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe) fechou o pódio.

Fuga de apenas um elemento e vários ataques na segunda metade da etapa

A Cadel Evans Road Race começou com Andrea Raccagni Noviero (Soudal Quick-Step) a sair do pelotão e a formar a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e deu ao italiano uma vantagem de cerca de 8:00. Noviero ficou mais de 100km isolado na frente da corrida, mas acabou por ser alcançado pelo pelotão a 70km do fim. 5km depois, Pieter Serry (Soudal Quick-Step) e Oliver Bleddyn (Seleção da Austrália) atacaram e conseguiram uma vantagem de 50s.

A 47km do fim, Serry e Bleddyn acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Connor Swift (Ineos Grenadiers), Chris Harper (Team Jayco-AlUla), Rudy Porter (Seleção da Austrália) e Max Walker (EF Education – EasyPost) atacaram e conseguiram uma vantagem de cerca de 30s. A Lidl – Trek comandava o pelotão e não deixava a margem do quarteto aumentar. Albert Philipsen, um dos favoritos a vencer no dia de hoje, era um dos ciclistas da equipa americana que impunha ritmo.

Corrida parte na última passagem na Challambra Crescent

A 30km do fim, Walker deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 4km depois, Harper atacou e conseguiu isolar-se. Porter e Swift ficaram a marcar-se e foram alcançados, poucos kms depois. A Israel – Premier Tech e a Movistar Team passaram para o comando do pelotão e não deixavam que Harper conseguiu uma vantagem muito grande.

A 11km da meta, os ciclistas entraram na última passagem na Challambra Crescent, com 1.1km a 8.4%. A Ineos Grenadiers aumentou de imediato o ritmo e fizeram com que Harper fosse alcançado. Na zona mais dura da subida, Javier Romo (Movistar Team) acelerou e foi seguido por Mauro Schmid, Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), Aaron Gate, Michael Woods (Israel – Premier Tech), Finn Fisher-Black e Laurence Pithie (Red Bull – Bora – hansgrohe), Andrea Bagioli (Lidl – Trek), Rémy Rochas e Lewis Askey (Groupama – FDJ) e Oscar Onley (Team Picnic PostNL).

Ataque no momento certo de Mauro Schmid

A 7km da meta, Mauro Schmid aproveitou a marcação na dianteira para atacar a descer e conseguiu um espaço importante. Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech) conseguiram fazer a ponte para o grupo perseguidor. Rochas e Woods assumiram o comando e tentavam fechar o espaço para Schmid. 3km depois, Askey acabou por rebentar e perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Isto fez com que Rochas deixasse de trabalhar e só Woods é que perseguia Schmid.

A cerca de 2km da meta, começaram a marcar-se no grupo perseguidor e a vantagem de Schmid começava a aumentar. Romo tentou saltar do grupo, mas sem sucesso. Poucos metros depois, Fisher-Black atacou e foi seguido por Strong, Bagioli e Onley. Pithie tinha grandes chances de terminar no pódio e acabou por fechar o espaço para os quatro.

Schmid manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a Cadel Evans Road Race. Gate impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser 2º a 3s. Pithie pagou caro o fechar de espaço que teve de fazer, mas com o esticar da bicicleta ainda conseguiu passar Romo para ser 3º. Strong não teve as melhores pernas para o sprint e foi apenas 6º.

O pódio da Cadel Evans Road Race com Aaron Gate, Mauro Schmid e Laurence Pithie
O pódio da Cadel Evans Road Race com Aaron Gate, Mauro Schmid e Laurence Pithie

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock