Javier Romo triunfa em Uraidla e é o novo líder do Tour Down Under! Afonso Eulálio foi 15º!

O espanhol Javier Romo (Movistar Team) venceu a terceira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 147.5km entre Norwood e Uraidla, após surpreender os seus adversários com um ataque a 5km da meta. Romo estreou-se a vencer como profissional e no World Tour e é assim o novo camisola laranja. O equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates XRG) foi o mais forte ao sprint do grupo para ser segundo a 5s. O neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) fechou o pódio. O português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) esteve ativo na etapa e terminou em 15º a 5s do vencedor.

Fuga consegue formar-se, após alguns ataques

A terceira etapa do Tour Down Under começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 6, Connor Swift (Ineos Grenadiers) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 3km depois, Fergus Browning (Seleção da Austrália) fez a ponte para o britânico. Poucos metros depois, Browning ainda conseguiu ser o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Por volta do km 16, Swift decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão.

Ao km 26, Geoffrey Bouchard (Decathlon AG2R La Mondiale) saiu do pelotão e conseguiu fazer a ponte para Browning. 13km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Browning somou a pontuação máxima. Simon Clarke (Israel – Premier Tech) tentou também juntar-se à fuga do dia, mas não teve sucesso. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e deu ao duo da frente uma vantagem de 3:00.

Corrida parte na primeira passagem na Knotts Hill e fuga acaba por ser alcançada

A 60km do fim, Stephen Williams (Israel – Premier Tech) ficou envolvido numa queda. O britânico ficou um pouco maltratado, mas conseguiu reentrar no pelotão. 16km depois, os ciclistas entraram na primeira passagem na Knotts Hill, com 2.7km a 8%. O pelotão impunha um forte ritmo e Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) rapidamente perdeu o contacto. Browning conseguiu ser o primeiro a passar no topo da subida.

A 35km do fim, Bouchard conquistou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Finn Fisher-Black ainda conquistou 1s de bonificação. 3km depois, Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek), Lewis Askey (Groupama – FDJ), Marc Soler (UAE Team Emirates XRG), Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Afonso Eulálio saltaram do pelotão, mas foram rapidamente alcançados. A 28km do fim, Browning tirou pé e esperou pelotão. Poucos kms depois, Bouchard foi também alcançado.

Corrida parte completamente na última subida do dia

A 16km da meta, Martin Lopez (XDS Astana Team) sofreu uma queda feia a descer, que o obrigou a abandonar a corrida. O ritmo da corrida estava caótico com várias equipas a lutar pelo melhor posicionamento possível para a última subida do dia. A 8km da meta, já na Knotts Hill, Jay Vine (UAE Team Emirates XRG) aumentou o ritmo e a corrida começava a partir. Poucos metros depois, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) atacou e Rémy Rochas (Groupama – FDJ) seguiu-o. Os dois conseguiram uma ligeira vantagem, mas Chris Harper (Liv AlUla Jayco) rapidamente fechou o espaço.

A 7km da meta, Afonso Eulálio atacou e conseguiu uma pequena vantagem. O português começava a mostrar-se na sua primeira corrida no World Tour, mas acabou por ser alcançado 700 metros depois. Logo a seguir, Luke Plapp (Liv AlUla Jayco) tentou isolar-se, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Rémy Rochas mexeu novamente na corrida, mas não teve sucesso. Ainda assim, o francês foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia.

Momento em que Afonso Eulálio mexeu na corrida na Knotts Hill (Foto: Sprint Cycling Agency)
O momento em que Afonso Eulálio mexeu na corrida na Knotts Hill

Ataque no momento certo de Javier Romo

A cerca de 5km da meta, numa ligeira descida, Javier Romo surpreender com um forte ataque e conseguiu um espaço importante. Não havia cooperação no grupo perseguidor e a vantagem do espanhol era cada vez maior. A 3.7km da meta, Chris Harper saltou do grupo perseguidor, mas não estava a conseguir fechar o espaço para Romo. 1.7km depois, Oscar Onley (Team Picnic PostNL) atacou. O britânico passou direto por Harper e tentava ainda chegar a Romo. Harper acabou por ser alcançado pelo grupo perseguidor.

A Lidl – Trek reagiu com Bauke Mollema e alcançou Onley a 1km da meta. Javier Romo manteve o seu ritmo e acabou por estrear-se assim a vencer como profissional na etapa 3 do Tour Down Under. Jhonatan Narvaez levou a melhor num apertado sprint frente a Finn Fisher-Black para ser segundo a 5s. Destaca-se o fantástico resultado do dinamarquês de 18 anos Albert Philipsen (Lidl – Trek) que conseguiu ser quarto a 5s. Mauro Schmid (Liv AlUla Jayco) perdeu 21s e William Lecerf (Soudal Quick-Step) e Stephen Williams 25s.

Afonso Eulálio mostrou bastante ativo durante a etapa. O português estava no grupo perseguidor, mas não se fez ao sprint final e acabou por ser 15º a 5s. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) teve um dia de trabalho no pelotão e foi 120º a 12:40.

Javier Romo é o novo líder da classificação geral do Tour Down Under. Sam Welsford segue líder dos pontos e Fergus Browning da montanha. Albert Philipsen é o novo líder da juventude e a Lidl – Trek lidera por equipas.

Javier Romo é o novo líder do Tour Down Under!
Javier Romo é o novo líder do Tour Down Under!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock